Homem deitado em palco; programação de cultura do sesc

Na programação, o pesquisador, bailarino e coreógrafo Alexandre Americo apresenta o trabalho Myoclonus (Foto: Brunno Martins)

Sâmia Bittencourt, Alexandre Americo e outros conceituados atores, coreógrafos e dramaturgos participam do Dramaturgia Encena do Sesc

A próxima edição do Dramaturgia Encena já tem data para acontecer. Nos dias 01, 03 e 04 de dezembro, o público vai poder conferir duas performances dramáticas com artistas do Ceará e Rio Grande do Norte, além de um encontro virtual que visa dialogar e criar um ambiente de reflexão e debates como forma de fortalecer o teatro cearense. Realizado pelo Sesc Fortaleza, a iniciativa acontece de forma totalmente virtual, através do Youtube do Sesc Ceará, e tem como proposta reunir e disseminar obras multiplicadoras da dramaturgia teatral, valorizando artistas locais e nacionais. Todos os espetáculos são acessíveis para pessoas surdas com tradução simultânea em Libras. 

LEIA MAIS | Black Friday: últimos dias para aproveitar descontos em cursos

Dentre as atrações da programação de Dezembro, destaque para o espetáculo “Um Tiquinho de nada”, da cearense Sâmia Bittencourt, que retrata a vida de artistas que fazem da rua, das praças e dos espaços públicos o palco para seu meio de vida. A apresentação acontece no dia 01/12, às 20h, através do Youtube do Sesc Ceará. Em seguida, às 21h, a artista participa de um bate-papo com mediação da técnica de cultura do Sesc Fortaleza, Wilquelina Ponciano.

Já o pesquisador, bailarino e coreógrafo Alexandre Americo apresenta no dia 03/12, às 20h, o trabalho “Myoclonus”. O espetáculo consiste em uma intensa investigação sobre a maneira de mover, ser e existir no mundo a partir de um traço que é naturalmente tido como entrave para a dança, a Epilepsia Mioclônica Juvenil, distúrbio que acomete o próprio artista, que é Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O bate-papo após o espetáculo, às 21h, vai contar com a mediação de Cleudivan Noronha, supervisor de cultura do Sesc Fortaleza.

Para finalizar, o diálogo virtual sobre a dramaturgia cearense acontece no dia 04/12, às 20h, com a participação de Fernando Lira, doutor em artes cênicas pela UFBA; Altemar Di Monteiro, que é ator, dramaturgo e encenador; Barbara Leite Matias, atriz, performer e professora de teatro; e Maria Vitoria, atriz, bonequeira, diretora e dramaturga. Mediação: Vanessia Gomes, analista de cultura do Sesc Fortaleza.