(Foto: Cearasc.com / Divulgação)

O acesso do Fortaleza e a permanência do Ceará na elite do Brasileirão em 2019 – esta confirmada na noite desta segunda-feira, 26, com o empate em 0 a 0 entre São Paulo e Sport – colocará os dois principais clubes do futebol cearense juntos pela 1ª vez na Série A no ano que vem.

Essa será a primeira vez que isso acontece desde que o Campeonato passou a ser disputado em sistema de pontos corridos, em 2003.

Até este ano, Ceará e Fortaleza acumulam três participações na principal divisão do País no atual formato da competição. Além de 2018, o Ceará figurou na Série A em 2010 e 2011. Já o Tricolor, que voltará a disputar o Brasileirão após 13 anos, já esteve no grupo de elite em 2003, 2005 e 2006.

MAIORIA NO NORDESTE

Com Ceará e Fortaleza na Série A, o futebol cearense terá o maior número de representantes entre os estados do Nordeste.

Até agora, quatro nordestinos estão garantidos no Brasileirão 2019: Fortaleza, CSA-AL (que subiram da Série B para a Série A), Bahia e Ceará (times que já figuram na Série A e garantiram permanência para o próximo ano).

O Sport ainda luta para manter Pernambuco na Série A. Já a Bahia perdeu o Vitória, que foi rebaixado e caiu para a 2ª Divisão.

Em termos nacionais, o Ceará já figura entre os estados com maior representatividade no Brasileirão 2019, ao lado de São Paulo (com 4 representantes), Rio de Janeiro (3 ou 4), Minas Gerais (2 ou 3), Rio Grande do Sul (2) e Santa Catarina (1 ou 2).

Ao todo, 17 das 20 vagas na Série A já estão definidas. Cinco times lutam para ficar com as últimas três vagas: Sport, Fluminense, Chapecoense, Vasco e América-MG.

Confira os times garantidos na Série A 2019:
– Ceará
– Fortaleza
– CSA-AL
– Bahia-BA
– Avaí
– Goiás
– Palmeiras
– Flamengo
– Internacional
– Grêmio
– São Paulo
– Atlético-MG- Atlético-PR
– Cruzeiro
– Botafogo
– Santos
– Corinthians

Ainda lutam para jogar a Série A em 2019:
– Sport
– Fluminense
– Vasco
– Chapecoense
– América-MG

 

Bruno Balacó / O POVO

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles