Instituto Helio Goes: homem sentado lendo

Para Luiza Emília, diretora da escola, o programa não doa apenas alimentos, mas, acima de tudo, sorriso, esperança e otimismo. (Foto: Arquivo Pessoal)

A solidariedade marca a história de diversas instituições que são beneficiadas pelo Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar que combate a fome e o desperdício, levando alimentos para milhares de pessoas. No Ceará, o programa comemora 20 anos de atuação, tendo distribuído mais de 51 milhões de quilos de alimentos. Essa trajetória conta com a transformação de vidas, como a do Instituto Hélio Góes, que integra a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC).

A instituição desenvolve há 78 anos um trabalho voltado para a educação e a integração social de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual. Desde a sua fundação, proporciona aos jovens em situação de vulnerabilidade social uma educação de qualidade nas diversas modalidades de atendimento da deficiência visual, com o objetivo de também integrá-los à sociedade.

Com aproximadamente 200 alunos em 2021, a escola tem turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Eles também têm a oportunidade de fazer aulas de música, teatro e de hidroterapia, além de participar de atividades lúdicas e educativas com foco em saúde, meio ambiente, cidadania, diversidade cultural, dentre outros temas. O Instituto também promove diversas outras ações, como Yoga, incentivo à leitura com atendimentos na biblioteca, psicomotricidade, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

No período da pandemia, o Instituto Hélio Góes teve que se reinventar, adaptando-se ao modelo de ensino remoto, a partir de recursos como áudio e vídeo chamada. Além disso, foram distribuídos kits com materiais pedagógicos adaptados para todos os alunos. No entanto, mesmo com todo o trabalho desenvolvido neste período, houve uma diminuição no volume de doações. Mas parar nunca foi uma opção!

Ciente de que, neste momento de pandemia, é preciso seguir ainda mais atuante em prol daqueles que mais precisam, o Mesa Brasil segue com a parceria com o Instituto. Para Luiza Emília, diretora da escola, o programa não doa apenas alimentos, mas, acima de tudo, sorriso, esperança e otimismo. E é com esse sentimento de gratidão que todos fazem questão de celebrar o aniversário do programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc.

“O Mesa Brasil é um programa lindo, forte, que ajuda tantos cearenses no combate à fome e ao desperdício. Nós só temos que agradecer e, claro, comemorar esses 20 anos. Que mais empresas e outras pessoas também venham para o Mesa Brasil e possam ajudar nessa grande empreitada”, finaliza.

Faça parte dessa corrente do bem

Os interessados em fazer parte dessa grande corrente de solidariedade, tanto empresas quanto pessoas físicas, basta entrar em contato através do Whatsapp (85) 99662.9158 ou pelo e-mail mesabrasil@sesc-ce.com.br. Também é possível fazer doações por meio do Pix: CNPJ 03.612.122/0014-41.

Conheça mais sobre o Mesa Brasil no site do programa.

Leia Mais | Conheça a trajetória de solidariedade do Lar Amigos de Jesus com o Mesa Brasil