Ricardo Camurça sentado no negócio próprio dele; cursos de empreendedorismo ajudam a capacitar

Ricardo Camurça se qualificou em gastronomia para abrir uma empresa na área. Hoje ele e o irmão mantém o negócio em Fortaleza e na cidade de Barreiro, em Portugal (Foto: Divulgação)

Conhecimentos específicos de cada área e cursos de gestão são procurados por quem deseja começar um negócio próprio

De acordo com o IBGE, cerca de 60% das empresas fecham antes dos cinco anos de funcionamento. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que boa parte dos problemas que levam ao fechamento estão relacionados a falhas ainda no planejamento das empresas.  Portanto, quem busca empreender precisa se preparar. Ao estudar o mercado e verificar as oportunidades, elaborar um plano de negócios e investir na sua formação para gerenciar a empresa, o empresário aumenta suas chances de obter sucesso.

LEIA MAIS | Nova plataforma reúne vídeos de cultura, gastronomia, negócios e outros assuntos

No caso dos irmãos Ricardo e Rafael Camurça, eles já tinham experiência com gestão, pois tinham outros negócios no ramo da alimentação, mas decidiram investir na qualificação em Gastronomia. Ricardo fez o curso Técnico em Cozinha no Senac Ceará. “Como a gente atuava mais na área administrativa, o curso foi fundamental para dominarmos o funcionamento de uma cozinha e a produção, além de aprender novas técnicas culinárias. A partir daí passamos a trabalhar mais dentro da cozinha e, desde então, as coisas começaram a melhorar”, conta.

Foi assim que o foodtruck de crepes no Porto das Dunas migrou para a avenida Bezerra de Menezes e adotou plenamente o conceito street food, vendendo hambúrgueres artesanais. “O conceito da 567 Burger foi pensado no estilo comida de rua, sem a necessidade de uma estrutura física elaborada, porém com a qualidade de um estabelecimento tradicional”, explica o empresário.

“A ideia de apostar na técnica de defumados surgiu depois de assistir alguns vídeos na internet e ver que estava em alta em outros países e estados. Fizemos alguns cursos, participamos de festivais como visitantes e resolvemos apostar! Eu aqui no Ceará e o meu irmão decidiu abrir o mesmo conceito na Europa”. Além de Fortaleza e Barreiro, em Portugal, os irmãos estão inaugurando uma hamburgueria em Jericoacoara.

A consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área de Gestão e Comércio, Cíntia Oliveira, destaca que os cursos da instituição visam ao desenvolvimento de competências, ou seja, “o profissional ou empreendedor sai pronto para encarar os desafios do mercado”. Mas, para isso, “o nosso aluno também é estimulado a desenvolver visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, sempre com foco em resultados. Hoje essas habilidades são essenciais, tanto para o profissional, gestor ou empreendedor”, defende.

Para quem está interessado em empreender, no primeiro trimestre de 2021 o Senac está com inscrições abertas para diversos cursos, em diversas áreas de conhecimento: Comunicação, Beleza, Gestão, Comércio, Gastronomia, Artes e Tecnologia da Informação. A programação inclui os cursos Como Montar seu Próprio Negócio, que inicia dia 01/02, e Cozinhar para Vender: Hambúrgueres Artesanais, a partir do dia 02/02.

Para mais informações sobre esses e outros cursos, acesse o site do Senac.