Rapaz  fazendo prova de preparação para o Enem

Cuidar do que precisa ser levado no dia da prova do Enem e manter uma alimentação saudável para evitar transtornos são algumas das dicas (Foto: Unsplash)

Um bom resultado não depende apenas de conhecer o conteúdo. Fatores como equilíbrio emocional e habilidade para gerir bem o tempo podem influenciar

Após um ano atípico com aulas remotas e mudanças nos métodos de ensino, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 se aproxima e vai exigir ainda mais atenção dos participantes devido aos protocolos de segurança para prevenção da covid-19. As provas serão aplicadas dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, na versão digital.

Para essa reta final, vale lembrar algumas orientações fundamentais que podem fazer toda a diferença no dia da prova. De acordo com Kella Xavier, mestre em História Social da Relações Políticas, professora especialista de História/Filosofia e supervisora da sala de ciências nas Escolas Educar Sesc I e II, uma das principais dicas para os candidatos é manter a calma, já que um dos grandes problemas é a ansiedade. “A gente estuda bastante, mas na hora da prova dá aquele famoso branco. Então, para isso não acontecer, você tem que focar, tentar ficar tranquilo e confiar naquilo que estudou para seguir adiante na realização dos seus sonhos”, afirma.

LEIA MAIS | Procura por atividades físicas aumenta no início do ano

Além do equilíbrio emocional, a professora também destaca a importância de ficar atento à documentação correta, não esquecer da caneta transparente preta, levar água e um alimento leve como frutas, evitando gorduras como chocolate, por exemplo, para não correr o risco de passar mal. Falando em alimentação, o dia anterior à prova também é decisivo, por isso, Kella indica que os participantes mantenham uma alimentação saudável também antes da aplicação.

Meme dos atrasados

Uma das notícias mais comuns na época do Enem são as histórias de candidatos que não conseguiram chegar a tempo para realizar a prova. A forma mais segura, segundo Kella, é sair com antecedência de casa, estando preparado para qualquer imprevisto no caminho e evitando, assim, sair no meme dos atrasados do Enem. Para ajudar a conter os atrasos, esse ano os participantes terão até 1 hora e 30 minutos para entrar no local de prova, pois os portões serão abertos meia hora mais cedo, às 11h30min, horário de Brasília.

Protocolos de segurança

Entre as medidas obrigatórias este ano está o uso de máscara e o distanciamento social de todos os participantes, já os locais de prova devem disponibilizar álcool em gel. O não cumprimento das regras pode levar à eliminação dos candidatos. Com isso, outra dica que a professora Kella sugere é que as pessoas levem duas máscaras para trocar depois de duas horas de prova e também que evitem aglomerações na entrada das instituições em que vão realizar o exame.

Possíveis temáticas

Para quem vai fazer prova de ciências humanas no primeiro dia, Kella sugere ficar muito atento aos temas da atualidade. “Em 2020 tivemos algumas questões que foram bastante discutidas como o racismo, principalmente por conta do movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos. Também vale a pena dar uma lida sobre o que é democracia, processo democrático, e a questão das Fakes News, que pode cair tanto em Linguagens e Códigos como na parte de humanas, sociologia, filosofia, história e geografia”, aponta.

Otimizar o tempo

Durante a prova, a dica é “acredite no seu estudo e no seu esforço durante todo o ano”.  Assim, o candidato fica mais confiante na realização das questões. “No início, foque nas questões e disciplinas que você tem mais afinidade, porque já vai fazendo a sua prova de maneira mais rápida. Se não souber uma questão, então pula, não demora muito, no máximo cinco minutos em cada questão. Percebeu que não está dando certo, vai para outra que você sabe e no final volta para aquelas que você estava com mais dúvidas. É importante organizar o tempo, principalmente no primeiro dia que tem a prova de redação”, destaca Kella.

Dica extra

Para tentar amenizar a ansiedade e o nervosismo, recomenda-se que os participantes descansem antes da prova, durmam cedo e façam algum tipo de meditação ou oração que acalmem o psicológico. No mais, é confiar em você e acreditar que é capaz! Boa prova!

Tagged in:

, , ,