Dia Mundial do Lazer: diante do cenário atual, o objetivo da criação da data global é destacar a importância do lazer para a sociedade (Foto: Divulgação)

O lazer, uma prática importante que a população vem utilizando para enfrentar a situação de isolamento social causada pela pandemia de Covid-19, ganhará uma data especial para ser celebrado ao redor do planeta a partir de 2021. Numa iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e o Sesc, será criado o Dia Mundial do Lazer, que nesta primeira edição será comemorado em 16 de abril de 2021.

Nesse dia, o Sesc Ceará vai realizar uma série de lives, que serão transmitidas no Instagram da instituição (@sescce). Na ocasião, os convidados irão debater sobre essa prática como direito social e sua relevância na vida cotidiana, trazendo reflexões acerca das barreiras socioeconômicas, culturais e físicas do lazer no contexto atual e em perspectivas futuras. No dia, a partir das 10 horas, acontecerá um bate-papo sobre a importância do espaço ecológico na promoção do lazer com Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Ceará.

No período da tarde, às 13 horas, será a vez de Alberto Bial, técnico do Fortaleza Basquete Cearense, trocar ideias e experiências sobre a importância de se acreditar no seu potencial. Já às 17 horas, o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, irá falar sobre os desafios do setor na retomada após a pandemia. Para finalizar, às 18h30min, será realizado um aulão de dança com os professores do programa de lazer do Sesc.

Dia Mundial do Lazer

O objetivo da criação de uma data global para o lazer – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade, além de ampliar as possibilidades desta manifestação e promover a reflexão sobre os acessos e dificuldades ainda existentes.

Saiba mais

A partir do dia 15 de abril, o Sesc promoverá diversas ações para adultos e crianças com foco no lazer, como oficinas de fantoches, gincanas, aulas online de relaxamento, vídeos de dança, bate-papos sobre alimentação e vida saudável, dentre outros. Esses conteúdos serão transmitidos nos perfis @sescce, @sesciparana e de profissionais da instituição, assim como na plataforma Google Meet.

Veja a programação completa do evento no site do Sesc.

LEIA MAIS | Como repor a vitamina D sem sair de casa na pandemia