Empreendedor: mulher visualizando papéis de recados e fazendo anotações

Diante das dificuldades durante a pandemia, os brasileiros encontraram no empreendedorismo uma alternativa de subsistência. (Foto: Shutterstock)

Nem só de boas ideias e de força de vontade se sustentam as empresas. Para manter um negócio sustentável, é preciso também capacitação e estudo que formem uma base com métodos eficientes de gestão e empreendedorismo. Antes de tudo, possuir um perfil empreendedor é fundamental na tomada de decisões, seja para abrir o próprio negócio ou aprimorar um já existente.

Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Brasil fechou o ano de 2020 com o maior número de empreendedores da história. Dos 17,5 milhões de pequenos negócios no País, entre micro e pequenas empresas e microempreendedor individual (MEI), 42,2% pertencem ao comércio e 36,6%, ao setor de serviços. Essas atividades representam cerca de 30% do PIB nacional.

Motivados pela necessidade de recompor o orçamento familiar e pela busca de gerar uma renda extra, as estatísticas mostram que, diante das dificuldades durante a pandemia, os brasileiros encontraram no empreendedorismo uma alternativa de subsistência. No entanto, o maior desafio para o empreendedor é conseguir desenvolver o próprio negócio frente às adversidades do mercado, burocracias, assim como as inúmeras atividades que estruturam uma empresa. Por isso, um dos fatores que podem determinar o sucesso de um empreendimento é a capacitação do empresário.

Desenvolver habilidades e competências 

Vendas, marketing, negociação, liderança, financeiro e contabilidade são alguns setores que permeiam as atividades essenciais de qualquer empresa. Mesmo que não seja um especialista em todas as áreas, é fundamental que o empreendedor tenha conhecimento, mesmo que básico, sobre todas as áreas, para ter um controle sobre o seu negócio. Além disso, estudar sobre o assunto também possibilita aperfeiçoar as ideias e fazer os resultados aparecerem a partir de um planejamento estratégico.

Quer montar o próprio negócio ou otimizar os resultados de sua empresa? Confira 6 cursos para ter uma gestão mais eficiente:

Formação de Preço de Venda

Um dos principais pontos que um empreendedor precisa planejar estrategicamente está relacionado aos valores e custos de seus produtos e serviços. Por isso, o Senac Ceará realiza o curso que dá subsídios aos alunos para a precificação de seus negócios, considerando aspectos financeiros e mercadológicos das organizações comerciais.

Gerência de Negócios

É sempre possível aprimorar o conhecimento para manter um alto nível de trabalho. Neste curso, o aluno aprende de forma simples e didática a gerenciar uma empresa e tornar o negócio sustentável, além de solucionar questões estratégicas, financeiras, de marketing e gestão de pessoas.

As aulas acontecem de 18 de setembro a 20 de novembro, aos sábados, de 13h às 17h, na unidade do Senac Centro.

Como Montar Seu Próprio Negócio

Antes de iniciar uma jornada de empreendedorismo, o ideal é buscar primeiro o conhecimento para não ter prejuízos imediatos. Durante esse curso, o aluno adquire os conhecimentos corretos sobre administração, finanças e estratégias mercadológicas que possibilitem a promoção e a efetivação do seu próprio negócio.

Gestão Estratégica em Vendas

Para vender mais e alavancar os lucros do próprio negócio, é importante aprender as principais etapas do planejamento estratégico em vendas. No curso, os alunos aprendem a considerar o mercado, tipo de produtos e serviços, visando resultados eficientes nas operações do varejo.

Liderança, Motivação e Produtividade

Aperfeiçoar técnicas de liderança pode contribuir com a promoção de estratégias e atitudes de motivação e comunicação, obtendo ótimos resultados nos negócios. Pensando nisso, o curso propõe que os profissionais assumam uma posição de líder e se destaquem no mercado.

Gestão Financeira

Indicado para os profissionais da área financeira que buscam reciclagem e especialização, nesse curso o aluno tem acesso a conhecimentos que possibilitam reconhecer a estrutura e organização dos diferentes tipos de empresas, bem como as melhores práticas de gestão financeira dando-lhe ferramenta para que ele contribua para sustentabilidade e crescimento econômico da organização.

Clique aqui para ver mais informações sobre esses e outros cursos no site do Senac Ceará.

Leia Mais | LGPD: conheça as regras para evitar ligações indesejadas de telemarketing