Projetos comunitários: na foto, há uma roda de mulheres com camisas roxas sentadas no chão em cima de um tecido colorido. Algumas delas tem bonecas de pano na mão.

A seleção é direcionada para instituições que tenham interesse em formar núcleos a partir de cinco projetos comunitários (Foto: JR Panela)

Por meio da programação socioeducativa promovida pela Atividade de Desenvolvimento Comunitário da Unidade Fortaleza, o Sesc atua na mediação e participação em diálogos e ações com foco no desenvolvimento social. A seleção das instituições sociais e lideranças comunitárias que serão beneficiadas em 2022 já está aberta e vai até o dia 11 de março. Mais informações neste link.

Essa seleção não contempla repasse de recursos, pois o objetivo dos projetos é a realização de atividades socioeducativas para fortalecimento dos vínculos comunitários, colocando os integrantes da própria comunidade como protagonistas das ações a serem desenvolvidas em prol da população local. Entre as atividades a serem realizadas estão: rodas de conversa, oficinas temáticas, integrações sociais e comunitárias, apresentação de vídeos, debates, vivências lúdicas e sensoriais, reuniões, gincanas, exposições, entre outras.

A seleção é direcionada para instituições que tenham interesse em formar núcleo comunitário a partir de cinco projetos do Sesc: Amarelinha: Ludicidade e Cidadania; Ancestralidades: Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades; Mãos que Costuram Vidas; Olhares Comunitários; e Pensando Verde. Cada um desses projetos tem seus critérios de seleção.

Saiba mais sobre os projetos:

Projeto Amarelinha: Ludicidade e Cidadania

O Projeto Sesc Amarelinha: Ludicidade e Cidadania busca contribuir para a difusão dos direitos e deveres estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, de forma a sensibilizar a comunidade em geral sobre a importância da efetivação destes, no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

Projeto Ancestralidades: Promovendo Igualdade Racial nas Comunidades

O foco é o reconhecimento das identidades e expressões lúdicas da população negra, valorizando as ancestralidades dos povos afrodiaspóricos, promovendo o empoderamento das juventudes em relação às suas identidades e fortalecendo os vínculos comunitários por meio de expressões lúdicas afrodescendentes.

Projeto Sesc Mãos que Costuram Vidas

O Projeto Sesc Mãos que Costuram Vidas propõe-se a criar espaços para debates e reflexões sobre questões de gênero que fomentem o protagonismo feminino a partir de discussões acerca dos direitos conquistados, bem como valorizar e potencializar os saberes das mulheres participantes, oportunizando alternativas de geração de renda, através da confecção das manualidades produzidas no decorrer do projeto.

Projeto Olhares Comunitários

O Projeto Olhares Comunitários tem como proposta fomentar ciclos de debates e proporcionar formações nas áreas de desenvolvimento social e comunitário, construindo coletivamente intervenções comunitárias.

Projeto Pensando Verde

Tem como principal objetivo promover intervenções com foco nas questões ambientais, sobretudo, no que tange à ação do ser humano no meio ambiente, fomentando a responsabilidade socioambiental com direcionamentos para possíveis intervenções coletivas.   

Inscrições e processo seletivo

Para participar é necessário encaminhar ofício e a documentação solicitada, manifestando o interesse em participar do processo seletivo. O ofício deverá ser entregue na Gerência da Unidade Sesc Fortaleza, em nome da gerente da unidade, Aline Pinheiro Rabelo. (Endereço: Av. Duque de Caxias, 1701, 3º andar, Centro, CEP 60.035-111) ou via e-mail (gerenciasescfortaleza@sesc-ce.com.br). A instituição deverá solicitar protocolo de confirmação de recebimento.

Até o dia 18 de março de 2022 serão realizadas as visitas técnicas nas instituições e a Comissão Técnica fará a avaliação geral das instituições participantes, devendo ser escolhida 1 (uma) instituição social para acolher o núcleo de cada projeto durante o ano de 2022 e 1 (uma) classificada como suplente, de acordo com critérios objetivos previstos na seleção.

A divulgação da instituição selecionada e suplência será no dia 21 de março pelo site do Sesc.

LEIA MAIS | Mais que conteúdo: escola é espaço de socialização e desenvolvimento comportamental