Ano Novo: uma pessoa escreve em uma agenda com um lápis. Na outra mão, há um celular, e na mesa há também um óculos de grau e uma xícara de chá.

Ano Novo: mudança brusca no estilo de vida fez com que muita gente começasse a repensar sua rotina e suas prioridades (Foto: Shutterstock)

Há quem diga que a virada do ano é apenas mais um dia e que depois do réveillon, tudo volta a ser exatamente como era antes. Mas, é inegável que o período nos convida a repensar sobre as nossas vidas e o que nos rodeia. Nesse contexto, surgem as resoluções de Ano Novo. Embora, muitas vezes, elas se tornem apenas um desejo esquecido logo após os primeiros meses do ano, elas também podem ser um primeiro passo para mudar aquilo que não está te fazendo feliz, alcançar um objetivo e até um sonho.

De acordo com a psicóloga e professora universitária Patrícia Passos, em entrevista ao programa Mundo Fecomércio, o período de final do ano inspira nas pessoas esse sentimento de passagem, de término de um ciclo e início de outro. “Nesse momento é possível ressignificar aspectos importantes de nossa vida. É bem característico do humano lidar com esse ritual, ter novas perspectivas e pensar, por exemplo, ‘esse ano não consegui, mas no próximo vai dar’”, afirma.

Muitas são as resoluções de final de ano, entre elas o autocuidado. Desde o ano passado, por exemplo, os impactos da pandemia na saúde mental das pessoas vêm sendo comentados. Segundo estudo publicado no periódico científico The Lancet, foram 53 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade em todo o mundo durante o ano de 2020. Por essa razão, a procura por cuidados com a mente e o estado emocional tem aumentado, sendo mais frequente na vida das pessoas.

Além disso, a mudança brusca no estilo de vida fez com que muita gente começasse a repensar sua rotina e suas prioridades, dando mais atenção à própria saúde mental. E o início de um novo ano é um momento muito propício para quem deseja realizar essas mudanças.

Os hábitos alimentares também têm uma importância muito grande na vida das pessoas. Seja por questões de saúde ou por escolhas de vida, muitas pessoas vão aproveitar a troca de ano para fazer uma mudança na rotina alimentar. Entre os objetivos que as pessoas mais buscam neste sentido, estão a perda de peso, mas é sempre importante lembrar que toda alteração na alimentação precisa ser feita de forma saudável.

E quem nunca prometeu que ia começar o ano na academia? Para além de buscar um corpo malhado, praticar exercícios físicos tem grande importância para a saúde física e mental. E é importante lembrar que as opções vão muito além de musculação, incluindo atividades que podem ser realizadas por pessoas de diversas idades e em diferentes condições físicas.

No entanto, a psicóloga Patrícia Passos também alerta sobre a importância de se conhecer para poder, então, traçar metas. “Quando a gente vai fazer qualquer plano é fundamental ter um autoconhecimento, ter clareza das nossas fortalezas, pontos fracos, o que precisa e consegue desenvolver. Muitas vezes nos perguntamos porque não cumprimos alguma meta, isso acontece provavelmente pelo fato de não se conhecer e mirar em outras pessoas para alcançar um objetivo. Dessa forma é provável que não funcione”, aponta.

LEIA MAIS | Três praias perto de Fortaleza para fugir do óbvio