Educação inclusiva: o aluno Gabriel Moreira, um menino branco, de cabelos pretos e curtos e máscara de tecido azul, realiza atividades manuais ao lado de uma professora.

Educação inclusiva: metodologia de ensino das Escolas Sesc incentiva a capacidade criativa dos alunos, assim como a resolução de problemas (Foto: JR Panela)

Com a perspectiva de desenvolvimento integral dos indivíduos, a escola pode desempenhar uma função social que vai além do conhecimento didático. É o que acontece na proposta educacional das Escolas Sesc, que incentiva também a capacidade criativa dos alunos assim como a resolução de problemas, proporcionando um ambiente de cooperação e inclusão.

Essa metodologia diferenciada fez com que Edinir Moreira, mãe do aluno Gabriel Moreira, escolhesse a Escola Educar Sesc para o ensino do seu filho, que chegou ao Sesc com 10 anos para cursar o 6º ano do ensino fundamental. “Eu procurei essa escola a partir de indicações, pois me falaram que era muito boa e receptiva, e eu encontrei uma escola muito acolhedora. No início, a gente contou com um professor assistente para apoiar o Gabriel devido a limitações que ele tem, que são déficit de atenção e hiperatividade”, explica.

A partir do ensino inclusivo e de compartilhamento de saberes, o aluno que, segundo a mãe, tinha baixa concentração e ficava pouco em sala de aula, passou a desenvolver suas habilidades e o protagonismo da própria jornada. Atualmente, Gabriel não precisa fazer provas adaptadas, sabe tocar instrumentos e gravar podcasts.

“Hoje ele fica mais tempo em sala de aula. Durante a pandemia, eu percebi que os professores incentivavam muito ele, tinha muita participação mesmo na parte online. Tenho muita gratidão por tudo que a escola proporcionou e o crescimento que ele teve”, relata a mãe.

Conheça um pouco mais sobre a história do Gabriel junto com a educação Sesc:

Aprendizados para a vida: Educação Sesc

As Escolas Educar Sesc apresentam uma proposta pedagógica de Educação Básica numa perspectiva inovadora e humanizadora, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências propositivas e interdisciplinares, incentivando o protagonismo estudantil na visão de educação ao longo da vida. No Ceará, as Escolas Educar Sesc contemplam o Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Criar Sesc, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pré-Vestibular.

A metodologia do Sesc vai muito além da sala de aula, possibilitando uma aprendizagem para a vida e interferindo positivamente no destino dos estudantes. Um conceito de escola inovadora que está atenta não só ao raciocínio lógico, mas também aos aspectos sociais, comportamentais, emocionais e a realidade em que o aluno está inserido, formando cidadãos.

LEIA MAIS | Diversos: projeto incentiva a inclusão digital e capacita população LGBTQIA+ para mercado de trabalho