Na foto, há um homem com uma camisa social azul com as mangas dobradas no cotovelo. Ele segura um lápis e faz anotações em um caderno com folhas brancas, em cima de uma mesa marrom. Não vemos o seu rosto. Ele está sentado em uma cadeira branca em frente à uma parede laranja.

Conhecer bem a empresa e ter um bom plano são alguns dos passos essenciais para os gestores na retomada da economia (Foto: Pixabay)

Os empresários estavam ansiosos para retomar suas atividades e ter a chance de reaver os prejuízos acumulados com o tempo em que os negócios tiveram de ficar parados. No entanto, o cenário de recessão exige muita estratégia para superar as perdas e ainda conseguir atuar respeitando os limites impostos pela pandemia.  Para isso, será preciso ter um bom plano para seguir e aptidão para identificar falhas e oportunidades nesse processo.

Diante desse desafio, convidamos o Gerente de Negócios Estratégicos do Sesc-Senac no Cariri, Isaac Coimbra, para dar algumas dicas essenciais para os negócios neste período. Confira a seguir quatro conselhos para as empresas na retomada da economia:

1. Tenha seu plano para a retomada da economia

É importante que o empreendedor conheça bem seu negócio e seja capaz de avaliar quais são os pontos imprescindíveis para manter operando. Um plano bem desenhado pode ajudar na gestão para vencer no presente e ajuda a preparar o negócio para o futuro.

2. Marque presença no digital

O grande legado que essa pandemia irá nos deixar é a aceleração da cultura digital. Use a tecnologia a favor seu do negócio. As pessoas estão mais dispostas a testar novas soluções e o cenário abre espaço para novos modelos de negócios digitais. Prepare sua equipe, aproveite!

3. Mantenha sua equipe motivada

São os colaboradores da empresa que irão contribuir para tirar o negócio dos momentos difíceis e transformar planos e ideias em ações práticas de permanência e crescimento no mercado. Busque integração, comunicação assertiva e aprimoramento através de reuniões, treinamentos e cursos de atualização. O foco é oferecer um ótimo atendimento, de forma ágil, resolver os problemas dos clientes com soluções inteligentes e fidelizar seu público.

4. Mantenha o controle rígido de higiene e biossegurança

É importante que sua empresa tenha os protocolos atualizados, de acordo com as exigências e diretrizes sanitárias e de saúde pública, regionais e nacionais. Esta ação é necessária para prevenir e reduzir a transmissão do vírus na garantia da segurança nos ambientes de trabalho.

Para ajudar gestores nesse período, o Senac Ceará lançou um programa para auxiliar as empresas a se adequarem à nova realidade. O Gestão da Retomada foi desenvolvido em parceria com a IXL Center, consultoria global de inovação de Cambridge, e tem foco em preparar gestores, apoiando as decisões de negócios. Conheça mais sobre o programa no link.