Na noite anterior à escrita desse texto eu tive um sonho bem interessante e riquíssimo de simbolismo. Venho compartilhá-lo para ampliar as reflexões com todos vocês que o lerem!

No sonho eu voltava ao passado em alguns anos, para algo em torno de 2010-2011 e relembrava momentos incríveis passados junto com as pessoas queridas da minha família, principalmente os momentos na praia, nos divertindo, tomando banho de mar, vendo o por do sol etc.

Todos nós bem mais jovens que hoje. Eu estava fisicamente como era nesse tempo, mais magro, mais forte, sem cabelos brancos! hehehe. Deu um sentimento bacana de nostalgia. O mais interessante se deu um pouco depois, quando de repente eu me vejo sozinho numa rua bem próxima da praia e nela aparece tipo um túnel e lá no final tinha uma luz bem forte amarelada, na qual dava pra perceber que era uma espécie de portal que me levaria “definitivamente” para o passado no qual estava.

Nessa hora achei maravilhoso o fato de estar há muitos anos mergulhando fundo no autoconhecimento. Estava com uma lucidez imensa dentro do sonho. Foi um chamado sonho lúcido. Eu percebia que estava sonhando e que minha vida não era aquela, mas a que estou vivendo nesse exato momento.

Eu simplesmente olhava para o portal com reverência ao meu passado, mas dizia a mim mesmo: “Quero seguir em frente! Viver minha vida aqui e agora, momento a momento”. E dava as costas para esse túnel…

Então acordei sentindo uma leveza tão grande que abri um sorriso e pouco tempo depois voltei a dormir.

O que interpretei desse sonho primeiro tem relação com a saudade de conviver com as pessoas que eu amo e que por conta do isolamento social e quarentena não está sendo possível. As lembranças que vieram foram as melhores possíveis exatamente porque estamos todos vivendo dias tão estranhos e caóticos que o nosso inconsciente tenta de certa forma compensar isso com grandes alegrias enquanto estamos sonhando!

Mas a principal interpretação é que a vida deve ser vivida intensamente no hoje, no aqui e agora, e não ficar com saudosismo em relação aos bons momentos do passado! Esse momento de crise nos desafia a sermos resilientes, criativos, corajosos, esperançosos etc. E isso é muito mais engrandecedor do que viver apegado ao passado!

Tenho a impressão que nesse tempo de isolamento social há muitas pessoas tendo sonhos semelhantes a esse que tive e talvez ao ler esse breve texto sintam um alento. Saibam que é perfeitamente natural sentir saudades dos melhores momentos vividos com os amigos. Uma prova disso são as milhões de fotos no Instagram trazendo os momentos incríveis com os amigos e com as hashtags #saudade e #bonsmomentos.

Como diria o grande Gilberto Gil: “O melhor lugar do mundo é aqui e agora. Vamos viver um dia de cada vez que é dessa forma que vamos atravessar da melhor forma possível esse tempo difícil de pandemia…

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles