Futebol do Povo

Contra um frágil São Paulo, Ceará voltou a ter problemas ofensivos graves

4056 49

Com exceção de uma chance importante de Felipe Azevedo em um contra-ataque aos 42 minutos do segundo tempo, o Ceará voltou a ter muitas dificuldades ofensivas na Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda que tenha enfrentado um São Paulo inofensivo, desprovido de confiança e tecnicamente ruim – vem de eliminações neste ano no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil – o Alvinegro teve problemas para entrar na área adversária, pressionar e trocar passes verticais. Neste contexto, empatou por 0 a 0 e somou seu primeiro ponto na competição diante de 29.186 pagantes no Castelão.

A partida foi péssima, um castigo. O desempenho do Ceará no seu sistema de ataque preocupa. Por enquanto, é inócuo, diferente do aspecto defensivo, bem mais seguro na comparação entre setores. Na derrota contra o Santos por 2 a 0, estreia na Série A, o time não criou nada e foi o único dos 20 times na primeira divisão que não finalizou de dentro da área na primeira rodada. Neste domingo, jogando em casa e com relevante apoio do torcedor, finalizou 12 vezes, mas apenas três tiveram direção ao gol e só uma levou perigo, quando Sidão defendeu chute cruzado de Felipe Azevedo no fim da partida. As demais saíram de tentativas de fora da área em chutes aleatórios sem conexão com um jogo apoiado ou trabalhado.

O técnico Chamusca optou por começar a partida num esquema com três zagueiros – que variava no 3-4-3 e 3-5-2 – mas com poucos treinos a distribuição não funcionou. Arthur mais uma vez ficou isolado. Os laterais e os meio-campistas não se aproximavam e erravam passes demais. Rafael Carioca, Arnaldo, Juninho, Pio e Wescley foram mal. Roberto entrou – e correu muito, como sempre – o esquema mudou, mas a fragilidade ofensiva do Ceará permaneceu.

Além de encontrar um tática de jogo que faça o Ceará ser mais efetivo ofensivamente, Chamusca vai precisar de material humano no meio-campo criativo e no ataque para a missão. As duas primeiras rodadas da Série A deixaram isso bem nítido, se é que não estava claro para alguns.

Recomendado para você

49 Comentários

  • Leonardo Miranda disse:

    Fernando Graziani, não gosto de criticar time alheio, com exceção do meu rival, até pela torcida deles ser absurdamente chata e prepotente. Porém, me desculpe pela sinceridade, mas achei o seu time, o tradicional São Paulo, bem limitado na parte técnica e inseguro. Vi uma equipe lenta na transição do meio para o ataque, alguns jogadores jogando abaixo de qualquer crítica e errando passes que beiravam o inacreditável, e sem forças para agredir o adversário. A impressão que tive foi que se o rival tivesse feito 1×0, seja no primeiro ou último minuto de jogo, o São Paulo não teria forças para esboçar qualquer reação.

    Achei preocupante a atuação do São Paulo, assim como ficou claro que o rival terá que se reforçar muito se quiser permanecer na Série A, visto que lá o buraco é bem mais embaixo.

    PS:. Será que o Carlos Lima irá aparecer aqui para fazer previsões?

  • Elton disse:

    Que jogo ruim!! Deu calo nos olhos!!

  • Gutemberg disse:

    Esse análise do jogo Ceará X São Paulo fosse feito por algum jornalista de outro Estado, que não sabe dos problemas de contusões que tem o Ceará no seu meio de campo, é aceitável, mas gente de daqui com um comentário desse, é querer desmerecer o que temos de melhor.

  • carlos disse:

    Eu acho que o Ceará deveria ter jogado fora de casa com essa formação aí até porque pontuar fora de casa é importante, agora jogar em casa e empatar é dose.

  • Robson disse:

    Parece que os 2 times tem pouco o que comemorar.

    O time que usa o terreno de terceiros deixou de ganhar 2 pontos no jogo de hoje. É verdade que enfrentou um gigante do futebol nacional, mas um gigante debilitado por uma grave crise técnica e administrativa.

    O São Paulo continua em uma crise danada, parecendo cada vez mais empenhado em conhecer a série B.

    Se pra o time que tem sede às margens de um canal pútrido pretende permanecer na série A (devaneio cada vez mais distante), precisa ganhar em casa dos adversários mais tradicionais da competição e hoje desperdiçou uma chance de ouro de fazer isso.

    Confesso que a série B tem sido generosa com os tricolores até aqui, mas a série A também promete bons momentos, rs….

    Não é demais lembrar que fui o primeiro a dizer que, ainda antes do final da série B do ano passado, que a série A de 2018 já tinha seu primeiro rebaixado.

    Saudações Tricolores !

    • Felipe Alencar disse:

      Vale lembrar também que durante o ano passado inteiro você falou que o Ceará não ascenderia à elite do futebol nacional. Percebe-se que sua especialidade não é prever corretamente as coisas.

      Saudações Alvinegras

      • Leandro Goncalves disse:

        Verdade,Felipe…Até hoje a vaquinha não caiu do telhado…kkkkkkkkkk

      • Robson disse:

        E ainda bem que errei.

        Assim, teremos em 2018 a tradicional queda da vaquinha alvinegra do telhado em uma versão ainda melhor: com uma temporada inteira de humilhação.

        Ou seja, a queda continua, só que agora será de um telhado ainda mais alto.

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

        Saudações Tricolores !

  • Neto disse:

    Dois times fortes na marcação. Não vi o São Paulo frágil. As defesas marcaram muito bem os ataques. O Ceará sentiu bastante a ausencia do Ricardinho. SA.

  • DENILTON disse:

    As derrotas para o Floresta, Uniclinic e Sampaio Correa, o empate como o Iguatu e as finais do campeonato cearense deram todos os sinais de deficiência do ataque. Não fossem os gols do Artur…
    O Chamusca jogou hoje para não perder, haja vista que contra o Santos a defesa entregou o ouro, mas um sistema 3-5-2 com o Rafael Carioca de lateral não tem como funcionar. O certo é que Felipe Azevedo e Wescley demonstram muita deficiência técnica, a começar pelo domínio de bola; Pio está muito doido prá mostrar ao Brasil que tem um chute fore, isso o torna ansioso e ineficiente; o mesmo acontece com o Artur (aquele chute que o tirou do jogo mostra isso)… Por incrível que pareça os zagueiros e o Juninho jogaram até direitinho, vamos ver quando pegar um time de série A, pois esse São Paulo está implorando prá cair.

    Lá na frente lamentaremos esses dois pontos perdidos em casa contra um time limitado e cansado. O Ceará tem que parar de temer esses times medíocres, que têm camisa, mas não têm bola. O Flamengo vem aí…

  • FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA disse:

    Queria que fosse relatada a situação do Castelão onde as escadas de acesso das pessoas estão simplesmente fechadas na entrada e na saída. Resultado grande aglomeração de pessoas nas únicas estadas que servirão para a entrada de um grande público. A saída do Estádio é horrível com completa desorganização do trânsito dentro dos estacionamentos. Organização para não dar certo…será que em todo jogo será este sofrimento?

  • CARLOS LIMA disse:

    o Ceará precisa urgentemente de pelo menos umas cinco contratações. ( 2 Centroavantes, 2 meias, e mais um atacante pela esquerda ) .

    não podemos depender apenas do ARTHUR e do ELTON.. temos que ter outros atacantes.. não podemos depender apenas do Ricardinho , para a armação das jogadas.. quando não pode jogar o time sente a ausência..a criação de jogadas desaparece.

    não podemos ter apenas o Roberto como opção no banco para jogar pelas pontas.. tem que trazer pelo menos mais um outro jogador .

  • Fortunato disse:

    Concordo. Esperamos 7 anos e estes dois jogos comprovam q a realidade da série A é outra. Não sei qual será a providência tomada pela diretoria, mas não é animadora. É tanta cautela pra contratar q até então nada acrescentou dos q aqui chegaram, apenas a confirmação de Artur. Torço muito pelo meu Vozão, mas até então, está muito difícil.

  • David Xis disse:

    A diretoria do Ceará comete um grande erro não contratando jogares de nível série A, mas sempre é assim, deixando para contratar no decorrer da competição.

  • Rocha disse:

    Quanto foi a renda ? Que eh o que importa por enquanto. Pontuamos e está de bom tamanho

  • Rocha disse:

    Ceará x São Paulo:
    Público pagante: 29.186
    Não pagante: 1.000
    Total: 30.186
    Renda: R$ 743.600,00

  • Manoel Protásio neto disse:

    Percimo! Sem criatividade: se continuar jogando essa bola não ganha uma, sério candidato a série b. Lamentavel

  • CARLOS LIMA disse:

    só lembrando . o Atletico do Paraná , um dos times mais comentados hoje no Brasil, que eliminou o São Paulo ( 2×1, 2×2) da Copa do Brasil, que acabou agora de empatar (0x0) com o Gremio no OLímpico pela Série A. esse mesmo time em 2 jogos ( 0x0, 1×1) contra o Ceará (com o time TITULAR). só passou de fase (Copa do Brasil ) nos penaltis.

    ou seja, o Ceará mostrou para todo o BRASIL que jogando com o time titular, e jogando o que jogou nos 2 jogos contra o Atletico do Paraná.que tem time para no minimo continuar na Série A em 2019.
    obviamente reforçando o elenco, com mais contratações de jogadores de qualidade ( 5 pelo menos) e dispensas de jogadores que não podem ajudar o time na Série A.

  • FELIPE ABRAHAO CUNHA BEZERRA disse:

    Todo mundo sabe que o Ceará tem um time de série B, jogando uma série A. Você olhar pro banco e ver Elton, Roberto, Coutinho e Luidy é de dar dó! E como pode o Chamusca escalar o Rafael Carioca neste time? O cara não acerta nada… tem vaga nem em time de série B. Lamentável…

  • Francisco Moreira disse:

    Graziani, com esse time o glorioso vai penar, e muito, temos que ter cuidado para não voltarmos pra _B”.

  • CARLOS LIMA disse:

    estivesse hoje o Ceará com a mesma formação que jogou contra o atletico Pr, e jogando o mesmo futebol que jogou contra atletico Pr (Copa do Brasil ) e Liaum ( final do Estadual ). não tenho nenhuma dúvida de que o Ceará venceria o São Paulo hoje na Arena Castelão.

    o time está sem Richardsson, Ricardinho e Raul . o que quebra o entrosamento do time no meio campo. o que indica a necessidade de contratações urgentes para esses setores, assim como para outras posições ( atacantes ) .

  • Chicão disse:

    Que jogo horrivel!!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Demos o azar de iniciar o principal campeonato da temporada com o setor essencial da equipe,sem os seus homens de referência.

    Vamos sofrer até la pela décima rodada. So espero,do fundo da alma,que o prejuízo não seja letal e que nos permita reverter a situação no fim do primeiro turno e restante do segundo.

    Preocupado? Logico que estou. Mas ainda confio em um campeonato com dignidade. Olhando a tabela atual,vamos brigar contra Sport,Chapecoense,Parana,America-MG e Vitoria. Não tiraria o Bahia ou um Botafogo de brigar la por baixo.

    Enfim,contratacoes pra ontem. Sobretudo no meio campo. Hoje foi doloroso ver o Chamusca dando de M1CO Ceni,com 3 zagueiros. Tudo porque o meio-campo está em frangalhos…

  • César Fortaleza disse:

    Se o Ceará continuar perdendo pontos aqui dentro de casa, principalmente para times fracos, será um sério candidato ao rebaixamento.

    Próximo jogo é uma pedreira medonha.O Corinthians tem 100% de aproveitamento.

    Se o Vovô conseguir o empate será bom.Uma vitória eu considero zebra , embora no futebol de vez enquanto, ela aconteça.

    Vamos enfrente Vozão, porque a torcida contrária deseja nosso rebaixamento.

  • OMAN disse:

    O limitadíssimo treinador, sempre muito elogiado por aqui, está completamente perdido. Um treinador que já vinha insistindo em manter no time esse triste e bizarro jogador Pio (que além dos chutões que só funcionam em um jogo a cada dez) e nada mais tem de qualidade e fundamento, resolveu ERRAR PELA SEGUNDA VEZ SEGUIDA, novamente escalando (além do péssimo Pio) , a avenida Rafael Carioca. Mas não foi só: Nesse quase um ano em que está aqui, o “excelente” treinador nunca montou o time no 3x5x2, com Luiz Otávio (minha Nossa Senhora !!!) sendo o responsável pela saída de jogo. Inventou isso de uma hora pra outra, quando poderia ter vindo com o Romário na esquerda (o menos sofrível , mas o Ernandes pode encaixar ali também) e com o simplesmente com o Naldo de volante (que entrou e deu outra qualidade na marcação , roubada de bola e incursão ao ataque vindo de trás , como no passe que deu ao Felipe Azevedo no final do jogo. Comparar esse tipo de jogador (que nem é um craque) com Pio, por exemplo, é comparar água e vinho, pra não ser grosseiro. No entanto o treinador teimoso e cego continuar apostando nos tecnicamente ridículos . Arnaldo (embora sem ritmo ) já mostrou que é muito mais jogador pela lateral direita . Se tivesse jogado desde o começo apoiado pela retaguarda e pelo futebol do Naldo seu rendimento teria sido bem melhor, inclusive. MAS O QUE PREOCUPA MESMO (E JÁ PREOCUPAVA NO CAMPEONATO LOCAL ) é o meio campo na sua parte ofensiva, naquela que tem que criar e encostar no ataque. O CSC tem contratar porque não há jogadores no padrão série A no grupo. O CSC não fez investimento para a série A até agora e quando se esperava que fosse fazer (no término do campeonato) A INÉRCIA DE SEMPRE tomou conta da diretoria, que é muito boa em contabilidade , mas péssima em gestão de futebol. Completamente ignorantes e sem timming. O CSC não precisa contratar defensores nem jogadores de meio campo (que façam a primeira composição , a de saída pro jogo) , MAS TEM QUE RESOLVER PRA ONTEM A CONTRATAÇAO DE DOIS MEIAS CRIATIVOS E DOIS ATACANTES DE VELOCIDADE. Mas é de duas sobras fuleiras que estejam por aí. São dois jogadores com qualidade pra chegar e entrar, que mesmo que exija algum potencial de investimento. Do contrário a série B estará mais perto do que se pode imaginar

  • OMAN disse:

    COMPLEMENTO : É bom essa DIRETORIA AMADORA acordar !!!!!! Tem fazer pontos pra escapar do rebaixamento antes das últimas cinco rodadas porque AS ÚLTIMAS SERÃO EXATAMENTE ESTAS CINCO PRIMEIRAS . Ou o CSC acha que escaparia da B dependendo de resultados contra Corinthians, Flamengo e São Paulo fora? Jogando esse futebol covarde e horroroso , tem que cuidar disso logo.
    Um em tempo: Felipe Azevedo é uma nota a parte: como mata contra-ataque e perde gol. Melhor não ter esse tipo de jogador em campo também. Tem que tomar um choque de série A

  • Kamui-ce disse:

    Tanto tempo esperando o Ceará jogar uma Serie A novamente… e temos que aturar um horroroso Rafael Carioca(nível serie C), um Pio demonstrando toda sua limitação, Wescley como sempre pecando nos fundamentos básicos… desde o começo do ano o time não tem laterais, nenhum armador criativo. deixar pra contratar em cima da hora é dor de cabeça na certa. nunca imaginei que Ceará utilizaria esses jogadores citados como titulares numa Serie A, tô muito espantado com isso, mas acredito na organização tática do time, ainda mais com as voltas de jogadores importantes: Richardson(pulmão e segurança do time), Ricardinho(cérebro), Rafael Pereira(melhor que o Valdo) e o lateral Romário(ao menos não peca nos fundamentos).

    É um misto de decepção com a postura e peças do time, mas confiante que da pra ajustar e ficar ao menos a frente de 4 times nesse Brasileiro.

  • Chico Caucaia disse:

    2 atacante 2 meia que joga avançado, é o mínimo, Robson cadê você, ah Brasil

  • Chico Caucaia disse:

    Bando é titular, Romario também

  • Rogério disse:

    A torcida contrária torce FEC . Assisti ao jogo de ontem pra ver como se comportaria em casa, o “grande alvinegro” e sinceramente,deu sono. Dois times bem parecidos,só que o SPFC tem bala na agulha, já o daqui. Outra coisa, procura-se um jovem jogador que chamam de “rei”. Alguém viu nesses dois jogos?
    Saudações Tricolores !

  • VICTOR HUGO disse:

    3-5-2??? O que eu vi foi um 3-4-3 e bem definido.

  • otoniel disse:

    Bom dia! O Ceara sc esta na fase de transiçao da serie b pra a.E preciso um pouco mais de paciencia.Acredito que la para a quinta rodada o time vai estar mais ajustado.Gostei da postura do sistema defensivo.

  • matozão disse:

    Vai ser assim empata em casa e perde fora

  • Robson disse:

    Muita gente criticando o suposto “Rei Artur” por ter sumido nas primeiras rodadas do brasileirão, mas há que se ter as coisas em suas proporções.

    Primeiro, que o tal jogador nunca foi o craque que tentaram inventar. Um jogador no máximo mediano, que se destacou fazendo gols em zagas medíocres do futebol local. Isso foi o bastante para parte da imprensa o elevar ao patamar de “craque”, versão ingenuamente compartilhada por grande parte da torcida alvinegra . Artur é só a bola da vez de uma lista que já teve Romário Fofão, Robinho e Caio César. Todos jogadores medianos ou medíocres que surgiram, foram elevados ao patamar de craque e sumiram subitamente.

    Amanhã certamente teremos outro jovem valor se destacando em um dos times cearenses, que será elevado ao posto de craque absoluto na velocidade da luz em programas esportivos locais e efusivamente comemorado pelos torcedores que tem como principal estratégia argumentativa o uso de hashtags.

    Isso é carência de ídolos das torcidas cearenses.

    Saudações Tricolores !

  • Jairo Brasil disse:

    Que o Ceará precisa melhorar todos sabem, porém com apenas dois jogos já estão nesta gritaria toda. O Ceará ainda vai perder vários jogos, pois está jogando contra os melhores do Brasil. Eu ficarei feliz se no final ficar entre os 16. Mas, para mim torcedor alvinegro há mais de 50 anos, e já disse isso aqui, por enquanto o Ceará ainda é um time de série B, assim como o f3c é time de série C. Os números não mentem jamais. Então se cair (tomara que não), não vou mudar em nada minha vida. Os torcedores do f3c devem rezar pra permanecer na B, pois o lugar deles é na C. Como disse, os números não mentem. Só que o Ceará está caminhando e se estruturando já faz um tempo, para ficar no mesmo nível do Bahia, do Sport, do Curitiba, e de outros times que fazem parte dos 20 melhores do Brasil. E vai se firmar, eu creio. Se não for nesse ano, mas em breve.

  • Valterlan Jr. disse:

    A hora de acumular gordura é agora, onde os clubes ainda estão se ajustando, se tá ruim agora no início o que dirá da metade do campeonato para o final?

    Com o pior elenco da série A além de ter o menor poder financeiro, as chances de permanecer na série A a cada rodada que passa só diminuem.

  • carlos disse:

    Eu na minha opinião o Vozão tem que ter planejamento, que não houve se o Vozão tivesse ido ao mercado financeiro e tomasse empréstimo para contratar jogadores de qualidade agora estaria colhendo frutos.

  • Deval Paixão Alvinegra disse:

    Não sei se o São Paulo é fraco tecnicamente, contudo, eu acredito que mais de 50% de seus jogadores, a maioria dos clubes sul americanos querem, e até europeus.

  • Leonardo Miranda disse:

    Jairo Brasil kkkkkkkkkkkkkk

    É impressionante ver o clubismo de cada um por aqui. Sinceramente, chego a sentir nojo.

  • Daniel Rodrigues disse:

    Vou dizer, se fosse o Fortaleza, como em anos passados, a estréia do time na Série A, dentro de casa, seriam mais de 40 mil pagantes. Imagino depois que apanhar bastante, quantos serão os abnegados?
    Não sou de agourar, mas tá ruim o negócio pelas bandas descoloridas do canal.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Francisco disse:

    Tá certo vc Robson… tanto trabalho pra ganhar uns milhões, pra jogar fora com contratação? Obs..tbm quero fatiar

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =