Meu Negócio

Como saber se meu produto será bem recebido no mercado?

(Foto: rawpixel/Pixabay)

Testes de conceitos podem lhe ajudar a saber, antecipadamente, a probabilidade de acerto em seu negócio

Na busca para manter seus negócios em alta no meio de um mercado cada vez mais competitivo, o empreendedor sempre vive a expectativa de impulsionar alguma novidade. Para não fazer algo incerto, é preciso fazer um teste de conceito, que se define como experiências que um gestor deve ter com o público antes de lançar algo novo.

Para o mestre em administração e especialista em marketing Bruno Leitão, a importância de fazer esse teste é apurar se vai haver ou não a validação do seu produto e verificar a viabilidade de um projeto. Ele cita uma frase de Steve Jobs: “as pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.”

Bruno cita que o primeiro passo é entender qual o público alvo, suas necessidades e compreender em que mercado se está inserido. A partir daí, começa o desenvolvimento para se realizar o experimento. “Antes, a pesquisa de mercado era algo grande. Hoje, a rede social ajuda bastante, eu posso observar a repercussão das pessoas que me seguem, verificar se gera pedido ou não. E já é possível validar a mercadoria de um modo menos complexo que há tempos atrás”, afirma.

O especialista diz que o risco de lançar algo novo sem saber de sua potencial aprovação no mercado é tentar vender algo que pode não repercutir de maneira positiva. Ele adverte que após saber quem é seu cliente alvo, o que ele está usando e quanto ele costuma pagar, o empreendedor deve lançar o produto e realizar as análises.

“A partir do momento que é descoberto que existe a procura, o gestor passa a investir nesse projeto para obter mais resultado”. Bruno acrescenta que ao efetuar um teste de vendas, a probabilidade de erro ao lançar um produto cai muito, pois saber de antemão se existe demanda irá reduzir a margem de erro e evita futuros prejuízos.

O resultado que o empreendedor terá vai depender do mercado em que se atua. “Há uns que são mais simples e outros mais complexos. Logo, a pesquisa terá tempos distintos para cada um”, relata Bruno. Ele ressalta que é necessária uma breve análise do seu campo de atuação para saber com antecipação o quanto é preciso esperar para obter o retorno da apuração. “Ter pequenos prejuízos numa fase de teste pode ser mais vantajoso do que investir muito em algo que não se sabe se renderá”, finaliza.

Quer aprender mais sobre finanças para tanto para seus negócios quanto para o cotidiano pessoal? Baixe gratuitamente nossos e-books sobre os temas!

GUIA DE FINANÇAS PARA NEGÓCIOS

GUIA DE FINANÇAS PESSOAIS

Recomendado para você