Maracanaú: na imagem, uma mulher auxilia outra a fazer a mamografia. A paciente está de costas e se apoia na máquina para realizar o procedimento. Ambas são brancas e jovens, têm cabelo claro e liso e estão paramentadas.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher realiza atendimento gratuito em Maracanaú, oferecendo mamografia, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas (Foto: Davi Pinheiro)

As mulheres de Maracanaú ganharam mais um aliado na hora de manter a saúde em dia. Chegou ao município a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que percorrerá diversos bairros e distritos ofertando, em atendimento totalmente gratuito, mamografia, prevenção do câncer de colo do útero e exame clínico das mamas. A expectativa é que a unidade realize mais de três mil mulheres ao longo dos três meses de permanência do serviço na cidade.

Na cerimônia de lançamento dos atendimentos, o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, destacou a importância da carreta para a saúde das mulheres da cidade, e como este serviço tem impacto em todo o Ceará.

“O primeiro impacto da Unidade Móvel do Sesc é nas filas. A realização desse tipo de serviço impacta em toda a rede pública de saúde ao tirar mulheres da fila de atendimento no serviço público e garantir o atendimento. Juntamente com isso, facilitamos que mulheres tenham acesso à medicina preventiva, principalmente quando relacionada ao câncer de mama e no colo do útero. Com isso, podemos garantir que essa parceria busca salvar vidas e dar dignidade para as pessoas, seja de forma direta, como deve acontecer com as mulheres de Maracanaú; seja de forma indireta, desafogando as filas”, reforçou o titular da Fecomércio.

Antônia Darlene Vieira, 45 anos, é uma das primeiras beneficiadas nesta nova etapa do projeto. Ela nunca realizou o exame de mamografia e busca na Unidade Móvel uma alternativa mais ágil para se manter prevenida.

“Nunca fiz esse tipo de exame preventivo, mas o caminhão chegou para tornar isso mais fácil. Sei que muitas mulheres sofrem com doenças que podem ser facilmente tratadas se identificadas cedo, então, depois de muita recomendação da agente de saúde, resolvi me cuidar. Com essa estrutura, não tem como deixar para depois, pois nossa saúde é o que temos de mais importante”, contou Antônia Darlene.

A Unidade Móvel inicia sua passagem de três meses por Maracanaú em frente ao Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto Portela – Arena Carlão, na Pajuçara, recebendo mulheres para a realização dos exames e para orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção de câncer de mama e colo do útero e demais temáticas de prevenção em saúde.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas. De acordo com Lara Mendes, gerente do Programa Saúde do Sesc, até julho, a instituição espera atender a população feminina da cidade com 1.500 mamografias e 1.500 exames ginecológicos do colo do útero.

Logo após a assinatura do termo de cooperação entre o Sesc e a Prefeitura de Maracanaú, o prefeito Roberto Pessoa revelou que a Unidade de Saúde realizará, em alinhamento com a secretaria municipal da Saúde, um giro pelo município.

“Estamos iniciando mais uma parceria com a Fecomércio, dessa vez através do Sesc. Esse caminhão, com consultório e com capacidade para a realização de exames, vai melhorar a saúde preventiva da mulher de Maracanaú. Em muitos municípios, a Unidade Móvel fica instalada em um único lugar ao longo de três meses, aqui, com a compreensão e apoio do presidente Luiz Gastão, vamos fazer com que essa estrutura rode por todo o município, levando saúde para quem tem problemas para ir até uma unidade fixa”, salientou o chefe do executivo.

Do posto de saúde para o mamógrafo

Mulheres de 40 a 69 anos que não tenham sintomas podem realizar a mamografia. Elas devem procurar o posto de saúde onde são cadastradas para que sejam encaminhadas aos exames na Unidade móvel do Sesc.

A prevenção do câncer de colo de útero, o Papanicolau, pode ser feito por mulheres jovens e adultas, na faixa etária entre 25 e 64 anos, também com encaminhamento do posto de saúde. Este rastreamento é indicado para mulheres sexualmente ativas.

Os exames realizados na Unidade Sesc Saúde Mulher são analisados pela equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

A iniciativa do Sesc existe em 23 estados e auxilia as mulheres na realização destes exames de alta complexidade. Um estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, revela que, em 2017, o percentual de cobertura mamográfica do Sistema Único de Saúde para mulheres na faixa etária de risco foi a menor dos últimos cinco anos.

Educação em Saúde

Durante a permanência da unidade em Maracanaú, o Sesc, em parceria com a Secretaria de Saúde, municipal e estadual, também promove palestras e atividades educativas sobre a promoção à saúde da mulher, tanto no espaço externo do equipamento como na unidade básica de saúde do município.

LEIA MAIS | Sesc promove atividades físicas gratuitas no Dia do Desafio