Blog do Vozão

Ceará 1×1 Fortaleza – Literalmente brigado

1737 47

Felipe Silva marcou o do Vozão (Foto: Stephen Eilert/ Cearasc.com)

Literalmente brigado. Assim foi o clássico-rei. Novamente tivemos uma partida bastante movimentada e equilíbrio, com as equipes se sobrepondo sobre a outra em cada tempo. O primeiro tempo foi do Vozão, o segundo do adversário.

Mas o que chamou mesmo a atenção e deixou o torcedor do Vozão chateado foi a postura adotada pelo time no segundo tempo da partida. Após fazer uma primeira etapa satisfatória, quando poderia ter ido para o vestiário com um placar bem maior do que o 1×0, na segunda etapa o time voltou a campo com uma postura altamente defensiva, com isso o adversário cresceu na partida, empatou e quase vira o marcador.

Pelo que jogou na segunda etapa, o Vozão não mereceu vencer a partida e o empate acabou sendo justo. 

No teste de fogo em que o Vozão foi submetido nos três últimos jogos, o saldo não foi o esperado, dois empates, uma derrota e o aumento da desconfiança por parte de sua torcida.

Se Lisca pode bater nos peitos e dizer que venceu Flamengo no Maracanã e Cruzeiro no Mineirão, ainda não foi dessa vez que ele terá o prazer de bater nos peitos e dizer que venceu um clássico-rei. Se não se acovardar como fez nesta partida, quem sabe na próxima ele tenha esse prazer.

A lamentar a briga entre jogadores ocorrida já próximo do final da partida. Pra quem faz campanhas pedindo paz nos estádios, ficou feio o ocorrido.

Confira os gols da partida.

Confira a ficha técnica da partida AQUI.

47 Comentários

  • VOZAO disse:

    Mesmice sem querer fazer gol vai empatar todo jogoooooooo

  • Alencar disse:

    Criou várias chances e não soube concluir, jogou na quarta-feira com um campo muito enxarcado é cansou no segundo tempo. São atenuantes.

  • oliveira disse:

    Roger nao tem condiçao. Que jogador HORRÍVEL!!! O mateus matias precisa ganhar uma chance e pelo próprio bem do jogador (roger) passa sa hora de ele ir pro banco pra ver se sai da zona de tiro da torcida… mas foi o maior erro de timingnda diretoria nesse ano. Foi a pior contrataçao POR MUITO.

    No mais o q falta nesse time é velocidade. O time é mto lento… mas muito mesmo.

  • Humberto disse:

    Weiber e caros amigos do Blog, mais um massacre tático e técnico. Só no primeiro tempo foram várias chances reais e claras de gol ( Roger duas vezes, Bola na trave do Xavier e uma defesa de pontas de dedo do goleiro deles)… isso fora o golaço do Felipe!!
    Na segunda etapa, é normal o time voltar mais cauteloso e mesmo assim tivemos duas chances claras de gol. Levamos um gol de cabeça e uma outra chance desperdiçada pelo atacante deles…e só!!! Jogo passado o placar moral foi de 6 x 2.. ontem foi mais elástico ainda: 7 x 2.
    O líder invicto do estadual e invicto e , atualmente,o melhor time do nordeste teve uma semana difícil e altamente favorável. Dois massacres técnicos no seu maior rival e um jogo de igual pra igual com o Corinthians, onde o resultado não retrata o jogo!!
    No mais e parabenizar o elenco e principalmente a nossa Diretoria, que nos coloca em um patamar de alta competitividade ainda no início de temporada!!!
    Quarta feira será estádio lotado para o clássico contra o Ferroviário!!! Vamos apoiar..se orgulhar…pra cima deles!!!

  • Carlos Corneta disse:

    Se esse for o goleiro da seria A estamos é lascados… no gol colorido a bola vem lenta ( se arrastando) mas eu já sabia que goleiro anão do bracinho curto, que ainda estava mal colocado, não pega aquela bola. Vou nem falar das atuações de Valdo e Roger.

    Gostei do 1 ° tempo jogou bem. Destaque pro SX.

    Fato que passou despercebido é que no 2° tempo após a pressão deles o Vozão queria buscar o resultado positivo, mas Rogerio cabeça de cebola mandou o Deley arrumar confusão pra parar o jogo, pois o Osvaldo estava bichado e ele sabia que estava em desvantagem, ficou com medo então tramou esse plano.

    Abraços.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Não gostaria de fazer essa afirmação, mas não tem como: Decidamente, estamos sem goleiro e sem centroavante. O goleiro do Ceará raramente sai do gol e quando o faz, traz sérios problemas pro time. Ontem ele saiu perdido, deixando o gol escancarado e o atacante do rival perdeu um gol feito. Houve outro cruzamento que ele ficou olhando a bola cruzar toda a pequena área e não fez nada. Poderia ter favorecido o adversário na jogada seguinte. No gol do rival, feito por um jogador de baixa estatura, falha da nossa defesa, penso que se o goleiro estivesse melhor colocado a bola não teria entrado. O problema é que, se a bola for pro gol corre muito risco de entrar. Lá na frente o Roger não consegue nem dominar a bola. Ontem ele recebeu duas bolas que qualquer atacante teria colocado pelo menos uma pra dentro do gol, mas uma ele jogou pro alto e a outra jogou nas mãos do goleiro. Nós vamos viver de goleadas e de placares morais aqui no blog. Bom, o campeonato brasileiro começa em abril e com esse time aí, nos vamos suar novamente para permanecer na primeira divisão. A não ser que sejam computados os pontos das goleadas originadas do placar moral das rodadas. A diretoria alvinegra deveria sugerir à CBF que fossem computados os gols e os pontos desses resultados feitos aqui no blog. Normalmente o Ceará sempre joga melhor do que os adversários, mas nem sempre ganha. É muito justo reivindicar esses gols e esses pontos. O VAR poderia se responsabilizar por isso. Perguntinha: Onde estão Tiago Alves, Pedro Ken, Willie, Feijão, William Oliveira, Romário, Juninho Quixadá e Mathews Matias? São oito jogadores que sumiram.

    • Bosco disse:

      Tu tá muito por fora do teu time né?
      Tiago Alves estava no banco voltando de contusão. Pedro Ken contundido do ombro, Willie, Feijão, William Oliveira, não foram relacionados, Romário já está treinando e bem fazendo gols, Juninho Quixadá vota semana que vem e Mathews Matias deve jogar contra o Ferroviario. Te atualiza cara.

  • Paulo disse:

    Infelizmente, nosso time não tem inspiração para golear. Sempre a coisa mecânica. Faz um gol e se da por satisfeito.
    Até quando Lisca vai insistir com o Felipe jogado na ponta? E o Roger? Sem condições psicológicas de ser titular. E só mais um pitaco , alguém viu o Ricardinho no jogo?

  • MANOEL disse:

    Time ridículo. Só isso.

  • MILTON disse:

    Caros Alvinegros, Criticam Muito o Richard mas a verdade que Continuamos Precisando de Mais um bom Zagueiro de boa Estatura para fazer dupla com o Luis Otávio que diga o Valdo no Jogo de Ontem deixando o Baixinho do Ederson Cabecear a Vontade valdo sempre foi banco, mais um Volante Pegador que vem Fazendo uma Faltar danada depois da saida do Richardson deixando a nossa defesa vunerável aos contra ataques dos Adversários, Mais um Meia Ricardinho é Banco opção para cadenciar o jogo faltando uns 15 minutos quando estivermos vencendo pois é Lerdo e não da mais Ritimo de Jogo, e Mais dois Atacantes de lados, chega de inventar Baxola e Chico de Ponta , pois não são Jogadores que imponhe Velocidade, será que é Preciso desenhar para o Robão Pirulito que achar que temos um Baita de um Elenco, Robão e Seu Doido não Assistiram o Jogo contra o Corinthians só Pode, pois achar que temos um Baita Elenco para a Serie A é coisa de Piruliteiro JUNTO com um Doido, esse Filme a Torcida do Vozão já Assistiu , depois la vem Eles Trocando Pneu com o Carro Andando e tome Sufoco.

  • Rômulo Linhares disse:

    Esse centroavante Roger é um cone! Testado e reprovado.

  • MANOEL disse:

    Eu Ví Sim o RICARDINHO craque de bola no jogo, único jogador lúcido nesse meio campo que não sabe o que fazer com a bola nos pés. Amigo, acho melhor vc procurar um outro jogador pra censurar, pois Ricardinho tem, ainda, muita bola pra jogar. Agora, jogar ao lado de Juninho, Fabinho e o cidadão lisca ainda joga o Felipe pra ponta esquerda,NÃO DÁ.

  • Clodoaldo disse:

    Se jogarem dez vezes empatam as dez. Dois times bonzinhos que entram no Brasileirão somente pra não cair!

  • Vander disse:

    Já ouviram isso? “Dinheiro na mão é vendaval…” Foi só entrar grana nos cofres do clube (com a venda dos principais jogadores) para começar a fazerem mais bobagens que as de costume a cada ano. Certamente, o Valdo vai ser a bola da vez… Estão mantendo ele no time para valorizar o atleta. O problema é que, a cada venda de atleta, a reposição está abaixo da mediocridade. O dinheiro que entrou foi investido em jogadores que não conseguem render e, portanto, péssimo negócio para o clube.
    Vale lembrar que, se tivesse sido um placar 3 x 0, nesse fraco time do rival, as babás do presidente estariam aqui desfilando suas postagens de elogios, agradecimentos e declarações de amor ao seu ídolo maior.
    Venho dizendo à anos, esse presidente não entende bulhufas de futebol. Agora, ele tem muita sorte. E no jogo, sorte é primordial. Que ele continue com a sorte este ano, pois depender do conhecimento de futebol desse senhor será uma piada de mau gosto.

  • Alencar disse:

    Precisa alguém avisar nossos jogadores das intenções do adversário. É muito provável que o jogador do Fortaleza tentou um amarelo pros dois, mas ficou fora do planejado e saiu dois vermelhos. Se fosse um amarelo pra cada , o Ceará ficaria com um jogador a menos. É preciso ter cuidado com isso. Perdemos um penta pela ausência de Sandro Manoel na finalíssima, pois fora expulso após provocação do jogador Maranhão. A história se repete.

  • CLÁUDIO CEARÁ disse:

    Como sei que a diretoria não vai contratar outro goleiro, o melhor é ir se acostumando com o Richard, que não é um mau goleiro, o problema é que estávamos acostumados com o Éverson (que muita gente aqui vivia criticando) que é um excelente goleiro, aí a comparação é cruel.
    O Roger realmente não nasceu para jogar no Ceará, perde gols fáceis, o problema é que custa caro e por isso o Lisca vai insistir com ele por pressão da diretoria, o Ricardo Bueno é um Roger piorado, pelo menos o Roger ainda participa da armação de uma jogada ou outra, já o Ricardo, nem isso, entra mudo e sai calado.
    O Lisca disse que o Ceará não recuou no segundo tempo, que foi o rival que avançou, ou seja, admitiu que o rival se impôs! Pode isso?
    Se tem uma coisa que eu não entendo é o não aproveitamento dos jovens da base, será que de onde saiu Arthur, Jonatan e Raul não sai mais ninguém?

    Saudações alvinegras!

  • Clodoaldo disse:

    Se o CSC tivesse feito 3 x 0 no 1º tempo o time que usa abadá ao invés de uniforme tinha empatado! Eles se equivalem na mediocridade!

  • bfontenele disse:

    Caros, mais uma do nosso queridíssimo, amantíssimo, agradabilíssimo presidente Alvinegro, em programa local afirmou que o CSC tem um baita time, não contente, aumentou a coisa e proclamou que temos um baita elenco. Certamente, o digníssimo usou o baita em sentido de quantidade, porque, meu “fi”, qualidade passou longe de Porangabuçu.
    Não quero acreditar que aquela covardia do segundo tempo fora orquestrada pelo Lisca, eu sei que 1×0 é goleada, contudo, só quando acaba o jogo e não no intervalo da peleja.
    Lembrando, só temos um jogador bom e veloz pelas pontas, na próxima, do Nordestão, não contaremos com ele, então, será aquele time cheio de armandinhos e o Roger, boi de piranha, lá na frente. Pense, num baita elenco.
    Saudações alvinegras para todos.

    • Bosco disse:

      E tu Bfontenele e o Vitor Nobre disseram que o Ceará tinha um baita goleiro.
      Se voces erram porque o presidente não pode errar?

      • bfontenele disse:

        Boscovski, o problema é que eu errando, ou o Víctor, não gerará nenhuma consequência, agora com o inenarrável, incomensurável presidente alvinegro rasgando dinheiro do clube, aí cidadão, a coisa pesa. Alías, tenho permanecido calado em relação aos jogadores alvinegros, com exceção do Feijão, não fiz festa para Róger e muito menos Richard.

  • ANÔNIMO TORCEDOR ALVINEGRO COM NOME DE MANOEL disse:

    ROGER! ROGER! ROGER! Até quando, meu Deus! É muita bobagem junta. Trazem um centro avante que não “mata” uma bola decente e um goleiro “chama gol”. É triste mas é verdade. Esse ano, com esse time… nem São Lisca vai resolver. O diabo vai ser se vencermos o manjadinho (o que é provável) vão achar que é o melhor time do mundo e aí é que a porca torce o rabo.

  • Marcos disse:

    O time precisa urgente do Edson Carius.

  • carlos disse:

    Gostei do primeiro tempo com exceção do Roger, que perdeu dois gols, o resto foi bem o Thiago carleto achei boa estreia, se o Vozão faz 2 x 0 no primeiro tempo, era vitória certa, só que com esse ataque fazer um gol é muito difícil, imagine 2 é rezar prá que os nossos meias e zagueiros, façam o que os atacantes não fazem.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Se a diretoria acatar a sugestão de propor à CBF que seja aproveitado o placar moral e for aceito, aí nós estaremos tranquilos. Como o Ceará é o melhor time do Brasil, basta ver as goleadas seguidas, é muita injustiça, por exemplo, o placar de 1 X 1 que devereira ter sido de 7 x 2, que o Ceará ganhe só um ponto. É só colocar o VAR para verificar o placar moral do jogo e o Ceará termina sendo campeão invicto do brasileirão. Então, com o Ceará sendo um BAITA time, com a ajuda do VAR é so correr pro abraço.

  • Dragão Alvinegro disse:

    O tempo de experiência e análise do time já passou. Vemos agora que os problemas do ano anterior continuam com um agravante: O time ficou mais vulnerável. Não sei o que está acontecendo com o setor defensivo, mas os adversários estão encontrando muita facilidade em fazer gols no Ceará.Tomar um gol daquele de ontem de um jogador que talvez não tenha 1,70m de altura é um absurdo. Aquela bola que o Richard defendeu espalmando para escanteio, o Everson teria pegado sem qualquer susto. Pode até ser que a comparação seja ruim para o goleiro Richard, mas fazer o que? O Everson está muito acima dele. Talvez não se conseguisse trazer um goleiro igual ao Everson, mas que pelo menos se aproximasse e quem sabe com um custo menor. Por exemplo, o rival não tem nem um Everson, mas tem um bom goleiro. Um goleiro que não sabe sair do gol é um desastre. Contem quantas vezes, nos jogos feitos pelo Richard ele saiu do gol. As poucas vezes que saiu, deixou a defesa entregue aos adversários. Vejam bem, estou julgando o goleiro pelas suas atuações aqui no Ceará. O que ele fez no Paraná não me interessa. Ele tem que fazer aqui. Vamos aguardar. Espero que quando a diretoria decida ir atrás de um bom goleiro ela ainda encontre. Torçamos então pra que o Richard resolva mostrar qualidade.

  • Dragão Alvinegro disse:

    O Roger não nasceu pra jogar em canto nenhum. Pra jogar tem que saber, mas ele não sabe. Ele já havia provado isso aqui há uns 7 a 8 anos atrás, mas resolveram insistir.

  • Menezes disse:

    Valdo, Roger, Fabinho e Ricardinho infelizmente pra titular não dar. Para elenco no decorrer do ano pode até aceitar agora como titular absoluto nem pensar. Os três jogos da semana que passou deixou bem claro as limitações.

    • bfontenele disse:

      Menezes, o Fabinho fez um bom jogo, aparecendo e dando sequência nas jogadas, o que não pode é ele e o Juninho juntos, ou um ou o outro. Inclusive, inverteram a posição, com o Juninho ficando mais e ele saindo pro jogo.

  • Bosco disse:

    Aquele jogador que tentou agredir o Leandro Carvalho já foi suspenso por um ano por agredir um árbitro.

  • Dizem que eu sou um implicante
    Quando critico jogador do Ceará
    Mas juro que tento ser tolerante
    Que alguma coisa boa sempre há
    Procuro relevar qualquer defeito
    Sei que não há ninguém perfeito
    Mas o Roger, realmente não dá.

  • Alberto t disse:

    O presidente falou q temos um excelente plantel, é vdd, temos uns 100 jogadores, é só contar, Amado, Feijão…etc e tal; Anônimo com o nome de Manoel, vc tem razão, o diabo vai ser q o time ganhe o lascado MANJADINHO, aí os babás irão fazer a festa junto com o Robão, mas muito ruim pra formaçäo do time pro brasileirão.

  • Bosco disse:

    Nos últimos 15 minutos, como em todos os jogos contra o Ceará, Rogerio Ceni desiste de jogar e começa o cai cai e a cera. Já é a segunda vez que ele faz isso com medo do Ceará. Bota um jogador fraco, de terceira divisão, que já foi suspenso por um ano por agredir um árbitro, que é mestre em agressão e barraco, para catimbar, parar o desenrolar do jogo, fazer cera e provocar jogadores do Ceará. Treinador fraco.

  • Bosco disse:

    Fortaleza é o time Neymar.
    Em jogos contra o Ceará, chega nos 30 minutos do segundo tempo Rogério Ceni manda começar o cai cai para não ter mais jogo. Agora ele inventou um perna de pau de terceira divisão, Derley, para entrar para provocar os adversários. Medo do Ceará!

  • Vinícius disse:

    A solução pro gol já se encontra no vozão. Diogo Silva quando foi acionado sempre se mostrou seguro no gol. Infelizmente se machucou, tomara que volte logo.

  • Vovozão10 disse:

    Gostei do time do Ceará principalmente no primeiro tempo, mais chances de gol, maior posse de bola, domínio do meio campo. No segundo tempo, depois do campo pesado da quarta, natural uma queda no físico. Acredito que um bom primeiro volante, estilo cão de guarda para proteger os zagueiros e mais um centroavante e um atacante de lado que faça o jogo sujo de descer e marcar o lateral adversário será necessário para o Vozão. No mais o time está no ponto com a entrada do Tiago Alves no lugar do Valdo. No gol estamos bem servido. Temos Quixadá e Wescley para entrar no time. Sem mais para o momento, fico por aqui. AVANCEMOS!!!

  • Alencar disse:

    Milton disse o que penso.

  • CLÁUDIO CEARÁ disse:

    O Lisca falou que o time não recuou no segundo tempo, mas sim o adversário que avançou.
    Tá bom, mas e o que ele fez para evitar o avanço do adversário, nada! Até levar o gol de empate.
    No geral vejo nosso time como um time envelhecido e por isso lento. Esperança de velocidade em Leandro ,Wesclay e Quixadá (o meio tempo) e só, por isso não entendo a ausência dos jovens da base para contrabalançar, cadê o Rick?
    Uma coisa é certa, estamos chegando ao início da série A com um time inferior àquele que escapou no limite, só um cego não vê isso, espero que o presidente retire a viseira a tempo, se não vai ser aquele sufoco de novo.
    Richard e Roger serão sempre comparados a Éverson e Arthur e perdem longe. Comparado ao Richardson não tem nenhum no elenco e aí a nossa defesa fica vulnerável.
    O armador para substituir o Ricardinho não existe, por isso não me animo a criticá-lo, pois mesmo com a idade avançada ainda é o único que pensa no setor, ele e o Felipe, esse só quando tá afim de jogar! E como já falaram aqui, o Lisca escala ele na ponta, aí fica só o Ricardinho nesmo.
    Aguardando contratações!

    Saudações alvinegras!

  • Vander disse:

    Escalem o Richard em qualquer adversário do ceará que ele vai fechar o gol. O problema é que alguns sabichões daqui, viram o jogador pegar muita bola nos jogos entre ceará e paraná. Só esqueceram de observar que os atacandes do ceará, desde o ano passado, pra fazer um gol é um parto. Então, qualquer goleiro vai se sobressair bem. Até um anão fica um gigante debaixo das traves. Eiêê… O Bosco elogiou muito esse Richard. Será que foi indicação sua Bosco?

  • marcos disse:

    Contrata o Carius enquanto um time grande não leve.

  • Humberto disse:

    Aproveitando esse bom momento do nosso time ( líder invicto do estadual, invicto na Copa do Nordeste e na terceira fase na Copa do Brasil), vamos agora comentar os :

    BASTIDORES

    a) Negociações avançadas para a contratação de um atacante de renome nacional. O empresário de Alexandre Pato está em contato diário com o nosso presidente. A proposta já foi feita e uma contraproposta apresentada pelo jogador. Até próxima semana sai a definição.
    b) O atacante Arthur confidenciou para um conselheiro do Ceará que o técnico do Palmeiras, Felipão, solicitou para equipe do Palmeiras de Estratégia Técnica do Adversário ( ETA) as gravações dos jogos do Ceará neste ano. O técnico está utilizando o modelo tático do lisca e adaptar ao time paulista. Por isso o sucesso do time nos campeonatos que disputa( Libertadores e Paulista)

    No mais, é lotar o PV amanhã e incentivar o time a mais uma goleada na temporada!! Pra cima deles!!!

  • Paulo Castro disse:

    Tem muito jogador sem recurso e o que se espanta é que eles continuam, por quais razões não sabemos, no elemento. Valdo não dá gente, zagueiro que sofre de sono constante, sem tempo de bola e fraco nas bolas alçadas, ele mais uma vez vacilou. A diretoria pagou 1,5 milhão por esse goleiro, dinheiro jogado fora pois deveremos contratar um goleiro a altura de nossas necessidades. Ricardinho como encarregado pela transição com aquela lentidão, não vamos a lugar algum. Roger, insistência do Robson, joga sem explosão chega sempre atrasado. Meio de campo que não pega, e uma ruma de jogadores ruins.

  • Chico Pirambú disse:

    Se contratar um Goleiro como o Tiago Cardoso, para fazer sombra ao Richard que ainda deva entrar em forma, é um bom goleiro. e trazer um meia esquerda pensador que saiba jogar naquela posição, como o Daniel Costa o time vai subir de produção.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Não adianta mais pedir contratações. A diretoria do Ceará só faz o que quer e quando quer. Quando quiseram, contrataram vários jogadores, mas agora que a torcida está vendo um time com falhas na defesa, no ataque e no meio, a torcida pode se rasgar, espernear que eles não contratam mais ningúem. Está no DNA da diretoria não atender a torcida. Eles só fazem quando querem ou quando estão desesperados. Ora, o presidente já andou dizendo que o Ceará tem um BAITA time, então pra que contratar? E se o time ganhar o cearense, não pensem que será fácil, ai chamarão o Barcelona para entrega de faixas.

  • Hoilton disse:

    O presidente de um clube de futebol pode errar sim, mas tem que ter mais acertos do que erros para obter sucesso.

    Alguns erros repetidos é que são difíceis de entender. Lembram quando o Ceará recontratatou o treinador Estevam Soares? Pois bem, o Róger já tinha jogado aqui e em 12 partidas só fez gol em uma, sendo, na minha opinião, o maior culpado da nossa queda para a B em 2011, pelos inúmeros gols perdidos e porque era o jogador mais caro do elenco. O erro foi trazê-lo novamente. Está aí o resultado.

    A verdade é que temos um elenco ruim para nos mantermos na A. De todos os atacantes, só o Leandro Carvalho se salva; goleiros, nenhum; zagueiros, só 2 (é pouco); laterais, só um em cada posição; volantes medianos (trazer aquele que não jogou nada nem nos tricoletes foi outro erro repetido, porque já o conhecíamos). Meias, único setor que estamos bem servidos. Como podemos dizer que temos um baita elenco?

  • ANÔNIMO TORCEDOR ALVINEGRO COM NOME DE MANOEL disse:

    Lá vem de novo o “doido” do HUMBERTO com suas asneiras. Alexandre Pato??? Só se for para enganar os “patos”. E o ROBÃO, hem??? Todo mundo aqui criticando o ROGERRUIM e ele achando que o perna de pau é uma maravilha… Desse jeito “tamo” é lascados, galera.

    Ah! Antes que eu me esqueça. No OESTE-SP tem um Goleiraço (esse sim, um BAITA goleiro). Seu nome me parece que é CAVICHIOLLI. Vejam os jogos do Oeste e tirem suas conclusões.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *