Mulher mostra vestido a outra; cena da campanha Compre do Ceará

Os vídeos da campanha Compre do Ceará contam com a participação dos atores e humoristas Carri Costa, Adamastor Pitaco, Alex Nogueira e Solange Teixeira (Foto: Reprodução)

A campanha Compre do Ceará aposta na linguagem e nos costumes do povo cearense para promover o desenvolvimento da economia no estado

O jeito cearense de ser e comprar, com destaque para o nosso velho e conhecido bom humor, estão na essência da campanha Compre do Ceará. Lançada em conjunto por entidades representantes do setor produtivo no estado ( Sistema Fecomércio, Fiec, Sebrae, FAEC e Fetrans), a campanha incentiva o consumo de produtos e empresas cearenses como forma de ajudar o estado na retomada da economia. 

O carro-chefe do Compre do Ceará são cinco vídeos com a participação dos atores e humoristas Carri Costa, Adamastor Pitaco, Alex Nogueira e Solange Teixeira, que estão sendo veiculados nos canais de comunicação das instituições e nas principais emissoras de TV, além de irem para as rádios em formato de spots. A cada episódio, os personagens interpretados por esses artistas contam causos e mostram, com descontração e leveza, as relações de consumo específicas do Ceará.

A Coordenadora Geral de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Ceará, Raquel Barros, falou sobre a campanha ao programa Mundo Fecomércio. Ela conta que a ideia partiu da necessidade de envolver o público para que ele entenda que também é responsável pelo crescimento econômico do estado. “O consumidor não entende que ele é parte do desenvolvimento. Por isso a gente criou uma campanha simpática, alegre, que envolva ele por aquilo que toca o coração”, explica.

Para isso, a aposta foi partir do que é mais querido na identidade dos cearenses: “a gente pensou numa campanha que atingisse as pessoas com aquilo que a gente tem tanto dentro da gente, que é o pertencimento a este estado, aos nossos costumes, à nossa linguagem, ao nosso comportamento de compra”, revela Raquel. “Porque a gente só vai retomar se a gente se unir, a gente só vai voltar a crescer se a gente tiver esse apelo para que todos nós nos sintamos responsáveis”, completa.

LEIA MAIS | Inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos no Sesc

Além dos vídeos de humor, a campanha conta com um material diverso que inclui peças publicitárias em diferentes formatos, campanha nas redes sociais e vídeos de apoio de artistas, esportistas, influenciadores, jornalistas e outras personalidades. No site Compre do Ceará, estão também histórias sobre a trajetória de grandes, médios, micro e pequenos empreendedores, material para empresas que quiserem aderir à campanha e um dicionário de expressões divertidas do “cearensês”.