Camila Pitanga online: a imagem mostra a artirta em meio a uma série de "canos" luminosos, parte do figurino da peça Matriarquia

Após a apresentação, Camila Pitanga e Cristina Moura irão participar de um bate-papo sobre o processo criativo da obra (Foto: Rodrigo Pinheiro e Gal Cipreste Marinelli)

Nesta terça-feira, 1º, às 19 horas, a atriz Camila Pitanga apresenta o espetáculo “Matriarquia (Em Processo)” de forma online e com acesso gratuito. A apresentação acontece no canal do Sesc Ceará no Youtube e faz parte da programação do Dramaturgia Encena. Criado pela atriz, em parceria com a preparadora vocal Lúcia Gayotto, a dramaturga e roteirista Dione Carlos e a diretora Cristina Moura, o trabalho surgiu a partir do encontro dessas mulheres, e passeia entre vivências, percepções e experiências vivenciadas num mundo em tempos de pandemia. 

Pensada como um “poema cênico musical performático”, Camila Pitanga, acompanhada do musicista Luiz Gayotto, interpreta a agente de saúde Stela, uma mulher que, submetida a um constante estado de vigília, passa a ter delírios auditivos, reencontrando a própria mãe no fundo de suas memórias e dialogando com a filha, momento em que a narrativa da personagem atravessa e conecta-se às memórias da própria atriz. “Quem me conhece, pode reconhecer fatos da minha história, mas ‘Matriarquia’ é uma voz universal. Quem nunca se trancou no quarto ou não teve dificuldades de comunicação?”, questiona a atriz. 

Após a apresentação, Camila Pitanga e Cristina Moura irão participar de um bate-papo sobre o processo criativo da obra, com mediação de Jair Cozta, técnico de Cultura do Sesc Fortaleza, através dos perfis do Instagram @sescce, @caiapitanga e @cristinamourareal. Além disso, no dia 2 de junho, a partir das 19 horas, haverá um segundo bate-papo com Camila Pitanga, Dione Carlos e Lúcia Gayotto, mediado por Cleudivan Noronha, supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza. A transmissão também ocorrerá no Instagram, nos perfis @sescce, @caiapitanga, @dionecarlos7 e @lucia.gayotto.  

Dramaturgia Encena: teatro acessível

A ação consiste em reunir e disseminar obras multiplicadoras da dramaturgia teatral através de performances encenadas de textos dramáticos urgentes, pulsantes e necessários para a atualidade. O objetivo é envolver artistas e grupos do cenário artístico do âmbito nacional, a partir da criação de soluções inovadoras e viáveis para o trabalho continuado desse segmento, assim como também possibilitará ao público a apreciar e a vivenciar a arte de maneira viva e criativa através de novas formas de acesso e de interação. Atualmente, o evento é realizado no formato 100% online. Vale destacar que todos os espetáculos são acessíveis para pessoas surdas com tradução simultânea em Libras.

LEIA MAIS | Dramaturgia Encena apresenta espetáculos voltados para o protagonismo feminino