Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará: a imagem mostra um homem paramentado com uma dolmã, touca e máscara manipulando alimentos em frente a uma mesa.

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará conta com mais de quatro mil metros quadrados e irá reunir ações e serviços da Fecomércio, Sesc e Senac (Foto: JR Panela)

Na última segunda-feira, 20, o Sistema Fecomércio, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará.  Localizada na rua Senador Jaguaribe, 324, no Centro de Fortaleza, o espaço conta com mais de quatro mil metros quadrados e irá reunir ações e serviços da Fecomércio, Sesc e Senac. A solenidade de inauguração contou com a presença  do presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e do vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.

Para Luiz Gastão Bittencourt, a parceria chega para somar com o processo de revitalização do entorno. “Realizamos um estudo de demanda para nortear nossas atividades neste espaço, nossa expectativa é transformar o equipamento em um centro de serviços com atividades de todas as instituições que compõem o Sistema Fecomércio. Sem dúvidas, os cearenses vão ganhar muito com a funcionalidade deste equipamento”, afirma.

Atuação

Além de formar mão de obra qualificada para diversos segmentos, a Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará vai contribuir para o desenvolvimento social das comunidades do entorno e na redução da pobreza por meio da educação profissional e estímulo ao empreendedorismo comunitário e individual.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai oferecer capacitação profissional com cursos nos segmentos de gastronomia, hospitalidade e infraestrutura. A expectativa é que a partir de janeiro sejam formadas 40 turmas, totalizando 855 vagas.

O equipamento conta com dois laboratórios de hospedagem: um com ambiente pedagógico, simulando recepção e suíte de hotel; e um com uma lavanderia e uma rouparia modelo, simulando ambientes de hotéis voltados para cursos de camareira e hospedagem. Há também um laboratório de gastronomia com cozinha pedagógica.

E para levar alimentação saudável de qualidade e com preços acessíveis aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo da região, através do Serviço Social Comercial do Comércio (Sesc), o equipamento vai ganhar uma unidade do restaurante Sesc.

Ação Festival Concreto

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará ganhou ainda mais personalidade com grafites feitos especialmente para o equipamento em três muros externos do prédio. A ação fez parte do Festival Concreto, que procura levar mais cores às ruas, além de elevar a discussão acerca da arte urbana no mundo. Quatro artistas pintaram os muros, além do viaduto e da escadaria que ficam ao lado do prédio.

A escola

Em dezembro de 2019, o Sistema Fecomércio-CE formalizou parceria com o Governo do Ceará para a administração do prédio da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará. A concessão do equipamento será de 25 anos, podendo ser estendida por igual período. Construída onde operava a antiga sede do condomínio Panorama, em frente ao Marina Park Hotel, a escola foi projetada para receber 600 pessoas. Muitos pontos turísticos da cidade se encontram próximos ao local, como Passeio Público, Mercado Central, Centro Cultural Dragão do Mar, Catedral Metropolitana, entre outros.

LEIA MAIS | Webdoc apresenta a cultura alimentar das comunidades litorâneas de Icapuí