A imagem ilustra uma teleconsulta: uma mulher acessa um notebook. No computador, há um médico com cabelos, barba e bigode brancos, óculos, estetoscópio, jaleco e fone de ouvido.

A teleconsulta é um serviço acessível e seguro, com suporte a diagnóstico e possibilidade de prescrição de exames laboratoriais e de imagens (Foto: Divulgação)

Começou a funcionar esta semana o serviço de telemedicina do Sesc Ceará para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e empresários do comércio, com idade a partir de 18 anos, que sejam titulares do cartão Sesc em todo o Estado. O serviço é gratuito e voltado exclusivamente para casos suspeitos de Covid-19. Intitulada CliqueSaúde, a iniciativa tem o objetivo de apoiar as medidas de enfrentamento decorrente da pandemia, auxiliando na redução do deslocamento e frequência de pacientes às unidades assistenciais de saúde do Estado.

O agendamento da consulta pode ser realizado por meio do WhatsApp (85) 99952.0255, pelo telefone (85) 3270.5400 ou através do chat disponível no site do CliqueSaúde. A marcação de teleconsultas é feita de segunda a sexta-feira, de 8h às 20 horas, e aos sábados, das 8h às 14 horas, exceto em feriados. Após realizar o agendamento, o cliente irá receber, em um prazo de até 15 minutos, via e-mail ou outro meio digital, o link que permite acesso à Plataforma de Telemedicina, desenvolvida pela Scal, que é adequada tanto para computador quanto para celular ou tablet.

No dia da consulta, o trabalhador ou empresário deverá acessar o link da plataforma no horário agendado. Ao entrar no e-mail enviado com o link da consulta, basta clicar no botão “Acessar consultório virtual”, digitar seu nome, entrar na plataforma e permitir o uso do microfone e câmera para se comunicar com o médico. Se houver necessidade de retorno, o paciente deve entrar novamente em contato com o Sesc através dos canais de atendimento para a realização de novo agendamento. Vale destacar ainda que, para a consulta, recomenda-se que a velocidade da Internet seja de, no mínimo, 10MB.

“Trata-se de um serviço acessível e seguro, com suporte a diagnóstico e possibilidade de prescrição de exames laboratoriais e de imagens, além de emissão de receitas de medicamentos, tudo assinado digitalmente pelo médico. A previsão é de que o CliqueSaúde funcione por três meses, em caráter de excepcionalidade e enquanto durar as medidas de enfrentamento ao coronavírus”, explica Aline Pinheiro, gerente de Programação Social do Sesc Ceará. Com duração média de 30 minutos, as teleconsultas irão acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas, exceto em feriados. Serão realizados, inicialmente, 32 atendimentos por dia, totalizando 640 por mês.

“O CliqueSaúde é mais uma ação do Sistema Fecomércio com o objetivo de cuidar da saúde e do bem-estar dos cearenses, principalmente neste período tão desafiador. Com a plataforma, os trabalhadores e empresários do comércio de bens, serviços e turismo vão ter a chance de ter um atendimento médico gratuito de qualidade sem sair de casa. Seguimos sem medir nenhum tipo de esforço com a nossa missão de salvar vidas. Vamos superar tudo isso, juntos, saindo ainda mais fortalecidos e com muitas lições aprendidas”, destaca Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio-CE. 

Para usar o serviço, é necessário ser titular do Cartão Sesc ou Cartão do Empresário.  

Teleconsulta: passo a passo

1 – Agende a consulta através dos canais de atendimento do Sesc: WhatsApp – (85) 99952.0255, telefone – (85) 3270.5400 ou através do chat disponível no site;

2 – Esteja com seu cartão Sesc ou cartão do Empresário em mãos no momento do agendamento;

3- Fique atento ao recebimento do link da consulta, que será enviado após o agendamento via e-mail ou outro meio digital.

Clique aqui para acessar o site do CliqueSaúde.

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