Residência Artística em Paleoarte: pintura de um fóssil do que parece ser uma ave jurássica.

As inscrições para a Residência Artística em Paleoarte em Juazeiro do Norte já estão abertas; há 20 vagas disponíveis (Foto: Divulgação)

Manifestação que alia arte e ciência, a paleoarte consiste na reprodução visual da vida de animais pré-históricos por meio de esculturas e pinturas, dentre outras técnicas. Essas representações são feitas a partir da observação e da interpretação de fósseis e evidências científicas, com o objetivo de retratar, de forma fiel, o organismo extinto. E é justamente por meio da paleoarte que temos, hoje, a oportunidade de ver como eram esses seres e como eles viviam há milhões de anos.

Como forma de apresentar para o público mais sobre o assunto, além de mostrar na prática o processo de criação, o Sesc Ceará vai realizar uma série de residências artísticas com o artista visual Francisco dos Santos, nas cidades de Juazeiro do Norte (de 9 a 13 de agosto, na Galeria de Artes do Sesc Juazeiro do Norte), Crato (de 13 a 18 de setembro) e Fortaleza (8 a 12 de novembro), sempre das 18h30 às 21h30min. Na ocasião, os interessados vão ter a chance de participar de uma oficina para a confecção de réplicas de fósseis, em tamanho natural, que foram encontrados na Bacia Sedimentar do Araripe.

As inscrições para a Residência Artística em Paleoarte em Juazeiro do Norte já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (88) 3512.3355 (ramal 241), e presencialmente na unidade, com mais informações pelo perfil do Instagram @shanaduatelie. As vagas são limitadas a 20 participantes, com idade a partir de 16 anos, por ordem de inscrição. O único pré-requisito é possuir noção em escultura.

As obras produzidas pelos alunos durante as residências artísticas vão fazer parte da exposição “Gigantes do Kariri – Um Voo pela Paleoarte”, que passará por Crato e Fortaleza. Com curadoria de Edvânia Martins, a mostra traz obras de Francisco dos Santos que retratam os seres pré-históricos que habitaram a região há milhões de anos.

LEIA MAIS | Veja dicas de como aprender um novo idioma de forma ágil