(Foto: Reprodução/Youtube)

O advogado Henrique Werner foi protagonista de uma cena que comoveu a web na última sexta, 21. Ele foi responsável pelo resgate de um tubarão que estava encalhado em uma praia de Laguna, no Sul catarinense, após avistar o animal enquanto caminhava na praia pela manhã com dois amigos.

Em entrevista ao portal O Tempo, Henrique disse que o animal era um tubarão-mako, uma espécie relativamente arisca que vive em águas com temperaturas acima de 16°. O tubarão em questão tinha aproximadamente 1,7 metros, mas a espécie pode chegar até 3,5m e é considerada uma das mais rápidas e com uma das mordidas mais fortes.

“A princípio, parecia ser um troco, mas quando fomos chegando mais próximos, vimos que se tratava de um animal. Era um tubarão e ele ainda se mexia. Instintivamente, eu decidi ajudar o bicho sem medir muito as consequências. Então, fui entrando na água e o puxando para dentro. E vimos que ele logo se recuperou. O animal estava um pouco cansado, mas com vida”, relatou o advogado.

Após devolver o bicho ao seu meio, os rapazes continuaram no local até ter certeza que o tubarão não voltasse a encalhar e também entraram em contato com a Polícia Ambiental de Laguna para informar o caso.

Confira o momento:

 

O que fazer ao encontrar um animal marinho encalhado?

Embora a atitudade de Werner e seus amigos tenha emocionado muitas pessoas, a conduta do trio pode não ter sido a mais recomendada no caso. É que quando estes animais encalham, geralmente, o problema pode estar relacionado a uma patologia anterior que exige tratamento, e não apenas a devolução ao mar.

Os animais adaptados a viver no meio aquático, quando estão em ambientes secos, sofrem principalmente com o calor. Nestes caso, o recomendado é cobrir o animal com algum tipo de sombreamento, pano úmido ou guarda-sol.

Em seguida, é importante entrar em contato com as instituições que podem realizar o procedimento correto para a situação daquele animal e verificar seu estado de saúde.