Radar do Comércio

Nova plataforma reúne vídeos de cultura, gastronomia, negócios e outros assuntos

Homem e mulher sentados com controle na mão, em referência à Fecoplay

A seleção dos vídeos da Fecoplay foi realizada a partir de uma curadoria que fez um ranking não só dos mais vistos em 2020, mas também do material que chama mais o interesse do público (Foto: Pexels)

Lançada pelo Sistema Fecomércio, a Fecoplay organiza conteúdos criados pelo Sesc, Senac e Feomércio em diversas playlists

O consumo de vídeos online está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja por diversão ou trabalho, em decorrência da aceleração da transformação digital vivida em 2020. E essa força do streaming pode ser observada nos números. Segundo uma pesquisa da Kantar Ibope Media, em 2020, houve um aumento de 73% no consumo de vídeos pagos ou gratuitos pelos usuários de internet no Brasil.

Seguindo uma tendência mundial, o Sistema Fecomércio lança em janeiro sua plataforma de streaming gratuita, a Fecoplay, com conteúdos exclusivos e originais, produzidos pela instituição a partir das ações e atividades desenvolvidas pelos profissionais do Sesc, Senac, Fecomércio e IPDC.

LEIA MAIS | Gastronomia: Mayú concorre em duas categorias em prêmio cearense

De acordo com Raquel Barros, Coordenadora Geral de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Ceará, o objetivo da plataforma é dar maior visibilidade aos projetos realizados pela instituição. “Nós produzimos vídeos superinteressantes ao longo de 2020, estando presente na vida das pessoas em um dos momentos mais difíceis, com as unidades fechadas e cada um na sua casa. Agora, tanto esse material quanto os futuros lançamentos, estarão disponíveis de forma mais acessível e organizada em uma plataforma com conteúdos produzidos com a nossa cearensidade, mostrando coisas da nossa terra, da nossa gente”, afirma.

Raquel pontua que a produção de vídeos se tornou um elo fundamental para a instituição continuar fazendo parte da vida das pessoas. Esse esforço gerou um grande acervo, que valoriza a riqueza da diversidade cultural do Ceará, orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo, proporciona lazer e qualidade de vida, como também ajuda quem quer se destacar no mercado ou montar o próprio negócio.

Um dos destaques é a gastronomia local, apresentada, por exemplo, a partir das práticas alimentares das comunidades litorâneas, que pouca gente conhece, e que foi possível a partir da 10ª edição do projeto Povos do Mar. Além disso, entre as temáticas do material audiovisual estão cultura popular, artesanato, saúde e bem-estar, desenvolvimento infantil, música, turismo, aperfeiçoamento profissional e assessoria empresarial.

Todo esse material está catalogado dentro da plataforma, que é ligada ao Youtube, a partir de listas e categorias para facilitar o acesso dos usuários. A seleção dos vídeos foi realizada a partir de uma curadoria que fez um ranking não só dos mais vistos em 2020, mas também do material que tem grande potencial de interesse do público, nas mais diversas áreas.

Conteúdo  

Para Raquel Barros, a produção de conteúdo voltada ao cliente ganhou um papel estratégico dentro da comunicação. “Hoje as pessoas estão se relacionando com as marcas a partir de uma narrativa que mostra a importância daquela marca na vida delas e o conteúdo é ouro para as estratégias de marketing. É sobre pensar o que traz relevância para a vida do cliente, oferecer novos conhecimentos e novos aprendizados. Nós trabalhamos para o crescimento das pessoas, seja no campo profissional ou pessoal”, explica.

E é justamente por isso que a Fecoplay busca oferecer às pessoas, de todas as idades, conteúdos relevantes, com foco em vivências, conhecimentos e novos aprendizados, para além do período em que eles foram, são e serão produzidos. Como Raquel Barros faz questão de pontuar, o principal questionamento, logo no início de 2021, foi justamente o de encontrar meios de potencializar todo esse material criado pelo Sistema Fecomércio nas mais diferentes áreas. “Por isso, na plataforma, a gente colocou todo esse conteúdo de uma forma organizada, em playlists que facilitem a busca de informações de forma mais assertiva”, destaca.

Hoje, o Sistema Fecomércio entende que a produção de conteúdo para os mais diferentes tipos de público não deixa de ser uma de suas principais estratégias de comunicação e marketing. O diferencial é tornar toda essa gama de informação mais acessível e organizada. “Além disso, com a Fecoplay, vamos levar para as pessoas de qualquer lugar do mundo o que é feito aqui. Com a plataforma, vamos aumentar cada vez mais a nossa participação na vida das pessoas”, finaliza Raquel Barros.

Conheça a Fecoplay clicando no link: https://bit.ly/3nWZ66n

Recomendado para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *