Radar do Comércio

Maior circuito literário do Brasil reúne grandes escritores em edição online

Jornalista e ativista indígena, Ailton Krenak participa do seminário Arte da Palavra ao lado de muitas vozes que costuram o texto do País (Foto: Divulgação)

Considerado o maior circuito literário do Brasil, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras será lançado nos dias 18 e 19 de março de 2021 em um seminário transmitido pelo canal SescBrasil no YouTube. O evento reunirá grandes nomes da literatura nacional, como o jornalista e ativista indígena Ailton Krenak.

Pelo segundo ano, todo o circuito ocorrerá em formato online, em função da pandemia de Covid-19. Cerca de 40 escritores, poetas e contadores de histórias, entre outros, participarão do projeto que busca promover a literatura nacional por meio de leituras, debates, oficinas e contação de histórias. A programação do circuito tem início no dia 22 de março, se estenderá até dezembro e será transmitida pela página do projeto no Facebook. Essa é a quinta edição do evento.

“O interesse pela produção literária no Brasil está em alta, mas é preciso manter uma agenda permanente de intercâmbio entre escritores e leitores”, explica o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego. “Nessa troca, precisamos considerar também as diferentes formas de leitura, que ultrapassam os limites das publicações impressas. Estamos falando de leituras orais, performances e da disseminação de eventos literários, que promovem trocas regionais muito ricas”, pontua Marcos, ressaltando que o Arte da Palavra é considerado um circuito completo porque contempla diferentes manifestações literárias e oficinas.

Seminário Arte da Palavra

Além de Ailton Krenak, os dois dias do seminário terão a participação dos escritores Bruno Ribeiro, Taylane Cruz e Claudia Lage; da poeta e professora de História da Arte Eli Macuxi; do vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017, João Meirelles Filho; da poetisa e artista-pesquisadora Patrícia Galelli; do dramaturgo e doutor em Literatura Comparada Wilson Coêlho; e do idealizador e responsável pelo projeto “Guia de Leitura”, Gelson Bini.

Nos debates, serão tratados temas como a busca do diálogo entre as muitas vozes que costuram o texto do País; as representações literárias do Brasil profundo na sua diversidade cultural e simbólica; o corpo como matéria e metáfora possível para a criação literária e o desafio da produção literária como ação estética e política no contexto atual.

Revista Palavra

Durante o seminário, também ocorrerá o lançamento da décima edição da Revista Palavra, publicação literária anual. Na matéria de capa, a revista traz reflexões sobre as “brasilidades contemporâneas”, com assinatura de Marta Barcellos. A jornalista também conduz uma entrevista com o escritor, ambientalista e ativista indígena Ailton Krenak. A publicação traz ainda artigos de Bruno Ribeiro, Eli Macuxi, Ticiane Simões e Wilson Coêlho, além de contos de Carlos Eduardo Pereira, Helder Hérik, Itamar Vieira Jr., Miriam Alves e Taylane Cruz. Há também espaços dedicados a tirinhas e charges, poesia, resenhas e depoimentos.

A Revista Palavra é mais uma ferramenta desenvolvida pelo Sesc para contribuir com a formação de cidadãos interessados pela literatura nacional. A publicação procura refletir a pluralidade cultural das diversas regiões do Brasil, reunindo autores, temas e formas que contextualizem o momento atual das manifestações artístico-literárias brasileiras. As últimas edições têm sido construídas em colaboração com os departamentos regionais da instituição em todo o Brasil.

O Sesc Ceará, junto a Editora Senac Ceará, ficou responsável pelas etapas de curadoria, edição, impressão e distribuição da 10ª edição da Revista Palavra. “Essa contribuição para a Rede Nacional de Literatura é gratificante desde a sua concepção, por possibilitar o compartilhamento da expertise dos técnicos do nosso Estado, até a entrega, por afirmar a missão da instituição ao promover a difusão da arte e da cultura”, afirma a diretora de Programação Social do Sesc Ceará, Patrícia Rinaldi.

Acesse a programação completa do Arte da Palavra no site do Sesc.

 

LEIA MAIS | Mestra Maria Cândido e seu legado de transformar barro em arte

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *