Abóbora gratinada: uma pessoa segura metade de uma abóbora ao lado de uma tigela de vidro. O foco da foto é a mão da pessoa, que está de luva descartável.

Ingredientes como cascas de frutas e legumes, sementes e talos podem integrar receitas muito saborosas e nutritivas, a exemplo da abóbora gratinada (Foto: Reprodução)

Muito além de um meio para economizar, aproveitar os alimentos de forma integral tem diversos benefícios. Desde consumir os nutrientes que ficam nas partes geralmente descartadas de frutas e verduras até ajudar o meio ambiente, incluir essas práticas na rotina pode fazer a diferença para a saúde das pessoas e do planeta como um todo. E se engana quem pensa que não dá para fazer isso de uma forma saborosa.

Ingredientes como cascas de frutas e legumes, sementes e talos podem integrar receitas muito saborosas e nutritivas. Para colaborar com quem quer integrar essas práticas em sua rotina, o Mesa Brasil Sesc realiza uma série de ações educativas com as instituições atendidas pelo programa que visam evitar o desperdício e ensinar as melhores formas de aproveitar tudo que os alimentos têm para oferecer. 

Recentemente, essas instituições participaram do Festival de Comida Regional do Mesa Brasil Sesc no Ceará, apresentando receitas que levam em consideração o que é ensinado pelo programa. A receita campeã foi a Abóbora Gratinada, apresentada pelo Lar Fabiano de Cristo. O prato, que também tem carne de sol, nata e queijo mussarela, aproveita inclusive as sementes do vegetal, que dão um toque especial na finalização do prato.

Veja a receita completa no vídeo a seguir:

Para incentivar cada vez mais pessoas a aproveitarem os alimentos de forma integral, o Mesa Brasil Sesc lançou o e-book Alimentação Sem Desperdício, com dicas e receitas. Clique aqui para baixar gratuitamente a publicação

LEIA MAIS | Prato Cheio: GBarbosa e Mesa Brasil juntos no combate à fome no Ceará