Escola Senac do Livro: a foto mostra braços de duas pessoas, uma branca e uma negra, segurando livros abertos

Após as atividades iniciais, a Escola Senac do Livro promoverá um itinerário formativo com cerca de 14 cursos (Foto: Pexels)

Para desenvolver a cadeia produtiva do livro, a Escola Senac do Livro promove uma série de ações de qualificação com foco nos profissionais envolvidos no setor. A iniciativa é fruto de parceria entre o Senac Ceará, a Academia Cearense de Letras e o Sindilivros, visando o desenvolvimento do mercado livreiro e promove, a partir do dia 29 de abril, palestras, oficinas e workshops gratuitos no Senac Reference.

No dia 29 de abril, de 18h às 20 horas, ocorre a palestra “Fascinantes leituras: narrativas da invenção do livro”, mediada pela jornalista Izabel Gurgel. O momento é um convite à apreciação de histórias do livro e da leitura. O percurso será guiado pelos livros “Uma breve história da leitura”, do editor argentino Alberto Manguel, e do ainda inédito no Brasil “O infinito num junco – A invenção do livro na antiguidade e o nascer da sede de leitura”, da filóloga espanhola Irene Vallejo.

Ainda no mês de abril, no dia 30, o escritor Mailson Furtado irá ministrar o workshop de Escrita Literária, das 8h às 12 horas. Vencedor do Prêmio Jabuti 2018 com a obra À Cidade, Mailson Furtado é autor, ator, dramaturgo, diretor e produtor cultural. Ele possui obras publicadas em jornais, revistas e antologias no Brasil, França e Portugal e mais de dez textos encenados no teatro.

Já no dia 9 de maio, das 18h às 20 horas, será realizada a oficina “Dicas para organizar eventos literários”, com Maycon Geissler. Formado em Publicidade e Propaganda, Geissler conta com experiência de livreiro e coordenador de Marketing e Eventos da Livraria Cultura Fortaleza, cargo que exerceu de 2011 a 2021. Ele também produziu eventos como o Festival O Grito de Cultura LGBTQIA+, o Cultura Nerd Fest e a Mostra Cultura de Cinema Brasileiro.

Com entrada gratuita, os eventos acontecem no Senac Reference, localizado na avenida Desembargador Moreira, 1301 (Aldeota).

Escola Senac do Livro

Após as atividades iniciais, a Escola Senac do Livro promoverá um itinerário formativo com cerca de 14 cursos de qualificação que acontece em três etapas, a partir de maio de 2022. As matrículas serão realizadas no site de cursos do Senac.

Pensada com base em pesquisa realizada pelo Sebrae, que identificou pontos de melhorias e de avanços necessários do segmento no Estado, a capacitação contínua perpassa diversas categorias de profissionais da criação, produção e comercialização, indo desde autores, passando por editores, revisores, designers editoriais, produtores gráficos, livreiros, vendedores, e todos os demais atores desse elo.

De acordo com Denise de Castro, gerente da Editora Senac Ceará, esse projeto chega em um momento pertinente à valorização da cena criativa do Ceará. “Nós temos um cenário favorável para o desenvolvimento do mercado editorial local com a chancela de Fortaleza como Cidade Criativa do Design, pela Unesco, e a criação do Distrito Criativo na região da Praia de Iracema. Fatores que contribuem também para o crescimento de oportunidades inovadoras”, afirma.

Confira a lista de cursos:

2022

Criação de livros digitais e conversão para o digital (27h)

De 2 a 12 maio, das 19h às 22 horas

Produção gráfica de acabamentos alternativos (24h)

De 23 de maio a 1º de junho, das 19h às 22 horas

InDesign para o mercado editorial (42h)

De 6 a 24 de junho, das 19h às 22 horas

Plano de negócios para editoras de livros (24h)

De 11 a 20 de julho, das 19h às 22 horas

Infográficos: concepção e processos (32h)

De 15 a 29 de agosto, das 19h às 22 horas

Formação do livreiro (265h)

De 1º de agosto a 1º de dezembro, das 19h às 22 horas

Produção independente: editora e autor (24h)

De 15 a 29 de agosto, das 19h às 22 horas

Oficina de escrita criativa (15h) 

De 20 a 22 de setembro, das 15h às 20 horas

2023

Direitos autorais para o meio digital (20h) 

Da 9 a 13 de janeiro, das 19h às 22 horas

Restauração de livros (120h) 

De 6 a 17 de fevereiro, das 8h às 12 horas

Formação de leitores (20h)

De 27 a 31 de março, das 19h às 22 horas

Estratégias comerciais para um mercado em transformação (20h)

De 1º a 5 de agosto, das 19h às 22 horas

Como precificar livros e e-books (24h) 

De 22 a 31 de agosto, das 19h às 22 horas

Marketing para o mercado editorial (24h)

De 12 a 21 de setembro, das 19h às 22 horas

Mais informações: cursos.ce.senac.br

*Programação sujeita a alterações

LEIA MAIS | Dia Internacional da Dança conta com programação especial do Sesc Ceará