(Foto: AFP)

 

Alguns dizem que máquinas vão dominar o mundo. Se isto vai ocorrer, não sabemos. Mas no bairro de Beaubourg, no centro de Paris, a cozinha de uma pizzaria local já é dominada por uma máquina. O estabelecimento, parte de uma franquia de pizzarias francesa, usa os serviços de um robô pizzaiolo, que fica encarregado de receber pedidos, preparar a pizza – em cinco minutos -, cortar fatias e colocar as pizzas em suas devidas embalagens. 

Segundo relatou um dos inventadores da máquina e fundador da startup Pazzi, Sébastien Roversom, em entrevista à agência France Presse, foram precisos oito anos de pesquisa e desenvolvimento para criar esta tecnologia do robô pizzaiolo, que tem total autonomia. A máquina, no entanto, não foi a primeira que Roversom pôs em funcionamento – a mesma franquia já recebeu um robô pizzaiolo na capital francesa, em novembro de 2019. 

Além da automatização da produção, a ideia é oferecer uma visão da máquina trabalhando. Por isso, as cozinhas, em vez de paredes, possuem vidros transparentes, o que permite aos clientes assistir ao preparo da massa pelo pizzaiolo eletrônico.