Dia do Comerciante: a imagem mostra a área interna de um shopping, com duas escadas rolantes e muitos clientes andando pelo espaço.

Dia do Comerciante: o comércio é uma das principais atividades econômicas de muitas cidades cearenses (Foto: Davi Pinheiro)

Hoje é o Dia do Comerciante. Você já parou pra pensar no quanto o comércio faz parte da sua vida? Independente de qual seja a sua profissão ou de como seja o seu estilo de vida, é muito provável que você esteja sempre comprando ou vendendo alguma coisa, seja um produto ou mesmo um serviço. 

O comércio é uma das principais atividades econômicas de muitas cidades cearenses. Em Fortaleza, por exemplo, mais de 70% do PIB vem do setor de serviços, que engloba a atividade. E muito além dos números, essa realidade envolve inúmeras histórias. Criar e manter um empreendimento comercial de sucesso é algo que exige vocação, esforço e habilidade para superar os obstáculos que aparecem no caminho.

Por isso, em homenagem a todos os comerciantes, reunimos cinco histórias inspiradoras de pessoas que cresceram com o comércio e trabalham incansavelmente para ajudar o Ceará a crescer cada vez mais. Confira:

Berenice Lins

A história da LP Multiserviços começa com o setor de eventos e envolve a vocação de Berenice para o setor de serviços. Hoje, a empresa ampliou sua atuação e oferece soluções que vão desde o mercado imobiliário até treinamento corporativo.

Pedro Nunes

Muito mais que conhecer e vender produtos, o comércio envolve a capacidade de conhecer as pessoas e aprender sobre elas e suas necessidades. Foi a partir desses conhecimentos que Pedro transformou a Baliza Veículos e enfrentou com sucesso os desafios da pandemia com sucesso.

Raquel Alves

Algumas missões passam de uma geração para a outra e se tornam uma paixão de família. Assim é a história da Raquel e das Casas Alves. O negócio que começou como um pequeno armarinho hoje é referência no mercado de material de construção em Fortaleza. 

O comércio cearense e as histórias que fazem parte dele foram tema do último episódio do Mundo Fecomércio. Clique aqui para ouvir o episódio e conhecer mais histórias inspiradoras.

LEIA MAIS | Empresários podem receber créditos fiscais retroativos a até 19 anos