Radar do Comércio

Tecnologia e inovação: serviços para as empresas se manterem no cenário pós-pandemia

Mulher tocando em tablet; uma das ferramentas do mundo digital

Loja digital, “Tá fácil comprar”, visa impulsionar pequenos e médios negócios (Foto: Pixabay)

Fecomércio apresenta soluções inteligentes para auxiliar os empresários no mundo digital

“O empresário precisa se reinventar. Ele não vai voltar a abrir suas portas da mesma forma que ele fechou. O cenário é totalmente outro, e o cliente também”. A observação é do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, feita durante coletiva de imprensa, concedida na manhã de sexta-feira, 08, para apresentar soluções inteligentes que vão contribuir na retomada do comércio e preparar as empresas para esse novo mundo digital.

Com o objetivo de auxiliar organizações do comércio de bens, serviços e turismo e gestores a promover a mudança necessária para uma nova forma de gerir e realizar negócios com mais competitividade neste novo cenário, a Fecomércio lança o Fecomércio Bank, um marketplace e o Programa Gestão da Retomada. Todas as novidades contam com condições especiais para quem possui o Cartão do Empresário.

Banco Digital

De acordo com Maurício Filizola, o Fecomércio Bank vem sendo elaborado há oito meses. Tendo como parceiro a BPX, o banco digital da Federação do Comércio do Ceará vai atender tanto cliente pessoa física quanto empresas com um mix de produtos e serviços modernos e de alta complexidade tecnológica. “Estamos decididos a aumentar o volume de negócios através de nossa plataforma financeira, claro sem onerar nossos clientes”.

O Fecomércio Bank oferece serviços diversos, voltados para a diversão da família, compras online e tudo o mais que se possa imaginar, como recarga de celular, compras de passagens, créditos no Google Play, Netflix, Sportfy, entre outros produtos e serviços. “É fácil de abrir conta e de fácil navegação. Vamos ampliar soluções e favorecer todos os parceiros de negócios”, destacou.

Outro fator interessante e inovador é o Cashback. Com esse serviço, o cliente recebe uma parte do seu dinheiro de volta, caso seja um correntista. Para isso, o Fecomércio Bank possui parcerias com vários estabelecimentos e empresas, que vão garantir ganho financeiro real.

Com o cartão do Fecomércio Bank, os empresários conseguem aproveitar benefícios exclusivos, comprar produtos, consumir em estabelecimentos credenciados, fazer compras internacionais na função crédito pré-pago e muito mais.

Também está disponível a máquina POS, uma opção para economizar nas taxas de adquirência e bancárias, além de facilitar o recebimento e aumentar os pontos venda de produtos em seus parceiros credenciados. “O aprendizado nesse momento é de valorização do que é nosso e essa ferramenta é nossa para todos os empresários cearenses”, pontuou.

LEIA TAMBÉM | Senac oferece desconto em cursos que estão em alta no mercado de trabalho

Tá fácil comprar

A ferramenta de marketing place, “Tá fácil comprar” da Fecomércio é uma loja virtual, onde o empresário cadastra e vende seus produtos e serviços. “Essa loja virtual vai favorecer todos os tipos de empresários, mas principalmente os pequenos e médios, trazendo benefícios para empresas e lojistas do comércio de bens, serviços e turismo. Todos são contemplados”, reforçou Maurício Filizola.

A ferramenta pode ser acessada via site ou aplicativo. Nela, empresas de diversos segmentos podem se hospedar, vendendo seus produtos ou serviços, mostrando diferenciais e fazendo ofertas. Os consumidores vão acessar, escolher o segmento que interessa, ver as lojas, escolherem e fazerem suas compras, tudo on-line. De acordo com Filizola, a plataforma contará com ampla divulgação, atraindo consumidores e as empresas ficarão responsáveis por toda a logística da venda, como pagamento, entrega, entre outros.

Gestão da Retomada

Por último, Filizola anunciou a criação do Programa Gestão da Retomada, criado, desenvolvido e que será executado pelo Senac Ceará em parceria com o Centro de Inovação IXL Center (IXL). O objetivo é abordar as mudanças organizacionais necessárias para este novo momento, utilizando uma abordagem denominada “learn by doing”.

Ou seja, através de insights de empresários, especialistas e consultores, o gestor participante será conduzido a ajustar seu negócio de forma rápida e efetiva, com toda a mentoria do Senac Ceará. “Este programa é subsidiado para as empresas que fazem parte da Federação do Comércio com o objetivo de auxiliar na retomada pós pandemia”, esclareceu o presidente da Fecomércio.

O Programa conta com um formato dinâmico, acompanhado de mentores especializados e com o suporte de uma plataforma interativa e totalmente on-line.

Ele será dividido em dois módulos, o primeiro sobre gestão para retomada com sete ciclos: Estratégia, Mercado, Marketing e Vendas, Operação, Financeiro, Cenários e Avaliação. O segundo módulo, transformação para a retomada, conta com a parceria do Centro de Inovação IXL Center (IXL), que irá aportar suas metodologias, conteúdos e ferramentas proprietárias, além dos seus consultores, para a entrega de três ciclos: Como liderar na crise; Transformação na prática; e Métodos e ferramentas de transformação.

Nos módulos também estão inclusos uma série de webinars com convidados, empresários e gestores de sucesso, que irão compartilhar suas experiências. Dentre eles, os empresários Severino Ramalho Neto, gestor dos Mercadinhos São Luís; Luís Cézar Gomes (Deda), Gestor do Moleskine Gastrobar; e Eduardo Freire, da Framework.

Segundo Filizola, ainda será definida uma data para que todas essas soluções comecem a operar. “Criamos essas ferramentas em sintonia com as demandas do mercado para atender os clientes no mundo digital, e assim podermos ter realmente uma retomada segura e assertiva para que nosso comércio possa fazer a diferença”, finalizou.

Recomendado para você