Blog do Vozão

Vamos aos números

916 23

O Vozão em números nas primeiras 19 rodadas (Foto: Stephan Eilert/Cearasc.com)

E lá se foi a primeira parte da competição, e como todo mundo sabe, o principal objetivo do Vozão é a permanência para 2020, e se o campeonato terminasse hoje, esse objetivo teria sido alcançado.

Nesse post estaremos fazendo um pequeno resumo do desempenho do Vozão até aqui na Série A, mostrando alguns números que, em nossa visão, poderão ajudar a refletir o que precisa ser melhorado, o que precisa ser mantido e o que não está dando certo para o restante da competição.

Geral

Nos 19 jogos, foram 6 vitórias (a última na 14ª rodada), 2 empates e 9 derrotas.

Foram 21 gols marcados, média de 1,11 gol por jogo, marcando gol em 10 dos 19 jogos, ou seja, em 53% dos jogos;

O time tomou 20 gols, média de 1,05 gol por partida, tomando gol em 15 dos 19 jogos, sendo vazado em 79% dos jogos.

O saldo é de 1 gol positivo.

Foram 22 pontos conquistados, 53% de aproveitamento, atualmente ocupando a 13ª colocação.

Em casa x Fora de casa

Atuando em casa foram 10 partidas (30 pontos disputados), conquistando 17 pontos, tendo um aproveitamento de 56%, com 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.

Marcou 15 gols, média de 1,5 gol por jogo, marcando gol em 6 das 10 partidas, furando a meta adversária em 60% dos jogos;

Tomou 9 gols, média de 0,9 gols por partida, sendo vazado em 6 das 10 partidas, tomando gol em 60% desses jogos;

Em 9 jogos atuando fora (27 pontos disputados), o time só conquistou 5 pontos, obtendo um aproveitamento de 18,5%, com 1 vitória, 2 empates e 6 derrotas.

Marcou apenas 6 gols, média de 0,67 gol por jogo, marcando gol em 4 desses 9 jogos, ou seja, marcou gol em 44% dos jogos;

Tomou 11 gols, média de 1,22 gols por partida, tomando gol em todos os 9 jogos;

Detalhe: Não vence atuando fora de casa desde a 6ª rodada, quando bateu o Avaí, por 2×1, em Santa Catarina.

Sequência boa x Sequência ruim

Por 3 oportunidades na competição o Vozão passou por uma sequencia ruim, ficando sem vencer por no mínimo 3 rodadas seguidas.

Sequência 1: sem vencer 3 jogos

2ª rodada: derrota para o Cruzeiro (0x1) fora de casa

3ª rodada: derrota para o Atlético (1×2) em casa

4ª rodada: derrota para o Goiás (1×2) fora de casa

Sequência 2: sem vencer 4 jogos

7ª rodada derrota para o Santos (0x1) em casa

8ª rodada empate com o Bahia (0x0) em casa

9ª rodada derrota para o Vasco (0x1) fora de casa

10ª rodada empate com o Fluminense (1×1) fora de casa

Sequência 3: sem vencer 5 jogos

15ª rodada derrota para o São Paulo (0x1) fora de casa

16ª rodada derrota para o Flamengo (0x3) em casa

17ª rodada derrota para o Athlético (0x1) fora de casa

18ª rodada empate com o Corinthians (0x1) fora de casa

19ª rodada empate com o Botafogo (0x0) em casa

Detalhe: Reparem que nas duas ultimas sequências a dificuldade para marcar gols já começa a causar um prejuízo maior.

Até aqui, apesar de achar que o rendimento poderia ter sido melhor, podemos considerar o desempenho em termos de pontuação entre regular e bom, mas claramente se vê que para alcançar o objetivo principal sem passar perrengues daqui pra frente, será preciso melhorar o rendimento atuando fora de casa, além de pelo menos manter o desempenho atuando em casa.

O que podemos tirar como lição desses 19 jogos para os próximos 19 que serão disputados? Deixo essa pergunta para vocês, leitores do Blog.

Em tempo, o zagueiro Charles não faz mais parte do elenco do Vozão. Diretoria e jogador, em comum acordo, acertaram a rescisão contratual.

23 Comentários

  • Alex Granada disse:

    22 pontos é um saldo preocupante, porém quando me lembro daquela série A de 2018, onde terminamos com apenas 17 pontos e todos daqui do estado, em especial a Verdes MAres, disseram que já estávamos rebaixados virtualmente, não me preocupo. Se bem que 26 pontos seria o Céu.
    Mas temos bons jogos que poderemos conquistar grandes resultados:
    CSA ;
    GOIÁS;
    AVAÍ;
    BAHIA;
    VASCO;
    FLUMINENSE;
    CHAPECOENSE; e
    FORTALEZA.

    FORTALEZA

  • Humberto disse:

    Weiber e caros amigos do Blog, em resposta ao questionamento do prezado dono do Blog , o que podemos tirar de lição nesses 19 jogos é algo mais subjetivo que objetivo. Acho que faltou mais confiança do time nesse primeiro turno. Em um levantamento feito pelo Departamento de estatísticas, constatou-se que das 19 partidas fomos superiores em 12 jogos, jogo equilibrado em 4 embates e fomos inferiores em 3 partidas. Assim, nossa pontuação era para ser bem superior aos 22 atuais ( entre 34 a 37 pontos).
    Quanto a posse de bola e chances reais de gol, ficamos em quinto lugar. No quesito desarmes, temos o sexto melhor time nesse quesito. Enfim, nosso problema é psicológico. Estamos fazendo um trabalho nessa semana, de forma individual e coletiva..domingo já veremos os reflexos desse trabalho.
    No mais, é parabenizar o elenco, comissão técnica e o trabalho de formiguinha de nossa diretoria. Estamos no caminho certo . A projeção será de 40 a 43 pontos nesse segundo turno, para que possamos alcançar nosso objetivo principal do ano. Pra cima deles!!!

  • Dragão Alvinegro disse:

    Li, hoje, no Jornal O Povo, que a diretoria do Ceará consultou a diretoria do Fortaleza para saber detalhes para saber detalhes da marca própria para os uniformes do Clube. Por que não aproveitam e consultam também sobre planejamento, como fazer contratações, onde encontrar jogadores e como administrar um Clube de Futebol. Já havia dado esse conselho lá atrás e não fizeram, talvez envergonhados de procurar o adversário. Agora que perderam a timidez, por que não passam uma semana por lá e aprendem alguma coisa, por exemplo, onde achar um centroavante, um zagueiro. Quem sabe as coisas não melhoram. Perguntar não faz mal.

  • Alberto t disse:

    Alex Granada, com esses atacantes q temos n ganhamos do fortaleza, digo hoje; jogo contra o CSA, um empate é vitória, eles vem crescendo na competição, até o avaí tá mostrando suas garras; também concordo com quem diz q nossa briga são pelas últimas posições; n vejo problemas fazer um parâmetro com o fortaleza, o ataque deles é melhor q o nosso; n tenho acompanhado muito as séries b, c e d, mas acho q tem muito mais atacantes melhores q os nossos; outra coisa q me chama a atenção, tem certos merdas no time q n faz uma assistência nem a pau prá um compamheiro fazer o gol, pq será, esse treinador n cobra isso não? lembro daquele pereba q foi pro CSA, n passava uma bola se quer prá um outro companheiro, preferia perder a bola ou chutar prá fora mas n servia um outro jogador, igualzinho a ele esse cachaça, quer sair driblando todo mundo até perder a bola e dar contra ataque, Lcachaça, te toca, tu só é bom pro Robão e pro nosso treinador; Osvaldo do fortaleza, anos luz na frente de qualquer atacante do nosso time, e no entanto, serve aos companheiros sem problema alguns, diferente dos nossos perebas atacantes; eu queria saber pq WO n joga nesse time, Chico, Sobral, Cristovam, PK, Bergson, todos tens oportunidades, mas WO não.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Segundo palavras de um dos Diretores do Clube Alvinegro, como ele deixa transparecer, Sr. Humberto: “Estamos no caminho certo. A projeção será de 40 a 43 pontos neste segundo turno, para que possamos atingir nosso objetivo principal do ano. Pra cima deles!!!”

    Gostaria de saber o seguinte:

    1-Estamos no caminho certo. Pra que?
    2-Qual é o objetivo principal do Clube para este ano?
    3- Pra cima deles!!! Deles quem?

    Estou aqui pensando comigo mesmo: 40 a 43 pontos é pontuação para libertadores? Acho difícil. É pontuação para Sul-americana? Será? Não sei. É pontuação para escapar do rebaixamento? Pode ser. Seria bom, então, que o diretor, Sr. Humberto, explicasse para a torcida qual é mesmo o objetivo principal do Clube para este ano. Eu já sei qual é. É o mesmo objetivo de todos os anos: Escapar do rebaixamento. Ocorre que há torcedor que ainda não sabe ou está se enganando, pensando em melhores objetivos. Então, Sr. Humberto, estamos aguardando uma definição sobre se esse é um pensamento seu ou de toda essa diretoria tão atuante. Se o Sr. Humberto não for diretor, é muito bom que a diretoria venha a público e explique de uma vez por todas.

  • Vander disse:

    Eu não aguento essa numerologia. Vai ficar milionário quem encontrar essa resposta de permanência ou não. Previsão de pontuação é uma coisa, saber se o time vai atingir a meta é que são elas. Talvez se os reforços do DM jogarem, o ceara permaneça na série A.

  • VOZAO disse:

    Com mais 3 vitórias seguidas somarmos 31 pontossssssssss

  • Uchôa disse:

    O q falta é ter um treinador e dirigentes que seja vencedores.

  • Rocha disse:

    Acho difícil 3 vitórias seguidas por um time que sem centro avante, nas 19 primeiras rodadas o time saiu vencedor em apenas 6 partidas, claro que no futebol não existe lógica , mas quando olhamos para o plantel vemos que não temos suplentes pelo menos no mesmo nível dos titulares

  • Dragão Alvinegro disse:

    Claro que com vitórias somaremos pontos. Qualquer um sabe disso. O grande problema é que as vitórias têm que acontecer. Fiz aqui um comentário, baseado na matématica que é uma ciência exata, mostrando que se o Ceará continuar com o aproveitamento e o desempenho dos últimos 5 jogos, não chegará aos trinta pontos. Podem espernear, gritar, urrar, mas não há como rebater o que eu disse. Agora, se o time melhorar o seu desempenho, começar a ganhar seus jogos aí poderá chegar até a uma vaga para Libertadores. O problema é: Como melhorar desempenho com o elenco que temos? E o pior, ao invés de contratar, a diretoria está é dispensando jogadores. Por exemplo: temos hoje quatro zagueiros dos quais, um está machucado, outro tem 36 anos, outro, do pouco que jogou, não demonstrou muita qualidade técnica e o outro é o Valdo. Muito pouco para um campeonato tão longo, não acham? O problema é que a diretoria não acha. Pra eles o time tem só que escapar do rebaixamento, mas um dia a casa pode cair. Não temos quem faça gols, mas a diretoria acha que
    temos. Vamos ver o resultado contra o CSA. Todo torcedor é apaixonado, mas não pode ser cego e se deixar enganar. Creio que todos aqui, queremos o bem do Vozão e, portanto, temos que cobrar dos diretores que façam com competência o seu trabalho. No meu caso, estarei sempre cobrando isto ache ruim quem quiser. Sou VOZÃO até a alma. É isso.

  • MILTON disse:

    Caros Alvinegros, Resumindo pelo Desempenho do Primeiro Turno, mais um Ano de Sufoco para escapar do Rebaixamento, e com muita Reza da Torcida, e tome mais um Ano de Pirulito do Robão.

  • Eduardo disse:

    Kkkkkk, nesse caso, incluamos
    também o programa de sócio-torcedor, além do marketing, já que o nosso historicamente é decepcionante, salvo uma ou outra ação muito mais individual e esporádica.

  • Humberto disse:

    Prezado ” Dragão Alvinegro”, inicialmente agradeço aos questionamentos acerca dos caminhos a serem trilhados pelo time e as aspirações da diretoria para restante do campeonato. Isso demonstra uma simbiose entre torcida e Diretoria.
    Talvez o nobre torcedor tenha se perdido na interpretação textual ou eu não tenho sido claro o suficiente. Então vamos lá: atualmente temos 22 pontos e nossa meta( inclusive com premiações já estipuladas) é fazer mais 40 a 43 pontos nesse segundo turno, objetivando terminar o campeonato entre 62 a 65 pontos, que nos levaria a participar de uma Libertadores ( nosso objetivo principal).
    No mais é comunicar a todos deste estimado blog que estamos com as portas da sede abertas para um diálogo transparente e franco com nossos torcedores e, assim, estendo ao ” Dragão Alvinegro” o convite em debatermos sobre o Ceará em nossa sede administrativa. Estamos no caminho certo , meu caro..elenco em dia, time motivado, time competitivo e com objetivos já traçados. Peço calma a todos..temos um grande técnico e que tem a equipe na mão. Replicando o que disse um de nossos jogadores hoje, no final do treino da manhã :” Professor, jogaremos por ti nesse segundo turno e domingo verás o verdadeiro Ceará em campo.”
    Agradeço ao espaço para resposta e coloco-me à disposição para dirimir dúvidas de todos os participantes do blog. Pra cima deles!!!

    Achei legal isso que foi dito pelo Humberto:
    “No mais é comunicar a todos deste estimado blog que estamos com as portas da sede abertas para um diálogo transparente e franco com nossos torcedores…”
    Só faltou ele dizer SEDE de onde…rsrsrs
    WC

  • Bosco disse:

    Esse texto está errado e ninguém corrigiu. Empatamos com o Corinthians por 2×2 mostrando uma enorme facilidade de fazer gols num time grande fora de casa. Corrijam ai. Sem se falar nos gols perdidos nesse jogo.

  • Bosco disse:

    O tal Popp do Figueirense fez dois gols no último jogo levando o Figueirense ao empate com o Brasil de Pelotas depois de está perdendo por 2×0. Não vem. RC disse que não contrata mais ninguém para a temporada 2019.

  • MANOEL disse:

    Dois cidadãos completamente distintos: Dragão que na imensa maioria de seus comentários só faz criticar e o Humberto, esse completamente otimista ao extremo, digo delírio, como água e vinho.

  • OLIVAR disse:

    ESSA DIRETORIA PALERMA NÃO TEM JEITO. OS CARAS NÃO MUDAM NADA, NUNCA. ENTRA ANO, SAI ANO, É A MESMA PRÁTICA. SÓ CONVERSA MOLE, MUITO PAPO E ENGANAÇÃO PRA CIMA DA TORCIDA. O NOSSO ADVERSÁRIO, COM MENOS PODER DE FOGO, ESTÁ NA NOSSA FRENTE NO NÚMERO DE SÓCIOS TORCEDORES E NA MÉDIA DE PÚBLICO. ALÉM DE TER UM MELHOR ATAQUE COMO JÁ FOI DITO. O ROBÃO CHEGOU A DIZER QUE DISPUTA COM O BAHIA A CONDIÇÃO DE MELHOR DO NORDESTE. ORA, FAÇAM-ME CÓCEGAS. VEJAM A ORGANIZAÇÃO, O PLANTEL E A COLOCAÇÃO DO BAHIA.

  • OLIVAR disse:

    OUTRA COISA, PORQUE QUE ESSE SUJEITO NÃO QUER CONTRATAR MAIS? O NOSSO PLANTEL É GRANDE, NUMEROSO E QUALIFICADO? QUE NADA, SÓ TEMOS A CONTA DO CHÁ. O NOSSO TIME SE TIRAR DOIS, TRÊS, POR CARTÃO, CONTUSÃO OU CANSAÇO MESMO, É UM DEUS NOS ACUDA PARA COLOCAR OS ONZE EM CAMPO. O FLAMENGO QUE É UMA SELEÇÃO, AINDA ESTÁ NO MERCADO, ASSIM COMO PALMEIRAS E CORINTHIANS. MAS O BAYERN DO NORDESTE NÃO PRECISA NÃO É MESMO? VAI TE EMBORA E TIRA AS MÃOS DO CEARÁ CABRA CEBOSO.

  • Dragão Alvinegro disse:

    Manoel você sabe o que é uma crítica? O Ceará este ano, só por exemplo, ganhou o que? Já o nosso maior rival, foi campeão da 2ª divisão, campeão cearense e campeão da Copa do Nordeste. Você acha que eu tenho que ficar satisfeito com o desempenho do meu time? Eu, Manoel, não tenho, como você, sangue de barata. Eu quero ver meu time sempre jogando bem e ganhando títulos. Disputar campeonatos para não ser rebaixado não faz parte do meu pensamento. Quanto ao Humberto eu não sei o que é pior. Realmente, por um lapso, não percebi que ele estav falando em ganhar 42 a 43 pontos somente nos 19 jogos restantes. Para isto o Ceará precisa ganhar 14 jogos. Sabe, você fica num beco sem saida. Um diz que eu só faço criticar. Aí vem um outro e diz que o Ceará vai ganhar 14 jogos dos 19 a serem disputados. O Manoel, por exemplo, o que ele faz? Critica? Elogia? Criticar, ó Manoel, é uma forma de mostrar que as coisas não estão sendo feitas corretamente. Ou você acha que estão? As críticas, Manoel, para quem ouve, deveriam servir para correção de erros, posicionamentos. Quem as ouve deveria pensar assim. Ocorre que os diretores não estão nem aí. Fazem o que bem entendem como se fossem donos do Clube. Qual a sua contribuição para ajudar a melhorar o nosso Clube, o nosso time, ó Manoel? Coloque suas grandes ideias aqui no blog. Seja mais um alvinegro a colaborar com o Vozão. Seja participante. Você quer elogiar a diretoria, pois elogie e explique os motivos. Você quer criticar a diretoria, pois critique e exiba suas razões. O pior dos males, Manoel, é a omissão. E quero dizer ainda mais, Manoel, fiquei feliz que você tenha feito a distinção entre mim e o Humberto. Realmente somos bastante diferentes. Sou e sempre fui uma pessoa equilibrada na vida. Bom encerrando a conversa, eu estava disposto a atender o convite do Humberto, mas o Weiber deixou-me numa situação difícil. Onde será o encontro? Em que Séde? Será em Porangabussu ou no CT? É preciso que o Humberto deixe as coisas claras aqui. Vou ficar aguardando a decisão do local do encontro. Viva o VOZAO DO CORAÇÃO DO MEU POVÃO. Espero, com todas as forças, que o Humberto acerte nos seus prognósticos, seria uma maravilha para a torcida alvinegra, mas eu não acredito. Sou uma pessoa muito esperançosa, mas não caio na idiotice dos otimistas.

  • Bosco disse:

    A previsão HOJE são 36 pontos para um clube alcançar o objetivo de permanecer na elite. Se a turma debaixo começar a vencer essa previsão sobe até chegar em 45 pontos.

    Se o Ceará conseguir fazer o mesmo numero de pontos que fez na primeira parte do campeonato terminará com 44 pontos. O suficiente para a permanência tranquila. Acredito que faremos um segundo turno um pouco melhor. Acho que terminaremos com 45 pontos ou um pouco mais. O objetivo que é de permanecer na elite será plenamente alcançado pelo mais querido.

  • ANÔNIMO TORCEDOR ALVINEGRO COM NOME DE MANOEL disse:

    Como bem diz o Dragão Alvinegro, “o problema não é o número de pontos para permanecer e sim conquistar estes pontos”. Nesse pormenor fecho com ele. Ontem essa dificuldade ficou ainda mais provada pela incapacidade dos nossos “atacantes” em colocarem a bola pra dentro. E mais uma derrota perfeitamente evitável vai para a nossa conta.

    E o Felipe Cardoso hem??? Vá ser azarado assim no inferno. Ou é ruindade mesmo???

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *