Sustentabilidade: as sócias da Fave Bikini posam para a câmera em frente a uma arara com vários maiôs e biquinis. Elas usam bodies de cores claras, kimonos e máscaras de proteção. Ambas tem pele clara, cabelos pretos, longos e lisos.

Sustentabilidade: Fave Bikini une perfil empreendedor e a paixão pelo mar das sócias Rebeka Monteiro e Catharine Peixoto (Foto: Reprodução)

Nas últimas décadas, o assunto sustentabilidade vem ganhando mais evidência, à medida que os problemas com o meio ambiente se tornam ainda mais graves. Enquanto pessoas e até cidades inteiras buscam banir o uso de itens como sacolas e canudos plásticos, outro setor ainda é pouco visado nestas discussões: a indústria da moda. Apesar de não estar no centro da maior parte dos debates, o impacto ambiental da produção têxtil é muito significativo. Um relatório produzido pela consultoria Quantis com dados de 2018 mostrou que 8% das emissões de gases do efeito estufa naquele ano vieram dessa indústria.

Outros estudos mostram ainda problemas como o uso de substâncias tóxicas e um alto desperdício desses materiais. O relatório “Fios da Moda”, realizado pela plataforma Modefica, afirma que o algodão é a quarta cultura que mais consome agrotóxicos no Brasil, sendo responsável por aproximadamente 10% do volume total de pesticidas utilizado no país. 

Inquietadas com dados como esses, as arquitetas Rebeka Monteiro e Catharine Peixoto resolveram fazer algo a respeito. Unindo a vontade de empreender e a paixão de ambas pelo mar, elas tiveram a ideia de desenvolver uma marca de roupas de banho guiada pela sustentabilidade. Assim nasceu a Fave, que vende biquínis feitos com tecido biodegradável e com controle de CO2, além de priorizar lycras que fazem uso sustentável da água industrial, bem como fibras naturais, que possuem métodos de produção menos prejudiciais ao meio ambiente. 

A Fave é o case apresentado esta semana na série Inspira Fecomércio, que apresenta empresas inovadoras em diversos setores. Assista o vídeo para conhecer mais sobre a marca:

Inspira Fecomércio

Com uma série de conteúdos exclusivos, o Sistema Fecomércio apresenta cases de sucesso de empresas cearenses no projeto Inspira Fecomércio. Apresentados pela atriz Joana Limaverde, os vídeos são lançados semanalmente no Youtube da Fecomércio Ceará, na plataforma Fecoplay e em meios de comunicação locais. Todas as histórias compartilham experiências inspiradoras que podem servir de exemplo para os empreendedores que buscam novas ideias de negócios.

Clique aqui e veja todos os vídeos já lançados na série Inspira Fecomércio

LEIA MAIS | Cursos desenvolvem habilidades para empreender de forma mais eficiente