Dramaturgia Encena: espetáculos abordam questões como protagonismo feminino, maternidade e afetos (Foto: Roberto Audio)

A nova edição do Dramaturgia Encena tem uma programação totalmente voltada para a discussão sobre as configurações e as figurações do feminino e da maternidade contemporânea. Com o tema “Dramaturgia e memória: uma poética dos afetos”, a ação pretende buscar, através da cultura e do fazer artístico, o entendimento de como se dá a relação da figura materna e a repercussão e ressonância da vivência desta na vida e sociedade. 

Nesta terça-feira, 18, às 19 horas, o Dramaturgia Encena estreia com o espetáculo “Ogroleto”, do grupo Pavilhão da Magnólia, transmitido no Instagram do Sesc (@SescCE). Voltada para o público infantil, a encenação conta a história de uma criança que descobre que é diferente das outras. Prestes a ir à escola pela primeira vez, ela conta com a ajuda de sua mãe para enfrentar todos os sentimentos desse novo momento de descobertas. Na sequência, o público pode conferir um bate-papo com mediação de Leuise Furtado, professora de teatro do Sesc Fortaleza, às 20 horas, também no perfil do Sesc no Instagram. 

Quem também está na programação do evento é o grupo “Manada Teatro”, que apresentará, no dia 21, a partir das 19 horas, o trabalho “Aquelas Que Não Estão Mais”, transmitido no Youtube do Sesc Ceará. O espetáculo remonta a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre, Ceará, assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”. Ela, então, foi transformada em mártir e, até hoje, é ícone de devoção do povo da região. Já às 20 horas, o público também poderá participar do bate-papo com os artistas, com transmissão pelo Instagram do Sesc CE e mediação da técnica de cultura do Sesc Fortaleza, Wilquelina Ponciano.

Os amantes da dramaturgia também terão a chance de conferir, no dia 25, o projeto “Medeia por Consuelo de Castro”, da Cia BR116, com transmissão no Youtube Sesc Ceará, às 19 horas. Trata-se de um teatro-filme, dirigido por Gabriel Fernandes e Bete Coelho, que por sua vez também interpreta Medeia nesta tradução de Consuelo de Castro (1946-2016), uma das maiores escritoras e dramaturgas do Brasil. Sucesso de crítica e público, o espetáculo foi o vencedor do Prêmio Shell de melhor direção para Daniela Thomas e recebeu indicações de melhor atriz para Bete Coelho e melhor trilha para Felipe Antunes. Após a apresentação, acontece um bate-papo com mediação de Cleudivan Noronha, supervisor de cultura do Sesc Fortaleza, às 20 horas, pelo Instagram @sescce

Protagonismo feminino 

Um dos destaques da programação é a performance dramática a partir do espetáculo “Matriarquia (Em Processo)”, com Camila Pitanga. Criado pela atriz, em parceria com a preparadora vocal Lúcia Gayotto, a dramaturga e roteirista Dione Carlos e a diretora Cristina Moura, o trabalho surgiu a partir do encontro dessas mulheres, entre vivências, percepções e experiências vivenciadas num mundo em tempos de pandemia. 

Pensada como “poema cênico musical performático”, Camila Pitanga, acompanhada do musicista Luiz Gayotto, interpreta a agente de saúde Stela, uma mulher que, submetida a um constante estado de vigília, passa a ter delírios auditivos, reencontrando a própria mãe no fundo de suas memórias e dialogando com a filha – momento em que a narrativa da personagem atravessa e conecta-se às memórias da própria atriz. “Quem me conhece, pode reconhecer fatos da minha história, mas ‘Matriarquia’ é uma voz universal. Quem nunca se trancou no quarto ou não teve dificuldades de comunicação?”, questiona a atriz. 

A apresentação acontecerá no dia 1º de junho, às 19 horas, no Youtube do Sesc Ceará. Em seguida, Camila Pitanga e Cristina Moura irão participar de um bate-papo sobre o processo criativo da obra, com mediação de Lorena Wendt, gerente do Sesc Fortaleza, através de seus perfis do Instagram (@lorenawendt, @caiapitanga e @cristinamourareal). Além disso, no dia 2 de junho, às 19 horas, haverá um segundo bate-papo, dessa vez com Camila Pitanga, Dione Carlos e Lúcia Gayotto e mediação de Cleudivan Noronha, supervisor de cultura do Sesc Fortaleza, com transmissão no Instagram. Para conferir, acesse: @sescce, @caiapitanga, @dionecarlos7 ou @lucia.gayotto.  

Sobre o Dramaturgia Encena

A ação consiste em reunir e disseminar obras multiplicadoras da dramaturgia teatral através de performances encenadas de textos dramáticos urgentes, pulsantes e necessários para a atualidade. O objetivo é envolver artistas e grupos do cenário artístico do âmbito nacional, a partir da criação de soluções inovadoras e viáveis para o trabalho continuado desse segmento, assim como também possibilitará ao público a apreciar e a vivenciar a arte de maneira viva e criativa através de novas formas de acesso e de interação. Atualmente,o evento é realizado em formato 100% online. Vale destacar que todos os espetáculos são acessíveis para pessoas surdas, com tradução simultânea em Libras.

LEIA MAIS | Podcast aborda dicas de especialistas sobre saúde mental na pandemia