Cine Sesc: foto mostra uma parede azul com diversas imagens de santos

Cine Sesc: o documentário “Kariri: Travessia da Cultura” retrata a condição atual dos mestres brincantes de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Foto: Divulgação)

O quarto ciclo do Cine Sesc 2021, que acontecerá de 1º a 31 agosto de 2021, trará filmes com foco em Patrimônio, com exibição pela Fecoplay, plataforma de streaming gratuita do Sistema Fecomércio-CE. Nesse período, o público poderá conferir seis produções audiovisuais, que abordam temas como futebol, pertencimento, sonhos e desejos, tendo como ponto de partida a relação dos cineastas – e personagens – com suas respectivas cidades e regiões.

Dirigido por Ana Clara Muner, o documentário Kariri: Travessia da Cultura (livre) retrata a condição atual dos mestres brincantes de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Além de mostrar as apresentações dos principais folguedos populares que esses mestres coordenam, o filme traz entrevistas com os mestres, especialistas e gestores culturais, que abordam as mudanças dessas tradições e as formas de preservação destas brincadeiras.

Outro doc que está na programação de agosto do Cine Sesc é A Primeira Foto (livre), de Tiago de Araújo, que também foi gravado na região do Cariri. A obra é um relato pessoal e emocionante de sua própria história, trazendo reflexões profundas sobre a realidade do País. Já o curta Coelho (livre), de Wellington Silva, mostra como a chegada de um estranho mexe com os sentimentos dos moradores, em especial, em uma comunidade.

O média-metragem de ficção Incerto, Voo (livre), de Afonso J Oliveira Jr, trata da intersecção dos sonhos, desejos e receios de dois personagens do Vale Jaguaribano cearense (Zé Rapadura e Afonso), focando no surgimento da aviação e no cinema como pontos de interesse. Os fãs de cinema terão a chance de ver o vídeo-performance Era (livre), de Fabio Davi de Sousa Angelo, resultado das vivências dos artistas do Coletivo KlangoPreá com o sertão. Além disso, o Cine Sesc mostrará o documentário O Trem, a Bola e o Rádio (livre), de Elistênio Alves, que registra processos da memória do radialista Viana Filho.

LEIA MAIS | Residência artística em Paleoarte ensina a criar obras de animais pré-históricos

Tagged in:

, ,