Black Friday: a foto mostra apenas as pernas de uma mulher que usa jeans e sapato de salto alto. Na altura das pernas, há diversas sacolas coloridas de compras.

Marcada para o dia 26 deste mês, a Black Friday é uma ótima oportunidade de potencializar vendas e fidelizar clientes (Foto: Shutterstock)

Se você tem uma empresa, então deve estar se preparando para uma das promoções que mais movimentam o comércio, a Black Friday. Para além das vendas, esse pode ser um momento oportuno para conquistar e fidelizar novos clientes. Além disso, é preciso ficar atento aos novos costumes dos consumidores. As operações no comércio online são predominantes nestes tempos de pandemia. O instrutor do eixo Gestão e Negócios do Senac Ceará, André Luiz Bezerra, lembra que somente 41% compram em loja física e o restante realiza a compra online.

Para André Luiz, com a aproximação da Black Friday,  marcada para o dia 26 de novembro, é natural que as expectativas para este ano sejam altas, se comparadas ao ano de 2020, principalmente pela reabertura do comércio.

Portanto, não apenas para vender mais e aumentar os lucros do seu negócio, mas, principalmente, para deixar os clientes satisfeitos e encantados com seus produtos e serviços, André Luiz dá algumas dicas para sua empresa se destacar nesse período. Confira:

1 – Evite problemas de logística 

Como acontece o aumento de pedidos, a demanda logística da loja será maior. Nada pior para os negócios do que atrasos nas entregas. Portanto, é fundamental ter a responsabilidade de entregar as propostas aos seus clientes dentro do prazo determinado, ou seja, ser realista na capacidade de realizar entregas.

2 – Antecipe as promoções 

Fazer com que as compras dos clientes sejam realizadas de forma mais espaçadas e assim os envios sejam realizados com antecedência, evitando problemas.

3 – Faça descontos estratégicos para clientes especiais

A ideia é antecipar a data, realizando diversas estratégias utilizando os famosos 4 Ps do marketing: Preços com descontos, aliado ao lançamento de um novo Produto, realizando Promoções e disponibilizando de forma acessível aos consumidores para que possam até comprar antes da data prevista.

4 – Coloque informações 

As decisões de compra nesse período são muito rápidas, e os clientes ficam mais independentes. É importante que na loja online, a página reservada para Perguntas Frequentes possua as respostas para solucionar os problemas do seu cliente.

5 – Estabeleça formas de atrair clientes 

Diversidade de produtos, descontos, boas condições de pagamento e frete grátis sempre atraem mais clientes.

6 – Crie uma boa infraestrutura de TI 

Evitar a queda de servidores pela alta demanda do período.

7 – Possibilite as várias formas de pagamentos. 

Garantir que os principais métodos de pagamento estejam disponíveis é uma excelente estratégia para reduzir o abandono de carrinho e aumentar seus ganhos, evitando também a irritação do cliente pelas poucas opções.

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