Mariana Ximenes de perfil

Além de Mariana Ximenes, o Dramaturgia Encena terá apresentações de Gero Camilo, Paula Yemanjá e Altemar D’ Monteiro (Foto: Divulgação)

A atriz interpretará o texto “Profissões para Mulheres”, de Virgínia Woolf, nesta quinta (20), no canal do Sesc Ceará no Youtube, na abertura do projeto Dramaturgia Encena

Nesta quinta-feira (20), às 20h, a atriz Mariana Ximenes fará uma performance com transmissão ao vivo pelo canal do Sesc Ceará no Youtube. A atriz apresentará a performance  “Profissões para Mulheres”, inspirada no texto homônimo de Virgínia Woolf, publicado na obra “A Morte da Mariposa”, de 1942.

O ensaio feminista de Woolf questiona os papéis de gênero e foi apresentado pela autora

para a Sociedade Nacional de Auxílio às Mulheres, na Inglaterra, em 1931. Mariana Ximenes, que tem mais de 25 anos de carreira, encenou o texto na Bienal do Livro de São Paulo em agosto do ano passado, mostrando nos palcos sua pesquisa sobre a vida da escritora.

LEIA MAIS | Com foco no humor, campanha busca valorizar economia cearense

A apresentação marca a abertura do Dramaturgia Encena, projeto do Sesc Ceará de fomento ao teatro, com artistas da cena local e nacional. O evento acontece até o dia 28 de agosto, dentro da programação Tudo em Casa Fecomércio. O projeto terá transmissões ao vivo de performances dramáticas, oficinas, intercâmbios, diálogos e workshop, sempre pelo canal do Sesc Ceará no Youtube.  Além de Mariana Ximenes, o Dramaturgia Encena traz como convidados a atriz Paula Yemanjá e os o atores Gero Camilo e Altemar D’ Monteiro.

“Queremos criar soluções inovadoras e viáveis para a produção teatral e divulgar o trabalho de profissionais da cultura que interagem ao vivo com o público”, afirma Cleudivan Noronha, supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza. A ação também vai arrecadar doações para o Programa Mesa Brasil Sesc. Todas os espetáculos serão acessíveis para pessoas surdas, com tradução simultânea em Libras.

Outros espetáculos

Na sexta-feira (21), às 20h, a peça “Um São Sebastião Flechado” será protagonizada por Paula Yemanjá, produtora, atriz, autora e contadora de histórias. Partindo do conto “Mártir em Casa e na Rua” de Nelson Rodrigues, a artista cearense une Música, Teatro e Literatura para apresentar a história de Durval, um personagem que se divide entre a esposa e a amante. Ao final, Yemanjá conversa sobre as obras de Nelson Rodrigues e o processo de criação do trabalho.

O ator cearense Gero Camilo, amplamente conhecido por trabalhos no cinema, TV e teatro, participa do Dramaturgia Encena no dia 27 de agosto às 20h. Ele fará a adaptação do espetáculo solo “A Casa Amarela” que estreou em São Paulo no ano 2011. O roteiro conta a vida e o sonho do pintor Vincent Van Gogh de construir uma comunidade de artistas no Sul da França e sua relação intensa com o pintor Paul Gauguin nesse período.

O encerramento do Dramaturgia Encena Sesc de agosto acontece no último sábado do mês (28/8), às 20h, quando Altemar D’ Monteiro apresenta ao vivo o espetáculo “Eu não te amo, Paulo” no canal Sesc Ceará no Youtube.