Mãozinhas de criança apertando bisnaga azul de tinta; confira programação infantil gratuita

A programação infantil gratuita do Brincando nas Férias inclui atividades lúdicas, oficinas, esportes e brincadeiras, tudo online e gratuito (Foto: Unsplash)

De 27 a 31 de julho, o Brincando nas Férias terá seis horas de programação diária com shows, oficinas e brincadeiras guiadas por profissionais do Sesc

Não são só os adultos que sentem o quanto a vida está mudada. A rotina das crianças também está bem diferente, e o mês de julho, que costumava ser sinônimo de diversão, perdeu muitos dos seus atrativos. Mas, se depender do Sesc, os pequenos terão muito com o que se animar na última semana do mês. O projeto Brincando nas Férias, realizado desde 2015 em formato de colônia de férias, ganhará uma edição inteiramente online com acesso liberado pelas redes sociais e plataformas virtuais.

As atividades acontecerão de 27 a 31 de julho, entre 10h e 17h, e incluem momentos como oficinas lúdicas, esportivas e educativas. As recreações acontecem tanto ao vivo nas oficinas, shows, aulas e contação de histórias, quanto por meio de vídeos gravados com o passo-a-passo dos desafios. Para as lives no Instagram, basta entrar no horário da atividade, para as demais é preciso fazer a inscrição online.

As equipes de Lazer, Saúde, Cultura e Assistência do Sesc Fortaleza se juntam para oferecer cinco horas diárias de programação, que terá mais de trinta atividades para gastar muita energia, exercitar a imaginação e despertar novas habilidades. Já a equipe do Sesc Crato traz o universo do circo para encantar as crianças.

Brincadeiras na programação infantil gratuita

Na segunda-feira (27), às 9h, a abertura do Brincando nas Férias mostra o show de mágica “O Coelho e a Cartola”, logo em seguida, uma gincana ao vivo desafia os participantes. Nas atividades manuais, acontecem uma oficina de brinquedos recicláveis e de varal de letrinhas. Às 17h, pelo Instagram @biaebrunocrato, os mini-chefs vão aprender a fazer e decorar seus próprios cupcakes. Os inscritos também recebem vídeo com instruções para o Desafio da Embaixadinha.

Terça pela manhã, o convite é para recreação ao vivo e aula de capoeira, à tarde tem jogo de Twist, e narração das “Histórias que a Vovó contava” com a equipe de Cultura do Sesc. Quem quiser aprender a construir um bilboquê, jogo popular que faz parte do universo infantil em diversos países pode entrar na live às 17h, com o professor Samuel Milfont @samuelmilfont

A técnica japonesa do origami é ensinada na quarta-feira, assim como o famoso slime, a massa gelatinosa que fez sucesso nos tutoriais da internet. O momento de treinar de equilíbrio e flexibilidade é na oficina de atividades circenses que ensina movimentos simples de malabares e acrobacias. Quem ensina é o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, mestre em Educação Física e pesquisador de atividades circenses, Jayme Félix Jr. Às 17h pelo Instagram @jaymefelixjr

LEIA MAIS | Agenda cultural: teatro sem sair de casa

Para aprender a fazer tintas ecológicas com materiais que todo mundo tem em casa, as crianças podem participar de oficina às 10h da manhã e às 15h. Já quem quer descobrir como fazer seu próprio sorvete, não pode perder a oficina às 14h. A live da quinta-feira vai estimular a criatividade com pintura de rosto, conduzida pelas professoras do Sesc, Ione Senna e Kaíza Furtado, a brincadeira é usar a maquiagem para colorir o rosto como um artista de circo.

No último dia de Brincando nas Férias, muito fôlego para oficina de malabares, de Karatê, atividades lúdicas e ainda uma oficina de pizza. Ao vivo às 16h, o Grupo Zip Zap se apresenta com Música Brasileira para as crianças e o Mágico Goldini estrela o Show de mágica interativo “Sonhos”@goldini_sonhos.

Para ver a programação completa e realizar inscrição, acesse o site do Sesc: https://bit.ly/2BtvVWu.