Homem com relógio que capta dados de saúde

Especialista destaca a importância de ter acompanhamento de um profissional para analisar os dados de saúde (Foto: Unsplash)

Tecnologia capta e monitora variadas informações, desde alimentação a exercícios físicos 

É surpreendente como os celulares foram criados para comunicação e hoje já são usados também como entretenimento, canal de compras, ferramenta de serviços e até mesmo instrumento de trabalho. Mas não para por aí! Você sabia que já existem aplicativos que podem auxiliar no cuidado da sua saúde?

De olho na tendência de maior preocupação com o bem-estar, gigantes da tecnologia mergulharam na competição para desenvolver apps e dispositivos wearables com essa finalidade. A norte-americana Apple, a sul-coerana Samsung e a chinesa Xiaomi, por exemplo, já disputam o mercado dos “relógios inteligentes” que domina o braço de atletas profissionais e amadores no mundo.

LEIA MAIS | Maior circuito literário do Brasil reúne grandes escritores em edição online

Além das funções de visualizar notificações do celular, checar a previsão do tempo e fazer pagamentos, esses dispositivos captam variadas informações importantes para acompanhar a sua saúde. Dentre elas, estão o monitoramento de sono, a frequência cardíaca, o contador de passos, o gasto de calorias, os lembretes de beber água e o nível de oxigênio no sangue.

Para o professor de educação física do Sesc Fortaleza, Ygor Barros, embora os apps disponibilizem dados, é fundamental ter acompanhamento de um profissional para compreender o que os números significam e não se basear em informações generalizadas. “Portanto, onde, quando e como aplicá-las é de competência de profissionais especializados, ou seja, de pouco adianta saber qual a sua frequência cardíaca ‘máxima’ se não há um planejamento e um correto direcionamento para que seja atingido o seu objetivo, sendo ele melhora do condicionamento ou emagrecimento”, explica.

Assim, o hábito de levar consigo o smartphone para todos os ambientes pode se tornar útil para você mesmo. Gráficos, avisos e análises sobre o seu estado de saúde vão estar disponíveis com fácil acesso. Lembre-se que nenhum deles substitui ou diminui a importância do acompanhamento médico! Porém, usados de forma consciente, eles podem auxiliar, e muito, a cuidar do seu corpo com atitudes rotineiras mais saudáveis.

Confira 5 aplicativos de saúde que você pode baixar no seu celular:

Aqualert, idealizado para lembrar de beber água
Instant Heart Rate, desenvolvido para analisar batimento cardíaco
Pedômetro, elaborado para contagem de passos
MySugr, sugerido para controle de açúcar
Sleep Cycle Alarm Clock, criado para acompanhamento do sono

Tagged in:

, ,