A coleção traz muitos bordados e uma explosão de cores em referência ao multicolorido Cariri Cearense (Foto: Augusto Pessoa)

O Cariri está na moda. Berço de tradições e de algumas das manifestações culturais mais ricas do Brasil, a região foi inspiração para a coleção Terra de Gigantes, do estilista Ronaldo Fraga, um dos nomes mais importantes na moda autoral brasileira. A coleção foi construída com a colaboração de alunos do Senac na região, e teve como ponto de partida os Museus Orgânicos, projeto do Sesc Ceará em parceria com a Fundação Casa Grande, que valoriza a casa dos mestres da cultura caririense.

“Em ‘Terra de Gigantes’, falo sobre a miscigenação característica da região, dos filhos que são frutos das mais variadas misturas: índios Kariri, escravos, africanos malês de origem muçulmana, cristão novos e judeus fugidos da inquisição na Espanha e Portugal, uma mistura que é também a base de todo povo brasileiro”, explica Ronaldo Fraga.

Cariri: a imagem mostra a modelo Suyane Moreira no palco da SPFW. Ela usa um vestido azul com aviões e nuvens e tem os braços abertos, como se quisesse voar. Atrás dela, no cenário, há um balão em tons de verde e vários aviões de brinquedo.

Modelo Suyane Moreira desfila na São Paulo Fashion Week (Foto: Augusto Pessoa)

O resultado desse trabalho foi apresentado na abertura da São Paulo Fashion Week, que aconteceu na última quarta-feira, 23. Confeccionada a partir de uma única base de tecido 100% linho, a coleção traz muitos bordados e poucas estampas – ao contrário do que se espera do trabalho do estilista -, dando lugar a uma explosão de cores em referência ao multicolorido Cariri Cearense. O fashion filme conta a história do Cariri, narrada por Ronaldo Fraga, e estrelada pela atriz e modelo, Suyane Moreira, nascida em Juazeiro do Norte.

Assista a seguir a live que o Senac fez para falar sobre esse trabalho e apresentar os looks da coleção:

LEIA MAIS | Concurso de cinema do Sesc está com inscrições abertas

Tagged in:

, ,