Prato de Bruschetta, tradicional da cozinha italiana

Em oito encontros online, o chef vai ensinar desde pratos mais populares da cozinha italiana até alguns menos conhecidos (Foto: Unsplash)

O Chef Matheus Vieira vai ensinar receitas de aperitivos, pratos principais e sobremesas tradicionais da culinária italiana em oito encontros online

Comfort food nada mais é do que aquela comida que provoca prazer e sensações como aconchego e pertencimento, despertadas geralmente por memórias afetivas. Não à toa, em tempos de isolamento, por exemplo, a panificação invadiu as cozinhas domésticas. Mais que uma necessidade prática, o ato de cozinhar é uma paixão para muitas pessoas. E esse contato mais consciente com os alimentos aumentou com a quarentena, quando muita gente aproveitou o tempo em casa para se aventurar no preparo de receitas novas.

A internet tem sido uma forte aliada nesse movimento. Através dela, são compartilhadas milhares de receitas e dicas que ajudam novos e antigos cozinheiros. Sabendo disso, o Senac Ceará lançou uma série de workshops e cursos remotos em que instrutores ensinam o preparo dos pratos ao vivo, e os alunos podem acompanhar em casa e até fazer também as receitas, acompanhando o instrutor.

LEIA MAIS | Com foco no humor, campanha busca valorizar economia cearense

Nesse formato, acontecerá o curso Cozinhar em Casa: Cozinha Italiana, com o chef e instrutor do Senac/CE Matheus Vieira. Em oito aulas, os alunos vão aprender a preparar entradas, pratos principais e sobremesas de uma das culturas gastronômicas mais apreciadas do mundo. Nas aulas, a turma vai acompanhar o instrutor preparando os pratos em tempo real e também poderá fazer a receita em sua casa, com as listas de ingredientes sendo disponibilizadas antecipadamente. Os interessados podem encontrar mais informações e fazer a inscrição no site do Senac.

Entre os pratos que estão na programação do curso, estão alguns clássicos, como bruschetta, salada caprese, nhoque, polenta cremosa e tiramisù, e também pratos não tão conhecidos, como é o caso de zabaglione, sardela e budino. Além de acompanhar o chef fazendo as receitas, os alunos receberão uma apostila com todos os detalhes sobre cada preparo. Nos encontros, serão abordados ainda os procedimentos corretos de higienização e armazenagem, propostas de empratamento e dicas de conservação dos alimentos.