20140521-csny-x600-1400704982Ícone do folk revelado na efervescência da era Woodstock, o do quarteto Crosby, Stills, Nash & Young ficou conhecido tanto pelas harmonias vocais e como pelas desarmonias entre seus membros. Eles já viveram tantas idas e vindas desde que se juntaram em 1968 que, com esses quatro sobrenomes, já se formaram duplas, trios além de quatro carreiras individuais. No entanto, em 1974, eles estavam vivendo uma idílica relação a quatro enquanto viajavam numa turnê de 30 shows com estádios norte-americanos – com uma única parada na Inglaterra – todos lotados e com grandes elogios da crítica. Uma pequena lembrança dessas apresentações está registrado no box CSNY 1974, recém lançado no exterior e que, se Deus quiser, logo chegará ao Brasil.

O pacotão reúne três CDs, um DVD de imagens raras e um livro de fotos e informações. Há ainda uma versão de luxo vendida no site oficial do grupo que vem numa linda capa de madeira e com LPs. Boa parte dessa turnê material já existia em gravações piratas que brotavam irresponsavelmente na internet. Por se tratar de um momento marcante da carreira de cada um dos artistas, eles todos se envolveram no projeto de masterização, mixagem e tudo mais. Foram quatro anos de trabalho, feitos nas sobras das agendas sempre lotadas. Entre as faixas registradas no lançamento estão Helpless, Suite: Judy Blue Eyes, Change partners e Blackbird.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=EaBJPgKsiDY[/youtube]

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles