Ednardo pintando uma de suas telas

“Ednardo – Conectames: Canções & Caminhos” revela habilidades do cantor entre desenhos e pinturas. (Foto: Reprodução)

No ano de 2022, um dos maiores nomes da música cearense completa 50 anos de carreira, o cantor e compositor Ednardo. Responsável por sucessos como Pavão Mysteriozo, Terral, Beiramar e Ingazeiras, o artista ganhou uma homenagem  do Sistema Fecomércio Ceará em forma de documentário, lançado no último mês de novembro, durante a Mostra Sesc Cariri de Culturas. “Ednardo – Conectames: Canções & Caminhos” revela habilidades do cantor como artista plástico e suas novas canções, além de depoimentos emocionantes de vários artistas e amigos.

Ednardo, que assina o roteiro, apresenta o conceito “Conectames”, junção da palavra “conect” ao sufixo “ames”, com a proposta de criar e comunicar nas diversas formas de expressão humana e artística, que é um dos caminhos de sua canção. Afeito ao sentimento de coletividade, ele fala através da linha do tempo de sua carreira sobre o Pessoal do Ceará, Massafeira e do show dos 40 anos de carreira que gerou um DVD, com a participação de vários artistas.

O cantor e compositor revela para o espectador sua faceta de artista plástico, entre pincéis, tintas e telas eletrônicas. Entre desenhos e pinturas, conta sua relação com a arte desde a adolescência e como esse interesse se mesclou com sua música. Vários depoimentos de artistas parceiros e amigos queridos pontuam as falas de Ednardo, demonstrando a importância do artista e de sua obra, lembrando de fatos marcantes ao lado dele.

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, ressalta a importância de Ednardo para a cultura do estado: “Creio que nunca houve uma voz que cantou tão bem o Ceará para todo o mundo, músicas que são referências e verdadeiros hinos. Para todo cearense, Ednardo não cantou apenas as dunas brancas ou o sertão florindo, ele cantou o jeito de ser cearense de uma forma humana e universal”.

Ednardo espalha sua música e poesia pelo mundo, e traz consigo a marca da cearensidade, a mesma que faz de sua obra universal.

Veja aqui o documentário completo:

LEIA MAIS | Ano Novo é convite para refletir e traçar novas metas