Banner da campanha de conscientização da violência contra a pessoa idosa

Os convidados abrem a programação debatendo sobre violência contra o idoso durante a pandemia, às 16h no canal Sesc São Paulo no Youtube. Sesc Ceará realiza ações durante o mês de junho (Imagem: divulgação)

Nesta segunda (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Alexandre Kalache, Alexandre Silva e Conceição Evaristo participam de bate-papo online

Enquanto todos buscam se proteger da ameaça da Covid-19, a preocupação com os idosos é ainda maior. O grupo está entre os mais vulneráveis ao coronavírus e, por isso, precisa estar de forma efetiva em isolamento social, de modo a minimizar os riscos de contágio. No entanto, é estando em seus lares que muitos deles estão sendo vítimas de violência. De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), nos cinco primeiros meses de 2020, houve um aumento de 32,5% no número de denúncias em relação ao mesmo período do ano passado. Para alguns especialistas, esse crescimento significativo pode estar relacionado ao isolamento social, uma vez que parte considerável dos casos acontece dentro de casa.

LEIA MAIS | E-books detalham retomada econômica e protocolos para empresas

Como forma de alertar a população para esse problema e propor uma reflexão sobre o tema, o Sesc dá início nessa segunda-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a uma campanha nacional de mobilização a partir de uma série de ações que acontecerão virtualmente de 15 a 21 de junho, com o tema “Onde mora a violência?”. No primeiro dia, às 16h, será realizado um bate-papo online com participação de Alexandre Kalache, idoso, presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil (CILB), membro do Conselho Consultivo das Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da OMS; Alexandre Silva, doutor em Saúde Pública (USP), Professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ); Conceição Evaristo, idosa, escritora brasileira, doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.

Com transmissão pelo canal Sesc São Paulo no Youtube, a live vai discutir, dentre outros temas, o processo de envelhecimento, o papel da sociedade em relação à valorização, ao respeito e à garantia de direitos da pessoa idosa e qual o nosso papel no enfrentamento à violência dos longevos neste período de pandemia. Além disso, durante todo o período da campanha, serão divulgados nas redes sociais do Sesc e em aplicativos de mensagem, como o Whatsapp, conteúdos de comunicação como forma de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência sofridas pelos idosos.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. A data tem como principal objetivo criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra essas pessoas, a partir da apresentação, do debate e do fortalecimento das diversas maneiras de prevenção, como forma de garantir o envelhecimento digno, saudável e tranquilo da população.

Veja a programação completa de ações no ceará em sesc-ce.com.br