Foto: reprodução/facebook

Foto: reprodução/facebook

Em novo livro, Felicidade Incurável, Fabrício Carpinejar expõe pontos de vista sobre os idealismos das relações

Fabrício Carpinejar é tão exótico quanto antiquado. Fala sobre amor e as respectivas variantes textos que são replicados em vários suportes. Em novo livro de crônicas, que se junta aos 43 títulos já publicados, o autor tenta desmistificar um sentimento controverso: a felicidade incurável. São 115 abordagens diferentes sobre as relações, o amor e como ser feliz em par.

Natural do Rio Grande do Sul, ele ficou famoso com apresentação de programas de televisão locais e com os escritos publicados em blogs. A projeção nacional, entretanto, veio com a participação fixa no programa global Encontro com Fátima Bernades. Em qualquer um dos meios, entretanto, Carpinejar mantém o padrão pelo qual ficou conhecido na internet. Brinca e expõe as próprias relações, na tentativa de ajudar os relacionamentos alheios.

Em Felicidade Incurável temos uma seleção de textos, acima de tudo, engraçados. O autor tem o talento de transformar qualquer drama em brincadeira. Um rompimento, uma briga, uma desavença cotidiana. As crônicas são curtas – boa parte delas não chega a terceira página. Talvez seja o formato mais adequado para quem costuma beber do universo virtual.

Algumas colocações beiram o clichê: “A solidão é meu caráter, a minha infância passada a limpo”; “Somos marcadores de textos dos defeitos e virtudes do outro”; “Cem páginas rendem um livro lindo e triste de poesia, porém jamais serão páginas suficientes para fazer um novo romance”. São frases que nos fazem refletir sobre os caminhos percorridos pelas relações. Mas, de certa forma, caem em uma generalização que nem sempre é saudável. Em relacionamentos humanos nem sempre é possível criar um caminho, uma formulação, uma trajetória certa.

Mas Carpinejar é um frasista. E explora a literatura ágil acima de tudo. Com a editora atual, a Bertrand Brasil, já assinou contrato para a publicação de mais 11 títulos. Em Felicidade Incurável, ele não tem medo de expor suas próprias conexões emocionais – com as quatro mulheres com quem foi casado, com os dois filhos, com os pais. Talvez por isso consiga atingir um público tão grande e tão engajado.

Serviço
Felicidade Incurável
Fabrício Carpinejar
272 páginas
Preço: R$ 29,90
Editora: Bertrand Brasil

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles