Se você lê os meus textos com frequência, já deve ter percebido que cito Jesus Cristo constantemente, porque ele é e sempre será minha maior fonte de inspiração.
Nesse texto eu vou falar para você o que ele realmente quis dizer em uma das passagens mais bonitas e significativas do evangelho. A passagem na qual ele está agonizando na cruz e grita:
“Pai, perdoa-os! Porque eles não sabem o que fazem”
A primeira coisa a dizer é sobre o PAI. Ele sempre dizia aos apóstolos: “Quem me vê, vê ao Pai. Eu e o pai somos um”.
Esse pai, na realidade, se trata do seu EU MAIOR, sua natureza CRÍSTICA. Sua conexão com a divindade!
Portanto! Ao pronunciar “Pai”, não se trata de um homem externo, de alguém que morreu e está em outro plano. NÃO. Se trata do seu cristo interno!
E o “Perdoa-os! Porque eles não sabem o que fazem”. Quer dizer sobre o OFERECER A OUTRA FACE, Jesus só sabia oferecer a face do amor, enquanto seus algozes só sabiam oferecer a face do ódio e da violência…
Jesus tinha um amor tão grande, tão imenso por toda a humanidade, que não oferecia qualquer tipo de resistência a quem quisesse lhe esbofetear ou mesmo matar!
Ou seja, ele oferecia para todas as faces de agressividade, raiva e ódio, a face do amor mais puro e verdadeiro.
Desta forma, todos aqueles soldados que estavam lá, zombando: “Se és mesmo o filho de Deus! Peça que ele te tire desta cruz”. Estavam dominados pela raiva, pelo ódio, pela inveja…
E ele oferecia o perdão por saber que ele é um bálsamo para o espírito.
Isso foi uma das coisas que levei muitos anos para entender. Pode ter certeza de que esses homens que mataram Jesus tiveram o seu castigo, mas ao contrário do que os fundamentalistas dizem, de que eles foram para o inferno, na realidade, por causa desta frase de Jesus, o sofrimento deles foi reduzido drasticamente.
Receber o perdão de um avatar como Jesus Cristo é algo inimaginável. Vale a pena meditar um pouco sobre isso…
Refletindo sobre a profundidade da dor de Jesus no momento de sua morte na cruz, é possível, talvez, com muito esforço, imaginar o quanto um ser iluminado está em um grau de compreensão da vida e seus mistérios de uma forma muito mais avançada do que nós!
Que você reflita com carinho nestas palavras e lembre-se do mestre Jesus como o maior de todos os exemplos de amor. O mestre do AMOR…
Quandoo Jesus disse eles nao sabem o que fazem, quis dizer que éramos um povo em construção e que a evolução ainda iria demorar.
Porém esta evolução está demorando demais; pois já faz muito tempo que ele nos perdoou na crus e ainda, pouco aprendemos; continuamos à odiar, maltratar, iludir, falar mal, trair, julgar mogoar e até matar o nosso irmão. Penso que precisamos acelerar essa evolução nos entregando ao Amor Maior de corpo e alma para que sejamos dignos de um dia estarmos na casa do Pai Maior.
Entendo sua colocação meu amigo, e me pego à vezes também pensando do mesmo jeito. Mas como costumo dizer em praticamente todos os meus textos é isso. Vamos procurar fazer bem a nossa parte sem expectativas de que as coisas melhorem logo, porque provavelmente não vão. Porém, a gente melhorando, aos pouquinhos vamos percebendo pequenas mudanças no universo próximo e nós e a longo prazo outras mudanças maiores. Sei que essa visão é meio utópica, mas é ela que me motiva a continuar acreditando no bem e na humanidade!
Fé em Deus e muito amor na vida meu amigo! Grande abraço!