Blog do Leão

Fortaleza 1×0 ABC – Soletre liderança

740 13

Edinho marcou o gol da vitória tricolor contra o time potiguar. Foto: Mateus Dantas

 

Caros tricolores, missão cumprida. A magra, porém eficaz, vitória contra o ABC na tarde deste sábado deu ao Leão a liderança definitiva do grupo A do Nordestão. Fator muito importante que nos dá o privilégio de jogar as quartas de final em partida única contra o Vitória no Castelão.

O tricolor começou a partida valorizando a posse de bola, mas a contusão de Paulo Roberto fez a equipe perder velocidade na saída para o ataque, pois Derley não tem a mesma desenvoltura ofensiva. Tal dificuldade só foi corrigida no intervalo, quando a equipe que voltou para a segunda etapa foi mais contundente, Atacando com mais frequência e objetividade, o gol de Edinho saiu após rebote do goleiro abcdista em uma envolvente jogada de Osvaldo, Marcinho e o próprio Edinho.

Depois disso, com a tranquilidade do placar a favor, os comandados de Rogério não sofreram perigo e dominaram o jogo sem dificuldades.

Foi mais uma vitória com a superioridade técnica aplicada. Mas ficou mais uma vez uma gritante notoriedade dos erros de finalização. Perder gols em uma partida contra um adversário de nível igual ou superior é uma temeridade, quase um suicídio. O alerta a cada dia fica mais vermelho.

Agora voltamos ao estadual. Que venha o Guarasol.

Arrocha, Leão!

 

 

 

 

 

Fortaleza 1×0 ABC

Motivo: Copa do Nordeste (8ª Rodada da fase de grupos)

Data: 30 de março de 2019

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Gol: Edinho, aos 24 min., do 2º T (Fortaleza)

Cartões amarelos: Derley e Dodô (Fortaleza); Adrian, Henrique, Veterano e Xavier (ABC)

Fortaleza: Marcelo Boeck; Araruna (Osvaldo), Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Paulo Roberto (Derley), Gabriel Dias, Edinho, Dodô e Marcinho (Éderson); Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni

ABC: Saulo; Valdemir, Maurício, Henrique e Evandro; Wanderson, Adrian (Peu), Xavier, Sagredo (Wesley) e Wanderson; Veterano (Artur). Técnico: Ranielle Ribeiro

13 Comentários

  • Sérgio Filho disse:

    Outro jogo em que a forma de buscar o gol é através de lampejos individuais de um atacante de lado. Outro jogo em que o meio campo além de não criar nem pensamento, deixa um buraco enorme entre meio e zaga, deixando os já limitados zagueiros bem desprotegidos e expostos. A “sorte” está sendo enfrentar equipes do quilate de Guarany de Sobral, Moto Club, ABC entre outros, que são piores que chute nas canelas, pra não dizer em outro lugar. Quando a Série A começar, e se o nível de futebol praticado permanecer esse, tenho pena de nós.

    Parece que quanto mais o time treina, pior fica. Parece que quanto mais joga, mais o rendimento cai. Esses treinamentos secretos do nosso professor, que até a NASA teria sérias dificuldades em descobrir o que acontece lá dentro, parece mais uma eterna embromação.

    Só acho que se o time entrar na Série A dependendo do Dodô para criar jogadas, os pobres coitados dos atacantes vão morrer esperando lá na frente, pois o cara além de ser morto dentro das calças, ainda se esconde dentro de campo todo santo jogo. Quando junta com a dupla ou trio de volantes “bonzinhos”, Paulo Roberto (que joga olhando pro chão), Derley (o cavalo batizado, que do pescoço pra baixo é canela), e Araruna (apadrinhamento de Rogério Ceni), aí é um verdadeiro salão de festas para os adversários.

    Para completar, o Ceni resolve colocar um outro volante (Gabriel Dias) como lateral, tendo dois laterais de ofício no banco. Ou eu não entendo nada de futebol, ou o Ceni está querendo ver até onde vai a parcimônia da torcida com ele.

    Porém, o mais inacreditável é saber que mesmo com tudo isso, temos, ao meu modo de ver, chances reais de chegarmos à final desta Copa do Nordeste, pois o próximo adversário e os outros dois possíveis e futuros na semi-final, também são ruins e conseguem ser piores que nós.

    Ê um elenco mais qualificado, seríamos campeões Estaduais e do Nordeste com os pés nas costas. Espero que acordem enquanto há tempo.

    Saudações Vermelhas, Azuis e Brancas !!!

  • João Ximenes disse:

    Taí ! foi um dos melhores jogos que vi do LEÃO DE AÇO na temporada, porque o EQUILÍBRIO andou dando o ar da graça.

    TIRANDO: que o BOECK não consegue sair do gol e a nossa defesa(QUINTERO, ROGER) não sobem uma gillete(que primeiro tempo horroroso. Bola levantada na nossa área é um Deus nos acuda); que GABRIEL DIAS e/ou o CENI descobriu(ram), FINALMENTE, a sua posição(que partidaça. Com certeza ele é lateral e não volante) e CARLINHOS andou lampejando razoavelmente; que ARARUNA conseguiu aparecer um pouco mais, mas, PAULO ROBERTO foi o mesmo de sempre – não pega ninguém(saiu machucado); que DERLEY – que entrou no Paulo – corre até se esbaforir, e pra variar levou o seu cartãozinho; que DODÔ não consegue achar o seu espaço em campo nem com reza braba; que MARCINHO continua a mesma coisa(abaixa a cabeça e seja o que Deus quiser); que EDINHO começou arrebentando, levou uma pancada e caiu de produção. Voltou pro segundo tempo aceso de novo e GOOOOOL; que WELLINGTON PAULISTA jogou o jogo(não como centro avante porque a defesa e o goleiro deles era alta demais. Mas pelas várias jogadas de pivô e movimentação nos espaços vazios – um dos melhores em campo; e que desta vez CENI mexeu até bem(menos na hora que deixou só um volante e ainda por cima machucado)… LEÃO JOGOU O JOGO.

    “BUTANDO”: que BOECK salvou um gol contra do Roger; que a defesa melhorou no segundo tempo; que a volância, com o revezamento entre ARARUNA e GABRIEL na volância/lateral foi perfeita até Araruna está em campo; que DERLEY depois que machucou-se, parou de esbaforir-se de correr, plantou-se mais na frente da zaga e acertou tudo; que o DODÔ precisava de uma partida inteira pra tentar encontrar o seu ritmo; que o EDINHO de lampejos e velocidade consegue manter uma regularidade sempre, e GOOOOOL; que WELLINGTON PAULISTA, assim como o Dodô precisava de uma partida inteira(foi muito bem); que OSWALDO entrou pra definir o jogo e conseguiu(fez a jogada do gol e quase faz o seu de cavadinha); que o EDERSON entrou pra segurar mais o jogo, mas, pegou na bola 2, 3 vezes… LEÃO DE AÇO controlou o jogo ao final de tudo.

    Boeck; Gabriel Dias, Quintero, Roger, Carlinhos; Araruna(Oswaldo), Paulo Roberto(Derley), Dodô; Marcinho(Ederson), Wellinton Paulista, Edinho.

    – ARARUNA e GABRIEL, aquela segurança entre eles alternando posição – lateral/volância -, ainda não tinha visto na temporada. QUE MARAVILHA.
    – WELLINGTON aprontando a bola como pivô 3, 4 vezes, FOI DEMAIS. Pena que nenhuma delas foi aproveitada.
    – DERLEY{…}, machucou-se; parou a correria; plantou-se como um primeiro volante e deu sequencia as jogadas com uma naturalidade IMPRESSIONANTE. Não errou uma, e conseguiu fechar em alguns momentos, aquele buraco de sempre. TAVA SOZINHO EM.
    – GABRIEL, definitivamente é LATERAL e não volante. O jogo quase nos 95 minutos e o cara se dando, até, talvez, acima do seu limite. Que cara “raçudo” da porra(voltou pra minha lista de Azona, mas de lateral). MELHOR DO JOGO TODO.

    Abc vendeu caro a vitória do LEÃO DE AÇO porque tem um goleiro e dois zagueiros que mais parecem a muralha da serie Game Of Thrones(juntando os três deve dá mais de 8 metros de altura) e tem um time que com a bola é rápido, sabe rodar o jogo em busca dos espaços e lampeja mais acertando que errando(primeiro tempo erraram umas duas cabeçadas pro gol de bolas paradas com Boeck e a defesa vencida, que poderia ter mudado a história do jogo).

    No entanto, LEÃO DE AÇO jogou o jogo quando aguentou-se, mesmo com suas falhas defensivas(bolas paradas), mas soube CONTROLAR o mesmo(jogo) quando se viu vencendo(gol do Edinho), e isso é POSITIVO. Até o Dodô andou segurando mais a bola no final.
    # DODÔ em ?! precisava de um jogo inteiro…GANHOU. E aquele gol perdido por ele logo no início do segundo tempo foi cruel. Alí, também, poderia ter mudado a história do jogo.

    CENI suou mais que TAMPA DE CHALEIRA. Mexeu legal, apesar de ter acabado deixando um só VOLANTE(contundido em campo – Derley), mas DEU TUDO CERTO porque LEÃO DE AÇO conseguiu controlar o jogo da metade pra frente no segundo tempo.

    1×0; LÍDER; Reclamar de que ?????!!!!!

    Vem aí o Vitória da Bahêa no CASTELÃO.
    Será que vai dá CLÁSSICO Cearense na final do NORDESTÃO 2019 ?!

    Quartas 1: LEÃO DE AÇO X Vitória; Quartas 2: Santa Cruz X Crb; Quartas 3: Eles LÁ(os daqui) X Náutico; Quartas 4: Botafogo-PB X Csa.

    Acho é assim a passagem: QUARTAS 1 PEGA o QUARTAS 2, enquanto que o QUARTA 3 pega o QUARTA 4 em jogo único.

    Sendo assim… é só olhar os confrontos.

    QUE VENHA O VITÓRIA DA BAHÊA e a grande FINAL no Nordestão.

    Antes tem o Guarasol pra garantir outra final.
    Tão lembrado né ?

    ENTÃO AO TRABALHO.
    Se CONSEGUIREM manter parte e/ou total o padrão tático desse jogo, VEJO COMO UM RECOMEÇO E ESPERANÇAS RENOVADAS.
    E se conseguirem juntar esse padrão com melhora na parte TÉCNICA e de POSICIONAMENTO…

  • Chicão disse:

    Quando faremos mais de um gol por jogo?O Dodô se esconde do jogo e quem armava as jogadas era o Derley,se continuarmos assim iremos só passar vergonha na série A!
    As finalizações e os passes errados me irritam profundamente e parece até que esses jogadores não treinam fundamentos básicos do futebol?!
    Não iremos jogar contra Floresta,Guarasol e ABC na primeira divisão e sim Grêmio,Fla,Palmeiras,Cruzeiro,Corinthians e etc.
    Eu até entendo que o RC usa o campeonato cearense como laboratório porém já está passando da hora desse time mostrar serviço!!
    ST!

  • XAVIER disse:

    Calma pessoal! O ABC, time de série C, estava com só com os reservas e mesmo assim foi aquele sufoco para sair um golzinho, novamente com a colaboração do goleiro, tipo o gol chorado contra o Guarasol. Isso mostra a atual pobreza técnica do Fortaleza que utiliza sistema tático ultrapassado, previsível, em que as jogadas de armação do ataque são feitas pelos chutões do goleiro Boeck que vem se destacando como o melhor armador do time. Tanto defende como ataca. Dodô mais uma vez apático, desinteressado, pedindo a Deus que o jogo termine para armar uma rede e deitar-se. Perdeu dois gols, sendo que em um deles demonstrou sua falta de qualidade ao chutar em cima do zagueiro, com o goleiro já batido. Fosse um jogador um pouco mais inteligente teria a calma de olhar, escolher o canto e chutar alto tirando dos zagueiros, aí era só correr para o abraço. Mas não, preferiu fazer o que todo perna-de-pau faz, chutar rasteiro em cima das pernas dos zagueiros. A produção só melhorou com a entrada do Oswaldo que tramou a jogada do gol, num belo cruzamento para Gabriel cabecear e no rebote Edinho botar pra dentro. Oswaldo ainda quase faria o 2º gol, num totozinho que o gigante goleiro do ABC conseguiu pegar. O instinto de craque de Oswaldo percebeu que o goleirão estava um pouco adiantado e tentou acertadamente cobri-lo, mas o totozinho saiu fraco. WP9 demonstrou muita vontade mas está ainda meio desnorteado. No único chute que deu, ele isolou a bola quase do outro lado das arquibancadas. Uma vergonha! O preocupante é que, a menos de 1 mês para começar a série A, a equipe evolui pouco e o treinador ainda não definiu o time base. Ceni fica muito isolado na área técnica e está permanentemente preocupado em reclamar da arbitragem, gesticulando acintosamente e discutindo o tempo todo com o 4º árbitro, em vez de se manter calmo, procurar analisar o rendimento da equipe e trocar mais ideias com o seu auxiliar técnico que talvez tenha muitas sugestões a dar. Também deve acabar com o besteirol de fechar o espaço aéreo do Pici para ninguém, nem mesmo os urubus, ver os treinamentos ultra-secretos que são feitos lá em Maracanaú. Será que é para impedir algum olheiro adversário copiar as “jogadas ensaiadas”? Acho que não, pois no jogo valendo não vemos nenhuma e até os escanteios são pessimamente cobrados, sem o capricho necessário, parecendo mais que os batedores querem é se livrar da malvada bola. A coisa não está boa! ST.

  • Hilton Holanda disse:

    Engracado, acho que vi outro jogo. Para mim, disparada, a pior partida do Leao desde o ano passado. Defesa horrorosa, com Quintero errando todas as saidas de bola, meio campo ridiculo, com Dodo perdido e os dois volantes que nao marcam ninguem e um ataque (???) que nao faz gols, que vive das arrancadas do Edinho (wue nao sabe chutar), da raca do Osvaldo e, pior de tudo, da total inoperancia do centro avante. Como e ruim esse cara. Volta, Junior Santos, pelo amor de Deus!

  • João Ximenes disse:

    “Wellington fez o melhor jogo dele (contra o ABC-RN). Não fez gol, e centroavante todo mundo espera o gol, claro, mas ele fez parede, disputou bastante bolas, deu passes, que é algo que se espera de um camisa 9 de área. Pra mim, foi a melhor atuação dele. Acho que pode melhorar, mas não se entrega no jogo, combate, dá pressão, volta pra marcar no meio de campo, disputa bola, vai ganhando confiança, e isso é importante pra se sentir bem”.

    CENI

    PRONTO ! foi exatamente o que VÍ e escrevi logo acima.

    Agora Ceni exagerou quando diz: “Wellington fez o melhor jogo dele”.
    Pô! foi o primeiro.
    É sabido no futebol que pra “analise de desempenho”, analise técnico/tático de qualquer que seja o jogador ou posição, o mesmo(jogador) precisa de no mínimo uns 3 jogos inteiros dentro do “TIME TITULAR”.
    Pelo que ENTENDÍ até aqui, TAL TIME(titular), nem o CENI sabe ainda.

  • João Ximenes disse:

    LEÃO DE AÇO tem de ficar reclamando da vida não, pois faz anos que os jogos pelo Brasil são apertados(jogos de 3 em 3 dias). Se duvidar, até o Ceni – quando ainda profissional do gol – encarou essa maratona umas 10 vezes.

    # LEÃO DE AÇO ainda foi BENEFICIADO pela sua COMPETÊNCIA na temporada passada por ter sido CAMPEÃO BRASILEIRO que lhe deu o direito de entrar na Copa do Brasil junto com outras equipes que vêem da Libertadores, se não tava era penando com mais jogos(3 ou 4).

    CALENDÁRIO DE DECISÕES: quarta-feira dia 3, Guaraju valendo vaga na final do Campeonato Cearense; depois, sábado dia 7, Vitória-BA, valendo semifinal da Copa do Nordeste.

    – “Agora ou vai à final ou fica fora dela. Ou vai às semifinais ou fica fora. Não tem mais volta, se perder, tá fora. Então agora, todos os jogos que teremos, até o Campeonato Brasileiro, serão pressionados, é decisão. Vamos trabalhar e viver dia por dia, mas com uma visão no mínimo de duas rodadas pra frente, e assim rodar o elenco que a gente tem.”
    CENI

    É isso mesmo: “Agora, vai ou fica” !
    – Contra Guarasol, LEÃO DE AÇO vai por um empate pra ir a final do Cearense, enquanto que contra o Vitória, UMA VITÓRIA leva as SEMIS do NORDESTÃO contra Santa Cruz ou Crb.

    # Clássico nas DUAS ?????!!!!!

    LEÃO precisa passar do Guarasol no Cearense, Vitória, Santa Cruz ou Crb pelo Nordestão, enquanto que Eles LÁ(os daqui) precisam passar pelo Floresta no Cearense, Náutico, Botafogo-PB ou Csa pelo Nordestão.
    Tá difícil ?

    É clássico e final a perder de vista nesse 19(+ 2 na Azona).

    VAMO PRO PAU !!!!!

  • João Ximenes disse:

    E VOU mais além depois dessa do Ceni:

    – “Vitória é um jogo duro. Eles empataram sete jogos e esse resultado leva para os pênaltis. Nós temos uma partida decisiva no meio de semana e eles tem uma semana livre para trabalhar. Vamos estudar bem o nosso adversário e ver nossas possibilidades porque é um confronto dos mais complicados, talvez o mais difícil do que nós poderíamos enfrentar. Tenho que ver como os jogadores estarão. Os que estão com lesão, os que podem retornar{…}se conseguir ter todos os jogadores inteiros, já tenho um esboço de time. A condição física será fundamental para determinar quem terá condições de jogo”.
    CENI

    Bom ! considerando que o professor afirma “já ter um esboço de time” se todos os jogadores estiverem em condição, e como não SOU de ficar em cima do muro, vou mandar aqui e agora um “esboço” e um “time” que ACREDITO ele tem em mente:

    ESBOÇO: Boeck; Araruna, Quintero, Roger, Bruno; Felipe, Paulo Roberto, Gabriel Dias; Oswaldo, Edinho, Júnior Santos.
    # Gabriel Dias e Araruna fizeram um grande revezamento de volância/lateral contra o Abc no último jogo(1×0), com Felipe pra fechar ainda mais o meio campo, é muito parecido com o professor quando mede o adversário pela camisa. E ele mesmo já disse: “Vitória é um jogo duro”.

    TIME: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Roger, Bruno; Felipe, Paulo Roberto, Dodô; Oswaldo, Edinho, Júnior Santos.
    # entram Tinga na lateral e Dodô na meia com o tradicional 4-3-3 que mais repetiu até aqui. Aquele mesmo que mais ficou ESCANCARADO um “buraco” no meio.

    ACHO{…} ele vai com primeiro !

    • João Ximenes disse:

      2 EM TEMPO(s):

      1. Quando DIGO “acho ele vai com primeiro”, me refiro ao jogo contra o Vitória pelo Nordestão.
      2. Segundo jogo contra Guaraju(hoje), em nada impede do Ceni repetir a EQUIPE que jogou e venceu o Abc(1×0), porque aconteceram algumas coisas diferentes que poderiam ser OBSERVADAS se teria repetição.
      # Falo das positivas, pois as falhas também persistiram, principalmente no que diz respeito a bolas na nossa área. COISA HORROROSA.

      Positivas:
      a) revezamento Araruna/Gabriel na volância/lateral;
      b) participação, movimentação nos espaços, recomposição e, principalmente o fazendo pivô do Wellington Paulista(e com gol seria demais).

      # GABRIEL PODE DAR UM BELO LATERAL(aliás FIQUEI com impressão que ele já o é).

      Seria bem INTERESSANTE observar isso, porque teria aí, uma terceira formação dentro do que temos a disposição. Depois, vai-se MISTURANDO aos poucos(1, 2 jogadores, a fora os que ainda VÃO CHEGAR) até encontrar em definitivo o PONTO DO SAL.

      Azona TÁ BEM AÍ(24 dias e contando) !!!!!

  • Barbosa disse:

    Sabemos que o Leão de Aço entrou com seus reservas (considerando o Dodô reserva do Éderson), mas o time penou demais para fazer um golzinho no fraquíssimo Abc.
    O Ceni não treina ataque, não? bota todo mundo pra elaborarem jogadas de ataque e chutar a gol. Inclusive os reservas.
    O Brasileirão tá batendo a porta e temos que receber com garra, determinação e vitórias.
    Sabemos que a defesa é fundamental, mas sem fazer gol não se ganha jogo.
    No meio de campo, falta outro camisa 10, que saiba chutar ou pelo menos tirar do goleiro pra fazer o gol, porque o gol que o Dodô perdeu é coisa de peladeiro no rsacha
    Saudações Tricolores!

  • Giroscleisson disse:

    Porque o Júnior Santos não está jogando? Alguém sabe procurei na internet não achei nada… Ainda acho que ele deveria ser o atacante.
    Será que o Fortaleza está atrás de um meia armador?

  • Antonio de Oliveira Sousa disse:

    Se esse Jefinho jogar a metade do Cariús já tá de bom tamanho. Tomara que não seja outro Romarinho da vida.

  • João Ximenes disse:

    Bem que a gente podia dormir sem essa:

    “esse jogo contra o Guarany é de importância fundamental. Vale vaga na final do campeonato, um dos nossos objetivos no ano, que é chegar na final e buscar o título; garante jogos certamente de boa renda; também dá vaga na Copa do Nordeste de 2020. Na Copa do Brasil, acredito que possamos entrar pelo ranking.”

    PAZ(Marcelo).

    MEU presidente. Pelo amor de Deus !
    – “Na Copa do Brasil, acredito que possamos entrar pelo ranking.”… TREMEI.

    Que Ranking nada. Tem de entrar na Copa do Brasil e Nordestão 2020 como CAMPEÃO estadual meu fííí´:
    Leve esse “palavriado” pro vestiário não por favor !!!!!

    Onde já se viu um negócio desse meu.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.