Dia Mundial do Turismo: imagem aérea da Praia de Iracema, em Fortaleza, em um dia de sol. Há prédios na orla, além de uma extensa faixa de areia.

Dia Mundial do Turismo: setor foi um dos setores mais afetados pela pandemia, mas também um dos que mais têm se destacado na retomada econômica (Foto: Shutterstock)

Um dos setores que foi mais afetados pela pandemia está, também, dentre os que mais se destacam nesse momento de retomada econômica. Segundo dados do Índice Nacional de Atividades Turísticas, divulgados pelo IBGE, a atividade no Estado apresentou expansão de 3,6% no final de 2020. Em agosto de 2021, a 43ª edição da Aviesp Expo noticiou que o Ceará foi eleito como o melhor destino nacional, entre todos os estados do País, o que sinaliza um novo ciclo de oportunidades para a cadeia produtiva do turismo do Estado.

A atividade turística no Ceará precisa avançar para retornar ao patamar que ocupava antes da pandemia, no que é essencialmente a vocação natural e empreendedora do Estado. Além disso, o segmento de eventos, parte importante do Turismo, foi um dos mais afetados e merece uma atenção especial para reverter as importantes perdas e prejuízos. 

Para mudar essa realidade, é preciso compromisso e trabalho. O Sistema Fecomércio-CE, que sempre foi uma voz permanente na defesa do segmento, está ainda mais atento ao cenário e às demandas da categoria.  

Promovemos ações por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (CETUR), Sesc, Senac e IPDC, contribuindo para o desenvolvimento do turismo, como incentivo à regionalização, valorização da cultura, qualificação profissional e a realização de pesquisas sobre o impacto do turismo na economia. 

Por meio do Sesc, proporcionamos Turismo de Experiência; Turismo Cultural, a exemplo dos Museus Orgânicos; ações de desenvolvimento comunitário e o Sesc Iparana Hotel Ecológico. Com o Senac, investimos em cursos de aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo, além de consultorias técnicas.

Para este 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a Organização Mundial do Turismo (OMT), elegeu como tema: “Turismo para um Crescimento Inclusivo”. Aproveitamos a data para parabenizar todos que constroem esse segmento, ao mesmo tempo em que reafirmamos o compromisso de seguir colaborando com a sua plena recuperação. 

Marcos Pompeu

Secretário Executivo da Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará

LEIA MAIS | Cursos desenvolvem habilidades para empreender de forma mais eficiente