Radar do Comércio

Consumo consciente: aprenda técnicas de costura para transformar peças de roupa

Moda sustentável: pessoa cortando pedaço de tecido

Para quem ama a moda e se preocupa com o planeta, o Senac Ceará está com inscrições abertas para o curso Introdução à Moda Sustentável (Foto: Pexels)

Por trás de cada peça de roupa que é comprada e utilizada, existe uma linha de produção que busca não só suprir as demandas do mercado consumidor, mas também criar novas tendências de compra. Muitos desses processos envolvem resíduos químicos, matérias primas, mão de obra, descarte, entre diversos fatores que compõem a cadeia produtiva. Um ciclo que interfere diretamente no meio ambiente.

De acordo com o Fashion Revolution, são consumidas uma média de 10 mil litros de água para fabricar uma calça jeans e 8 mil para um par de sapatos. A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Para defender a redução dos poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios, e o impacto mínimo no meio ambiente, uma tendência vem ganhando cada vez mais espaço: a da Moda Sustentável. 

Diante do consumo acelerado da indústria têxtil, já pensou para onde vão as roupas descartadas? O que você faz com uma camisa de malha ou calça jeans que está há tempos no armário e não utiliza mais? Uma alternativa para quem quer ajudar o meio ambiente através de um consumo consciente é reutilizar esses itens que um dia foram aproveitados. 

A instrutora de moda do Senac Ceará, Ariane Morais, aponta dicas de “Acertos e Consertos Criativos do Vestuário” para orientar aqueles que buscam diminuir o consumo de roupas e ressignificar peças. Confira o vídeo que está disponível na plataforma Fecoplay:

Aprenda Moda Sustentável

Para quem ama a moda e se preocupa com o planeta, o Senac Ceará está com inscrições abertas para o curso Introdução à Moda Sustentável. O curso vai abordar, além de noções de sustentabilidade, assuntos como tendências de mercado para moda sustentável, uso de matérias-primas de baixo impacto e como empreender nesse ramo. E as aulas acontecem online, de forma remota e ao vivo. Para mais informações, visite o site do Senac.

LEIA MAIS | Dia Mundial do Lazer ganha primeira edição com programação especial

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *