Cursos de idiomas: uma pessoa escreve em um caderno com um lápis. Na foto, apenas os braços estão visíveis. Eles são brancos e trajam uma camisa social branca.

Os cursos de idiomas no Senac RioMar acontecem nos dias 24 e 25 de julho e cada um tem duração de duas horas (Foto: Shutterstock)

Falar uma língua estrangeira às vezes parece muito complicado, especialmente para quem ainda está começando. Mas a verdade é que, embora seja algo que exige dedicação, aprender um novo idioma pode ser não apenas bastante útil, mas também divertido. E isso fica muito mais fácil se você não restringir o seu estudo à sala de aula. Os momentos com o professor e a turma são muito importantes, mas podem não ser suficientes para captar a essência e os pormenores de um idioma. A notícia boa é que algumas atitudes simples podem tornar esse aprendizado mais rápido e menos complicado. Veja a seguir as dicas do Senac Idiomas para quem quer aprender uma língua estrangeira:

  1. Cerque-se do novo idioma por todos os lados

Você não precisa estar em um país de língua inglesa para se cercar de inglês, por exemplo.  Encontre maneiras de tornar a língua parte da sua vida cotidiana em casa, como escrever sua lista de compras, ler o jornal, ouvir rádio, assistir filmes e séries no idioma original, escrever um diário naquela língua, ouvi-la no celular enquanto se desloca para o trabalho ou até mudar o idioma do seu celular já que você conhece todas as funções.

2. Faça amigos nativos de países que têm aquela como 1ª ou 2ª língua

Provavelmente há muitos estrangeiros morando na sua cidade ou mesmo passando as férias.  Encontre maneiras de conhecer falantes nativos da língua que está estudando: frequentar bares e restaurantes estrangeiros, ingressar em clubes esportivos e sociais ou organizar intercâmbios de idiomas.  Você pode até ser voluntário como guia em uma atração turística local para conhecer pessoas de todo o mundo. Outra coisa que você pode fazer é entrar em grupos de e-pal. São grupos de pessoas de todas as nacionalidades que se correspondem através de e-mail ou aplicativos de bate-papo.

3. Encontre parceiros de estudo

Caso você não encontre falantes nativos para praticar o idioma, encontre um parceiro de estudo, ou forme um clube e se reúna regularmente para falar o novo idioma.  Vocês podem se motivar um ao outro e aprenderão se ajudando mutuamente. É até provável que já existam clubes como esses na sua cidade, então procure por eles e busque fazer parte.

4. Use materiais autênticos

Ler o novo idioma apenas em livros didáticos pode ficar entediante.  Tente ler textos escritos para e por falantes nativos.  Será um desafio no começo, mas muito mais interessante quando você puder fazê-lo.  Se você não consegue encontrar livros ou revistas, use a Internet para encontrar notícias todos os dias ou mesmo e-books gratuitos.

5. Estabeleça metas realistas

Dê a si mesmo uma razão para estudar: o desejo de obter uma promoção, poder conversar com seus colegas estrangeiros, estudar no exterior ou passar suas próximas férias em um país de língua estrangeira. Defina metas de curto e longo prazo, e acompanhe seu progresso.

6. Faça o que fizer, divirta-se!

Aprender um idioma exige trabalho, mas é mais provável que você se atenha a ele se estiver se divertindo.  Jogue videogames, faça palavras cruzadas, cante músicas, leia histórias em quadrinhos e não se preocupe muito em cometer erros. Cometer erros faz parte do processo de aprendizagem de qualquer língua, até mesmo a sua própria. Então deixe a vergonha de lado e aventure-se nesses novos conhecimentos.

Dica extra

Para quem está em Fortaleza e quer aprender Inglês ou Espanhol, o Senac RioMar vai oferecer quatro cursos de idiomas rápidos esta semana que podem fazer toda a diferença no processo de aprendizagem: Inglês Através da Música, Espanhol Através da Música, Inglês para Viagens e Espanhol para Viagens. Os cursos acontecem nos dias 24 e 25 de julho e cada um tem duração de duas horas. Veja mais informações sobre esses e outros cursos do Senac acessando o site aqui.

LEIA MAIS | Pré-universitário: curso intensivo prepara alunos para alcançar o ensino superior