Radar do Comércio

Aprenda a forma correta de manipular os alimentos

Mãos de mulher lavando laranja; forma correta de manipular alimentos é essencial

A manipulação dos alimentos envolve etapas como a higienização e a armazenagem desses itens (Foto: Pexels)

Tanto para os estabelecimentos que trabalham com comida quanto para quem cozinha em casa, saber a forma ideal de manipular os alimentos é essencial

Muito se fala sobre alimentação saudável, mas a saúde em questão não está restrita à escolha do que vai ser consumido. Mesmo os alimentos com maior valor nutricional podem se tornar venenos se não forem corretamente tratados e guardados. Além disso, cometer erros nesses processos contribui para o desperdício, inviabilizando itens que poderiam ter ido para o prato de alguém.

LEIA MAIS | Veja dicas para se dar bem no Enem

Embora a manipulação de alimentos seja um assunto mais comum entre os profissionais da gastronomia, que precisam ter ainda mais atenção por lidarem com quantidades maiores de comida e também para estarem em dias com a vigilância sanitária, algumas dicas também são muito úteis em casa.

Veja as recomendações da engenheira de alimentos Deborah Mendes, consultora e instrutora do Senac Ceará:

  1. Lavar sempre as mãos antes de manusear alimentos: por serem uma parte do corpo quem contato com muitas superfícies diferentes o tempo todo, as mãos podem acumular bactérias e outros microrganismos capazes de contaminar os alimentos. Por isso, é importante que estejam bem limpas antes de entrarem em contato com os alimentos;
  2. Higienizar frutas e verduras: esses itens, normalmente, passam por um longo caminho até chegarem às nossas mesas e muitas vezes são consumidos crus, então é importante que sejam higienizados em uma solução clorada antes de serem preparados. Essa solução poderá ser feita com água sanitária que tenha indicação para esse fim, facilmente encontrada em supermercados.
  3. Descongelar os produtos de forma correta: apesar de ser uma prática bastante comum, descongelar os alimentos deixando-os naturalmente fora da geladeira pode permitir a proliferação de bactérias. A melhor forma é tirar os itens do freezer com antecedência e deixá-los  descongelando dentro da geladeira. Se não puder esperar, os alimentos podem ser descongelados no micro-ondas ou direto no fogão.
  4. Atenção às datas: é importante observar não apenas a data de validade dos produtos industrializados, mas também por quanto tempo ele pode ser consumido depois de aberto;
  5. Limpeza e organização: os locais de preparo e armazenamento dos alimentos precisam estar sempre limpos e organizados para evitar contaminações.

Com essas dicas simples, é possível tornar a cozinha muito mais segura. Mas para aqueles que querem saber tudo sobre o assunto ou ainda trabalhar na área, a dica é o curso Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, que está com inscrições abertas no Senac. Para saber mais informações sobre esse e outros cursos da instituição, visite o site do Senac.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *