Radar do Comércio

Quatro conselhos para as empresas na retomada da economia

Na foto, há um homem com uma camisa social azul com as mangas dobradas no cotovelo. Ele segura um lápis e faz anotações em um caderno com folhas brancas, em cima de uma mesa marrom. Não vemos o seu rosto. Ele está sentado em uma cadeira branca em frente à uma parede laranja.

Conhecer bem a empresa e ter um bom plano são alguns dos passos essenciais para os gestores na retomada da economia (Foto: Pixabay)

Os empresários estavam ansiosos para retomar suas atividades e ter a chance de reaver os prejuízos acumulados com o tempo em que os negócios tiveram de ficar parados. No entanto, o cenário de recessão exige muita estratégia para superar as perdas e ainda conseguir atuar respeitando os limites impostos pela pandemia.  Para isso, será preciso ter um bom plano para seguir e aptidão para identificar falhas e oportunidades nesse processo.

Diante desse desafio, convidamos o Gerente de Negócios Estratégicos do Sesc-Senac no Cariri, Isaac Coimbra, para dar algumas dicas essenciais para os negócios neste período. Confira a seguir quatro conselhos para as empresas na retomada da economia:

1. Tenha seu plano para a retomada da economia

É importante que o empreendedor conheça bem seu negócio e seja capaz de avaliar quais são os pontos imprescindíveis para manter operando. Um plano bem desenhado pode ajudar na gestão para vencer no presente e ajuda a preparar o negócio para o futuro.

2. Marque presença no digital

O grande legado que essa pandemia irá nos deixar é a aceleração da cultura digital. Use a tecnologia a favor seu do negócio. As pessoas estão mais dispostas a testar novas soluções e o cenário abre espaço para novos modelos de negócios digitais. Prepare sua equipe, aproveite!

3. Mantenha sua equipe motivada

São os colaboradores da empresa que irão contribuir para tirar o negócio dos momentos difíceis e transformar planos e ideias em ações práticas de permanência e crescimento no mercado. Busque integração, comunicação assertiva e aprimoramento através de reuniões, treinamentos e cursos de atualização. O foco é oferecer um ótimo atendimento, de forma ágil, resolver os problemas dos clientes com soluções inteligentes e fidelizar seu público.

4. Mantenha o controle rígido de higiene e biossegurança

É importante que sua empresa tenha os protocolos atualizados, de acordo com as exigências e diretrizes sanitárias e de saúde pública, regionais e nacionais. Esta ação é necessária para prevenir e reduzir a transmissão do vírus na garantia da segurança nos ambientes de trabalho.

Para ajudar gestores nesse período, o Senac Ceará lançou um programa para auxiliar as empresas a se adequarem à nova realidade. O Gestão da Retomada foi desenvolvido em parceria com a IXL Center, consultoria global de inovação de Cambridge, e tem foco em preparar gestores, apoiando as decisões de negócios. Conheça mais sobre o programa no link.

 

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 5 =