Peta caseira: cozinheiras preparam a iguaria em uma mesa branca e farta.

Presente em quase todas as regiões do país, a peta tem uma receita simples e prática que pode ser preparada em casa (Foto: JR Panela)

Peta ou biscoito de polvilho – independente do nome, a iguaria com gosto e cheiro de infância está presente na vida de muitas pessoas. Presente em quase todas as regiões do País, a delícia que desmancha na boca tem uma receitinha simples e prática que pode ser preparada em casa.

Participante do webdoc “Saberes e Sabores dos Povos do Mar”, a cozinheira de mão cheia Sandra Ranúsia, encanta os moradores e visitantes da comunidade de Olho D’água, em Icapuí, com suas famosas petas, tapiocas e beijus. Para te ajudar a preparar essa delícia caseira, a chef Van Régia gravou o passo a passo da receita com ela. Confira:

Ingredientes

500g de polvilho azedo

2 ovos

3/4 de xícara de óleo

1 colher de sobremesa de sal

350ml de água fervente

Modo de fazer

Em uma bacia, colocar o polvilho azedo e a colher de sal.

Posteriormente, misture água e óleo e leve ao forno. Após a fervura, misture ao polvilho aos poucos, até formar uma farofa.

Deixe esfriar um pouco para, depois, colocar os ovos. Mexer bastante para que forme uma massa homogênea.

Coloque a massa no saco de confeiteiro e forme os biscoitos na assadeira. Se a massa ficar dura, colocar água natural, aos poucos, para não perder o ponto.

Levar os biscoitos ao forno bem quente por 15 ou 20 minutos.

Pronto, agora é só servir e apreciar essa delícia direto do Icapuí!

LEIA MAIS | Webdoc apresenta a cultura alimentar das comunidades litorâneas de Icapuí